Boa tarde, meu filho tem sete anos e há uma semana passei no neuro e devido algumas informações ele

2 respostas
Boa tarde, meu filho tem sete anos e há uma semana passei no neuro e devido algumas informações ele já deu o diagnóstico de autismo” vai fazer alguns exames para confirmação no papel. Mas a dúvida é a seguinte tem possibilidade dele demonstrar todo aspecto autista em casa e na escola não? Ele é muito tranquilo na escola e qndo chega em casa me fala dos desafios q o incomodou
Olá! Compreendo que receber um diagnóstico de autismo para o seu filho pode ser uma experiência desafiadora e muitas vezes confusa. É importante lembrar que o autismo é um distúrbio complexo que afeta indivíduos de maneiras diferentes e pode ser expressado de várias formas.

Sobre sua dúvida, sim, é possível que seu filho demonstre algumas características mais evidentes do autismo em um ambiente e em outro não. Crianças com autismo podem apresentar sintomas diferentes em diferentes contextos sociais e em momentos distintos do dia. Eles podem ser muito calados ou introvertidos em ambientes com muita estimulação sensorial ou social, como em uma sala de aula, mas se sentir mais confortáveis e seguros em casa, onde estão familiarizados com as pessoas e o ambiente.

Por isso, é fundamental que o diagnóstico de autismo seja feito por um profissional qualificado, como um neuropediatra, e que o tratamento e o acompanhamento do seu filho sejam personalizados e levem em conta as suas particularidades e necessidades.

A confirmação do diagnóstico de autismo pode exigir exames e avaliações adicionais, mas saiba que, uma vez confirmado, é possível que seu filho receba intervenções e terapias específicas para ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais, emocionais e comunicativas, melhorando assim sua qualidade de vida e bem-estar.

Por fim, lembre-se de que o amor, o apoio e a compreensão dos pais e familiares são essenciais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças com autismo. Continue acompanhando o seu filho de perto e buscando informações e orientações junto a profissionais de saúde e organizações especializadas na área.

Complementando a resposta do Dr. Gustavo, há maneiras de confirmar o diagnóstico desde a primeira consulta utilizando critérios do DSM-V e alguns testes como ADOS que podemos fazer no consultório médico. Quanto mais precoce a suspeita, a confirmação e o início das intervenções, melhor para a criança e para o prognóstico. Importante também o trabalho da equipe interdisciplinar que pode definir o perfil para orientar as melhores intervenções baseadas em evidências para cada criança em particular. Alguns casos de TEA com sintomas menos evidentes na infância e no pré escolar e em casos com sintomas sugestivos de TDAH, Apraxia de fala e outras condições que afetam o neurodesenvolvimento, pode haver necessidade de avaliação da criança em outros ambientes para definir o diagnóstico e auxílio de testes realizados por neuropsicólogos.