Boa tarde, Meu marido faz controle de ferritina com hematologista. Estou preocupada porque este ú

1 respostas
Boa tarde,

Meu marido faz controle de ferritina com hematologista. Estou preocupada porque este último exame dele deu mais alto que o ultimo ( 907,2 ng/ml - ferritina sérica pelo método quimioluminescência).
É sinal que nem a dieta dele está dando certo... O que pode ser essa alta desse ferro?
Estou preocupada! Está muito longe o retorno dele e eu gostaria de saber o que pode provocar isso?
Dra. Carla Macriani
Nutrólogo, Hematologista, Especialista em clínica médica
Ribeirão Preto
A ferritina nem sempre se relaciona a aumento do depósito de ferro no organismo.
Muitas, e na verdade, na maior parte das vezes está relacionada a um processo inflamatório crônico causado, dentre outras comorbidades pela Síndrome Metabólica (aumento da circunferência abdominal/ gordura visceral, hipertensão, dislipidemia, resistência insulínica ou diabetes). Dessa forma, se ele está tendo uma piora desses parâmetros pode haver aumento da ferritina como uma resposta à inflamação crônica.
Nesse sentido, o que fará reduzir a ferritina é seguir uma dieta pobre em gorduras, manter atividade física regular e manter em níveis adequados de pressão arterial, colesterol e glicemia buscando manter o peso dentro do ideal para o sexo e a idade.
Agora, se o aumento da ferritina está relacionada com aumento de ferro sérico e principalmente do Índice de Saturação da Transferrina, aí sim devemos nos preocupar com excesso de ferro acumulado e pesquisar se há mutação do gene HFE buscando diagnosticar uma possível Hemocromatose primária.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Melina Salvi Dias Athayde

Melina Salvi Dias Athayde

Médico clínico geral, Hematologista

Poços de Caldas

Vanessa Nunes

Vanessa Nunes

Especialista em clínica médica, Intensivista

Alegrete

Núbia Pereira

Núbia Pereira

Nutricionista

Fortaleza

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Gabriela Calanca

Gabriela Calanca

Médico clínico geral

São Paulo

Mariana Fontes

Mariana Fontes

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 577 perguntas sobre Anemia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.