Boa tarde! Minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer, nível cognitivo grau 1. Teve alteração na mem

1 respostas
Boa tarde!
Minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer, nível cognitivo grau 1. Teve alteração na memória desde 2 avcs em 2019 e tb incontinência urinária ao acordar. Sua memória e confusão mental teve uma piora após a internação de meu pai por Demência. Ela continua disposta, animada, cuida de suas plantas, faz crochê e tricô, mantém a ordem da casa, toma banho, se alimenta bem, parece que dorme bem. Ela tem 85 anos, será que vale a pena começar o uso do Cogliv? Não seria melhor fazer o possível para ela ter uma vida tranquila e de mais qualidade (alimentação, exercicios, terapias cognitivas) pelo tempo que ela tem nesse estágio? Agradeço!
Para uma paciente de 85 anos com suspeita de doença de Alzheimer, as orientações iniciais focam em obter um diagnóstico preciso e em fornecer suporte tanto para a paciente quanto para sua rede de cuidadores. A primeira medida é procurar um neurologista ou geriatra para uma avaliação detalhada. Não podemos esquecer que o acidente vascular cerebral em gera é um gatilho para o início dos quadros demenciais. A confirmação da doença de Alzheimer geralmente envolve testes de memória e cognição, exames de imagem cerebral e avaliação do histórico médico para descartar outras causas de demência, como deficiência de vitaminas, desequilíbrios hormonais, infecções ou efeitos de medicamentos. Embora não haja cura para o Alzheimer, existem medicamentos que podem ajudar a aliviar sintomas e a desacelerar a progressão em alguns casos. Esses medicamentos incluem inibidores da colinesterase e memantina, que o médico pode recomendar conforme o estágio da doença. Atividades que estimulam o cérebro, como leitura, jogos de memória, música e interação social, podem ser benéficas para ajudar a manter habilidades cognitivas e engajamento. A orientação médica é essencial, e o apoio contínuo da família fará uma grande diferença na qualidade de vida dela.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Elisabete Zyrianoff

Elisabete Zyrianoff

Geriatra, Médico clínico geral

Santo André - Pb

Yuho Matsumoto

Yuho Matsumoto

Geriatra

Brasília

Ana Paula Maciel Moreira Blaskowski

Ana Paula Maciel Moreira Blaskowski

Geriatra, Generalista

Curitiba

Alzira Leite Gomes

Alzira Leite Gomes

Geriatra

São Paulo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Demência vascular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.