Boa tarde, minha mãe descobriu aos 77 anos que possui esclerose tuberosa, gostaria de saber qual a e

2 respostas
Boa tarde, minha mãe descobriu aos 77 anos que possui esclerose tuberosa, gostaria de saber qual a especialidade medica devo procurar para investigar se eu e meus filhos possuimos e fazer o acompanhamento correto.
Obrigada.
A Esclerose Tuberosa possui caráter também genético, sendo seu diagnóstico determinado pela presença de alguns achados clínicos, tido como maiores e menores. Os critérios diagnósticos têm como pilares os achados genéticos, por meio da identificação de mutação que inativa os genes supressores tumores TSC1 e TSC2, associados ou não a achados clínicos citados. Sendo assim, pensando em uma investigação para pessoas relacionadas ao paciente, o teste genético pode nos elucidar algumas informações. A coleta do teste é feita em consultório, em menos de 5 minutos, sendo necessário apenas 1 hora de jejum. O resultado geralmente é liberado com menos de 30 dias úteis.

A Esclerose Tuberosa é causada por uma malformação no Sistema Nervoso Central, estando comumente relacionada à Epilepsia de difícil controle, As especialidades médicas que lidam frequentemente com essa patologia são a Neurologia e a Neurocirurgia, pois em alguns casos há necessidade de abordagem cirúrgica para retirar uma parte do tumor que causa a Epilepsia de difícil controle. Há também uma alteração na pele chamada adenoma sebáceo, acompanhada pelo dermatologista e retardo mental. Há a possibilidade de surgimento de tumores em outros órgãos, como os rins, no entanto o Sistema Nervoso Central é o mais acometido. Estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e te ajudar no que for preciso.
Atenciosamente, Dr. Fernando Vinícius Alves CRM/SE 5510