Boa tarde meu resultado deu mama direita categoria 1 (Bi-rads)a esquerda categoria 0(Bu-rads)estou p

1 respostas
Boa tarde meu resultado deu mama direita categoria 1 (Bi-rads)a esquerda categoria 0(Bu-rads)estou preocupada
Bom dia!

O termo BIRADS é uma sigla que vem da frase em inglês: Breast Imaging Reporting and Data System! Esse palavrão todo significa dizer que é um sistema de padronização dos laudos em imagem da mama! E por que ele foi criado? O bi-rads tem como objetivo padronizar os laudos de exames de mama, tanto mamografia como ultrassonografia. Essa padronização tem o propósito de fazer com que todos os profissionais falem a mesma linguagem, usem os mesmos termos para que haja consenso entre as diferentes especialidades médicas no tocante às condutas e seguimento de cada paciente! O BI-RADS tem esse objetivo: o de padronizar e uniformizar a descrição e os achados em exames da mama, trazendo assim uma classificação comum para que todos falem e utilizem uma mesma terminologia, tanto na descrição dos achados de mamografia como de ultrassonografia!
Portanto, quanto à descrição do seu resultado:

BIRADS 0: significa avaliação incompleta. Nesta categoria estão os achados que precisam de avaliação adicional, seja através de nova incidência de mamografia seja através de complementação com ultrassom. Nestes casos, talvez possa ser necessária a realização de uma nova mamografia (em outras incidências) ou talvez realizar uma ultrassonografia complementar da mama esquerda a ser definida pelo seu médico. É muito frequente que pacientes jovens e/ou que possuem mamas muito densas (o que é uma condição normal), apresentem Categoria 0 de Bi-rads devido a baixa penetração da radiação da mamografia e necessite complementar o exame para que possa ser avaliada de forma adequada.

BIRADS 1: significa que as mamas são normais, ou seja, achados negativos. Esta categoria indica que a mulher tem mamas sem alterações e neste caso deve seguir sua rotina de acompanhamento normal com o médico.

Portanto, a categoria 0 de BIRADS não é motivo de preocupação nesse momento. Basta procurar por atendimento médico com o resultado do seu exame para que o médico defina qual será o melhor método para complementar o estudo e avaliação para sua mama esquerda.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas e tenha tranquilizado seus anseios.

À disposição e ótima semana!