Boa tarde Meu filho fez uma tomografia e apresentou a encefalomalacia, isso atrapalha na fala e na

2 respostas
Boa tarde
Meu filho fez uma tomografia e apresentou a encefalomalacia, isso atrapalha na fala e na coordenação motora? Ele já tem 7 anos e não fala quase nada, mesmo fazendo acompanhamento com fono.
A encefalomalacia significa que houve uma area de sofrimento, pode ter sido no parto, intrautero. o importante é a estimulaçao da crianca com tratamento multidisplinar com fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia . converse co seu medico assistente. quanto mais cedo essa estimulação melhor para a criançao devido a neuroplasticidade cerebral de uma forma bem simples é a capacidade da crianca em fazer novas conexões e aprender.

Olá, compreendo que essa notícia pode ser preocupante para você. A encefalomalacia é uma lesão no tecido cerebral que pode ser causada por diversos fatores, como falta de oxigenação, trauma ou infecção. Dependendo do local da lesão, pode afetar funções como fala e coordenação motora. É importante conversar com o médico que acompanha o seu filho para entender melhor a extensão da lesão e quais são as opções de tratamento e intervenções terapêuticas que podem ajudá-lo a desenvolver essas habilidades. A terapia fonoaudiológica pode ser muito importante nesse processo, mas outras intervenções, como a terapia ocupacional, também podem ser úteis. É fundamental ter paciência e persistência nesse processo, pois cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Recomendo que continue acompanhando com os profissionais de saúde responsáveis pelo caso e, se necessário, buscar uma segunda opinião. Em nossa plataforma, temos diversos neuropediatras altamente qualificados que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas e orientar o tratamento do seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800