Boa tarde minha filha tem 7 anos e não si alimenta bem não come nada de frutas nem legumes e está se

6 respostas
Boa tarde minha filha tem 7 anos e não se alimenta bem, não come nada de frutas nem legumes e está sempre abaixo do peso, a pediatra indicou nutrinfan mais não vejo nenhum resultado, ela é muito magra e as vezes si sente indisposta, acho que fraca por não si alimentar. Alguma dica?
Dra. Tainah Scavone
Nutricionista
São Paulo
Seria interessante que ela passasse com nutricionista materno infantil e psicólogo para acompanharem a mesma.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Isabella Costa dos Santos
Nutricionista
Guarabira
Boa tarde . Tudinho bem? É necessário avaliar com um nutricionista materno infantil, já que sua filha está abaixo do peso. Tem que avaliar a possível causa dela não comer frutas e verduras, não gosta da forma que é ofertada? São todas as frutas? Passou por algum trauma quando mais nova?
Essa fraqueza dela pode ser a deficiência de algum nutriente, é necessário fazer exames para avaliar como está.
Espero ter ajudado.
Bjs.
 Isabel Cristina Schumacher
Nutricionista
Porto Alegre
Trabalho em um hospital infantil e quando identifico que uma criança está abaixo na curva de crescimento, indico algum suplemento hipercalórico, hiperprotéico.
A fraqueza é devido ao baixo peso, além disso, não é incomum que crianças inapetentes apresentem anemia. Neste caso, a anemia também causa esse sintoma.
O pediatra já prescreveu sulfato ferroso ou outro medicamento para suplementar o ferro?
Sobre ao baixo consumo de alimentos, um nutricionista irá prescrever suplementos e indicar formas que a criança pode consumir, bem como sugestões para melhor aceitação dos alimentos.
 Júlia Pitsch
Nutricionista
Florianópolis
Olá! Recomendo fazer acompanhamento nutricional com profissional especializado em nutrição materno infantil e comportamento alimentar. A infância é uma fase muito importante na formação dos hábitos alimentares, e a participação dos pais e pessoas próximas nesse processo é bastante valiosa. A abordagem comportamental auxilia com técnicas e estratégias para promover uma boa relação com a comida, também exemplifica o que é de reponsabilidade dos pais e das crianças no âmbito da alimentação. Identificando os motivos que levam a criança a recusar frutas e legumes, é possível conduzir uma aproximação desses alimentos de forma mais respeitosa e eficaz. Possíveis causas: forma de preparo e apresentação, sabor, textura, discussões e chantagens envolvendo a alimentação, traumas, grande oferta de alimentos considerados mais palatáveis (geralmente industrializados, com alto teor de açúcar, gordura, sal e aditivos alimentares). Além disso, é importante realizar exames e avaliar a necessidade de suplementação nutricional (principalmente de vitaminas e minerais) para não comprometer a saúde e desenvolvimento da criança. Orientações quanto às preparações oferecidas também são importantes, pois é possível oferecer opções nutritivas e com maior densidade energética (para evitar maior perda de peso) e que a criança consiga comer com prazer e sem desconforto.
Olá.
É importante tentar ofertar as frutas e legumes de maneiras mais lúdicas, com brincadeiras, dando premiações ou até mesmo misturando com outros alimentos que ela mais gosta. Essa indisposição dela muito provavelmente é por carência de algumas vitaminas, por ela não se alimentar adequadamente.
É necessário ela passar a ser acompanhada por uma nutricionista, com especialidade em materno/infantil, fazer exames adequados e suplementar de acordo com as suas necessidades após os exames.
Dra. Tatiana Kapustin
Nutricionista
Jundiaí
O nutrinfan repõe os micronutrientes (vitaminas e minerais). No caso da sua filha, talvez precise repor também os macronutrientes (carboidrato, proteína, lipídeos). Seria importante fazer uma avaliação com uma nutricionista especializada em dificuldades alimentar na infância. Assim ela pode verificar o consumo alimentar, dos exames de sangue, fazer a avaliação antropométrica e propor um cardápio mais adequado e fazer uma terapia alimentar, visando a expansão do repertório alimentar dela.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.