Boa tarde. Meu pai, um idoso de 72 anos começou tratamento para depressão e está há 12 dias tomando

2 respostas
Boa tarde. Meu pai, um idoso de 72 anos começou tratamento para depressão e está há 12 dias tomando 5 gotas de Exodus à noite e Somalium três vezes ao dia, somando 4,5mg. Porém ele está há dias sem dormir e amanhece diariamente com crises de ansiedade fortíssimas (se joga no chão, perturbado, não fala coisa com coisa). Isso é normal?
Bom dia!
Sugiro reavaliação com seu médico.
O uso do Bromazepam em idosos neste tipo de esquema pode causar confusão mental.
Por ser a prescrição do Bromazepam em receita retida, logo você não fica com a prescrição, bem provável que haja alguma discrepância no jeito de tomar a medicação que geralmente é a noite, também ainda não deu tempo do Exodus fazer o efeito.
Reafirmo a necessidade de conversar com seu médico para orientar sobre isto.
É complicado para nós, dar mais orientações sobre o quadro já que não avaliamos o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em idosos a tolerância aos medicamentos costuma ser menor, por isso devem ser iniciados em doses baixas e ir aumentando gradativamente à medida que for havendo adaptação e até ser obtido o efeito terapêutico desejado, que parece ser a estratégia que foi adotada pelo médico dele. Pelo que entendi ele está tomando 1/2 cp de Somalium (Bromazepam) de 3 mg 3 x dia, que é uma dose relativamente baixa. A dose de escitalopram de 5 gotas (equivalente a 5 mg) também é relativamente baixa. Não está claro no seu relato se esses sintomas já vinham ocorrendo antes do uso dos medicamentos ou não. Em um paciente dessa idade que apresenta um quadro de depressão pela primeira vez é aconselhável que seja feita uma avaliação clínica e neurológica para avaliar a existência de outros problemas que possam estar causando ou que estejam associados à depressão. A avaliação neurológica, inclusive com a realização de uma tomografia ou ressonância eletromagnética de crânio, é essencial para detectar possíveis alterações degenerativas cerebrais. Não raramente os quadros de demência, como no caso da Doença de Alzheimer, podem se apresentar inicialmente mascarados por um quadro de depressão. Converse com o médico dele a esse respeito para a orientação adequada para o caso dele em particular.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Somalium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.