Boa tarde me chamo Rosicleia ,e ando sentido muita ansiedade creio eu que e ansiedade, todos os dias

39 respostas
Boa tarde me chamo Rosicleia ,e ando sentido muita ansiedade creio eu que e ansiedade, todos os dias eu sinto ,muito falta de ar,dor no peito, fadiga ,angustia .tristeza , boca seca, vontade excessiva de fazer xixi,calafrios constantes uma tristeza tão
grande que me doi o corpo , tenho chorado o tempo todo ,tenho ficado irrita muito irrita ,isso tem me atrapalhano muito no serviço pq ando muito sem ação ,chego atrasada pq nao ando dormindo com
insonia , e uma tristeza tão grande que so tenho vontade de chorar e ficar deitada , o psicologo ou psiquiatra podem me ajudar?
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Claro que sim! O psicólogo poderá ouvir, descobrir traumas, dores emocionais e causas de tanto sofrimento. E caso haja necessidade a encaminhará para um psiquiatra para ser medicada ( se houver necessidade). Procure ajuda. Não é nada bom viver assim!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Vanessa Marques Martins
Psicólogo
Goiânia
Boa tarde.
Sim.
O psicólogo irá te auxiliar a administrar as emoções e a controlar sua ansiedade.
A intervenção do psiquiatra junto com a psicoterapia lhe dará resultados mais rápidos.
 Anderson Martins
Psicólogo
Rio de Janeiro
Oi, Rosicleia. Sim, um psicólogo e um psiquiatra te ajudariam muito. Não tem como ficar sentindo todo esse mal estar e não conseguir funcionar no trabalho (aos poucos vão limitando toda a nossa vida). O que você narra são sintomas de ansiedade com depressão. Muita das vezes a ansiedade gera depressão e vice e versa.
Essas duas áreas poderão te ajudar. Apenas dê o primeiro passo. Você vai melhorar, querida.
 Pedro Felipe Marques Santos
Psicólogo
Brasília
Olá! O trabalho conjunto entre psicólogo e psiquiatra pode te ajudar. Seria interessante procurar esses profissionais para planejar um tratamento adequado, pois imagino que essa situação deve ser angustiante para você. Boa sorte!
Boa tarde! A avaliação de um psiquiatra pode te ajudar com indicação adequada de medicamentos que certamente vai ajudar a amenizar os sintomas. Juntamente é recomendado o acompanhamento psicológico, pois auxilia o paciente a se dar conta dos gatilhos que influenciam diretamente nos sintomas da ansiedade/depressão. A técnica da respiração diafragmática é bem eficaz para controle da ansiedade, mas pode e deve ser associada a outras estratégias, tal como: ESTRATÉGIA A.C.A.L.M.E.-S.E. (Bernard Rangé).
Boa noite !! Sugiro que busque ajuda psicológica para compreender o gatilhos que disparam a ansiedade/depressão. o psicólogo especialista na abordagem cognitiva comportamental TCC te ajudara e se preciso lhe indicará a um psiquiatra para ajuda medicamentosa. Abcs
 Karine Souza
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia!
Sim, o psiquiatra lhe ajudará reduzindo seus sintomas através de medicação, por outro lado o psicólogo irá trabalhar os possíveis gatilhos que desencadeiam os sentimentos que lhe fazem mal.

Abraços.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! com certeza irão te ajudar. Marque uma avaliação com um profissional da psicologia e se for o caso, ele te encaminhará para um psiquiatra. As vezes as dores podem ser só na alma, não necessitando de nenhum tipo de drogas. Coragem, busque por ajuda
Olá Rosicleia, a Psicologia pode te ajudar muito nestes sintomas. Técnicas modernas de base cerebral tem um efeito bem rápido. Vamos conversar? Espero poder ajudá-la.
Olá Rosicleia, procurar ajuda de um psicólogo é o ideal para tratar a ansiedade, muitas vezes quem tem uma mente agitada não faz ideia do que é ter calma. Sigo a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental que é uma das referencias na área da psicologia sobre Ansiedade e Depressão, estou a disposição caso queira marcar uma consulta. abraço.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Bom dia Rosicleia. Primeiro quando os sintomas aparecem são sinais de que alguma coisa está errada e precisa ser investigada. Alguns sintomas que você trouxe de fato são sintomas de ansiedade, mas tem outros que também podem ser sinais de depressão. Por isso seria interessante vocês buscar a ajuda de um especialista o quanto antes para tratar esses sintomas e descobrir as possíveis causas. Abçs!
Olá Rosicleia!
No primeiro momento um psicólogo, pois ao iniciar a terapia muitas questões vão sendo tratadas e procurar a causas das questões que estão gerando todos os seus sintomas. E também é importante fazer uma consulta com um clinico geral para ver a questão hormonal. Inicialmente um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá Rosicleia, sabemos nos últimos meses temos passado por momentos de incertezas e medo que gera angústia e que consequentemente se apresentam conformw os sinais e sintomas que você descreve, dando um evidências da necessidade de manter em dia o cuidado com a saúde mental. O importante para um bom andamento desse cuidado é sim um acompanhamento por um profissional de psicologia, onde será avaliado o tempo que os sintomas iniciaram e o motivo que desencadeou tal sofrimento.
Olá Rosicleia!
O psicólogo é um profissional especializado nesse caso e poderá te auxiliar muito. Pelo que você relata, parece ser um quadro de ansiedade, mas só na consulta com o psicólogo é que poderá ser realizado o diagnóstico. E caso ele avalie que seja necessário fazer uso de medicamento, será necessário passar pela avaliação de um psiquiatra.
Olá!!
Antes que tudo saia do controle,de vez. Procure um psicoterapeuta para ajudá-la a entender e controlar suas emoções. Provavelmente, o psicoterapeuta indicará um médico psiquiatra de sua confiança, para trabalharem juntos na obtenção de um resultado satisfatório.
 Julia Pereira
Psicólogo
Campinas
O trabalho dos dois profissionais andam juntos, pois ao reduzir os sintomas, as vezes com medicação, a terapia torna-se cada vez mais eficaz. Importante não interromper o tratamento para evitar recaídas. A psicoterapia é fundamental para o processo e reduz consideravelmente o tempo de uso da medicação! Também é importante investir em uma atividade física e em hobbies que te façam bem. Fazer planos, traças metas e objetivos pessoais podem te ajudar bastante também. Reveja sua rotina, sua rede de apoio pessoal e busque incorporar atividades mais gratificantes. Terei prazer em te ajudar.!! Vai dar tudo Certo, você não precisa passar por isso sozinho (a). Forte Abraço!!!
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Manifesto primeiramente a minha solidariedade em relação a esse momento de sua vida. Nesse sentido, recomendo que você busque por suporte de um profissional de psicologia, pois pelo relato a situação vivida por você vem trazendo um sofrimento significativo ao seu cotidiano. Certamente esse profissional terá condições de te ajudar a criar estratégias para lidar com a questão. Aliado a isso, ressalto que muito possivelmente uma intervenção mais efetiva se dará pela via do cuidado multidisciplinar em saúde mental. Nesse sentido, pode ser que haja a necessidade de intervenção também de um psiquiatra. É muito comum que sejam feitos encaminhamentos a outros profissionais de saúde toda vez que observamos que as demandas apresentadas pelo paciente excedem o limite de nossa atuação ou que seriam melhor acolhidas no caso de um acompanhamento em caráter multidisciplinar. Mas, o psicólogo responsável por seu acompanhamento terá condições de avaliar essa necessidade ou não. Não deixe de buscar por ajuda! Um abraço!
Olá! Certamente o trabalho dos dois profissionais será muito útil no tratamento da sua queixa. Não adie essa busca por suporte. Você irá se beneficiar do tratamento. Ele te ajudará a restabelecer sua rotina e ter mais qualidade de vida. Espero que você fique bem logo. Cuide-se!
Dra. Jacqueline Oliveira Lima
Psicólogo
Brasília
Olá, a resposta pra sua pergunta é qual você quer ir? Os dois podem te ajudar. Os trabalho dos dois em conjunto é melhor ainda, principalmente se seus sintomas tiverem grave, o que se encaixa de acordo com seu relato.
O Psiquiatra trata mais os sintomas, bem provável que com a medicação você irá se sentir bem melhor.
Com a psicoterapia você irá aprender a causa de seus sintomas, vai aprender a resolver seus problemas, seja eles ansiedade, depressão.
A diferença é que com a psicoterapia você também vai se sentir bem melhor, mas se algum dia você voltar a se sentir um mal estar você saberá o que fazer.
O que eu gostaria de te dizer é que há esperança, você pode se sentir melhor, você já fez algo importante por estar disposta a buscar tratamento.
Obrigada por compartilhar sua história conosco. Estou a disposição.
Abraços !
 Fabrícia Vieira
Psicólogo
Uberlândia
Olá! Os sintomas que você descreveu são sintomas de ansiedade e depressão. Porém, para fazer um diagnóstico adequado é necessário uma avaliação. Tanto o psicólogo como o psiquiatra podem ajudá-la. O ideal é fazer um tratamento combinado, psicoterapia e medicação.
Olá Rosicleia, ambos os profissionais (psicólogo e psiquiatra) podem ajudar você, pois são esses dois profissionais da saúde que cuidam das questões que envolvem emoções, sentimentos e comportamentos. Ao procurar um deles, provavelmente você poderá ser encaminhada ao outro, isso porque, um tratamento conciliando psicoterapia e medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas que você descreve. A depressão causa muita angústia nos pacientes então não deixe de procurar ajuda você pode retomar sua qualidade de vida com o tratamento adequado. Atualmente a psicoterapia pode ser feita inclusive on-line. Eu fico a disposição para retirar dúvidas e casa tenha interesse em conhecer como funciona um tratamento psicoterápico.Cuide-se!
Olá!
É muito importante o acompanhamento psicológico em quadros de depressão e ansiedade, já que na terapia você pode desenvolver ferramentas para lidar melhor com as situações.
No que precisar fico a disposição para retirar dúvidas e casa tenha interesse em conhecer como funciona a psicoterapia.
Cuide-se!
Boa tarde! Faça um acompanhamento certinho com psicólogo e psiquiatra. Vc está num nível de muito sofrimento, cuide disso o quanto antes. Abraço
 Aline Braga
Psicólogo
Rio de Janeiro
O psicólogo poderá lhe ajudar sim! É importante que você procure um profissional para lhe ajudar nos pensamentos que geram esse sentimento de tristeza e desânimo, chegando a um melhor tratamento para melhora desses sentimentos. O quanto antes você puder procurar, melhor.
Um abraço.
Olá, Rocicleia,
Sem dúvida a psiquiatria e a psicologia vão ser fundamentais na sua jornada. Sou psicóloga e me encontro a disposição, você pode agendar uma consulta comigo no meu perfil.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sim, os dois podem te ajudar. Para um tratamento mais assertivo a combinação dos é fundamental. Um abraço!
 Carine Capra Ramos
Psicólogo
Porto Alegre
Boa tarde, Rosicleia! Sinto muito que você esteja passando por esse momento difícil, buscar ajuda profissional é um grande passo em direção ao seu cuidado! Um profissional da psicologia é indicado para você, junto ao atendimento psicológico poderá avaliar a necessidade de te encaminhar ou não para um psiquiatra. Você trouxe vários elementos que estão te atrapalhando, o que já demonstra que você está em um ótimo momento para iniciar um processo de terapia. A tendência é que com a terapia você possa ampliar a percepção sobre o que te faz sofrer e criar e potencializar recursos para lidar com o que está te prejudicando. Estou à disposição! Grande abraço
Olá, Rosicleia, boa tarde! Espero que estejas bem...

Esses sintomas são bastantes característicos de ansiedade mesmo, porém, é importante que você busque fazer exames médicos, para que seja descartada qualquer alteração fisiológica. Caso nada seja constatado, procure ajuda de um profissional da Psicologia, para que, através das psicoterapias, as causas desses sintomas sejam investigadas, e todas as suas questões emocionais, seus sentimentos, os contextos de sua vida e a maneira como lida com elas, sejam trabalhadas. As psicoterapias ajudam a amenizar ou reduzir os sintomas da ansiedade, te ajudando a lidar com as suas emoções.
Caso haja necessidade, você poderá buscar um psiquiatra também, que poderá ajudar com medicações que regulam os níveis de neurotransmissores responsáveis pela ativação de sintomas ansiosos.

Espero ter ajudado, estou à disposição!
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Com certeza o psicólogo e o psiquiatra irão te ajudar, procure quem você se sinta bem, tudo de bom.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro

OII! A psicoterapia pode te ajudar a lidar com a ansiedade, a entender o que a desencadeia. O psicólogo irá avaliar a necessidade de um trabalho em conjunto com o psiquiatra. A ansiedade pode interferir nas atividades do dia a dia, pois vem acompanhada de várias sensações desagradáveis, como aperto no peito, irritação, coração acelerado, sudorese, entre outras. Com o tratamento adequado, essas sensações vão diminuindo, e melhorando a qualidade de vida.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, os dois podem te ajudar. O tratamento combinado é a melhor opção. Abraço.
Sim, ambos serão ideais para o tratamento. A psicoterapia irá ajudar a reorganizar seus sentimentos e a superar os sintomas, e a psiquiatria irá atuar com farmacologia, que irão mitigar os efeitos da ansiedade e facilitar a estabilização de humor. Então juntos farão o tratamento completo, para que seja possível a melhora.
Oi Rosiclea.
Buscar terapia para a ansiedade/depressão pode ser um passo importante em direção à recuperação e ao bem-estar emocional. Se você está enfrentando sintomas de depressão e ansiedade, não hesite em procurar ajuda de um profissional qualificado. A TCC e um tratamento com psiquiatra irão te ajudar!
Oi, Rosicleia, fico tocada com o que você está passando, de verdade. Parece que o peso de tantas emoções está drenando sua energia, não é? Primeiro, quero te dizer que você não está sozinha nessa – muitas pessoas já passaram ou passam por algo parecido. Mas sabe o que é interessante?! Às vezes, nossa mente cria esquemas (como padrões emocionais) que foram úteis em algum momento, mas hoje nos fazem sentir exatamente assim: exaustas, tristes, ansiosas.

Seu corpo está pedindo socorro – e ele sabe o que está fazendo. Essa dor no peito, o choro constante, a fadiga… são formas que seu corpo encontrou para dizer que algo aí dentro precisa de atenção, de um olhar mais gentil e de cuidado. Por isso, sim, o psiquiatra e o psicólogo são aliados poderosos. O psiquiatra pode ajudar a aliviar os sintomas, mas o psicólogo vai te ajudar a descobrir a raiz disso tudo, a entender os gatilhos que vêm disparando essas reações.

Na Terapia do Esquema, a gente trabalha exatamente isso: ressignificar esses padrões emocionais que te deixam sem energia. E você sabe o que é mais legal? Isso pode te trazer de volta o controle sobre sua vida, suas emoções e até seu sono. Com tempo e cuidado, você vai perceber que não precisa carregar esse peso sozinho. Tem solução, e você já deu o primeiro passo para buscar ajuda. Vamos caminhar juntos? Não desista de você.
Oi, Rosicleia! Lamento muito saber que você está passando por essa situação tão difícil, mas fico feliz por você estar buscando ajuda. O que você está descrevendo é, de fato, muito intenso e pode ser causado por transtornos de ansiedade e até depressão, já que muitos desses sintomas se sobrepõem. É importante você saber que tudo o que está sentindo é válido e, sim, profissionais de saúde mental como o psicólogo e o psiquiatra podem, de fato, te ajudar a superar esse momento.

Sintomas Comuns em Ansiedade e Depressão
Os sintomas que você mencionou (falta de ar, dor no peito, fadiga, angústia, tristeza profunda, irritabilidade, insônia e choro constante) são comuns tanto em transtornos de ansiedade quanto em depressão. Muitas vezes, essas condições podem coexistir, e você pode ter ansiedade e depressão ao mesmo tempo, o que é conhecido como transtorno comórbido.

Aqui estão algumas explicações sobre esses sintomas:

Falta de ar e dor no peito: Esses sintomas são típicos de ansiedade e podem ser uma resposta do corpo ao estresse. A sensação de falta de ar, conhecida como dispneia ou "respiração curta", é uma reação comum do corpo ao se sentir em alerta constante.

Fadiga e insônia: A fadiga pode ser física e mental. Ela é comum em momentos de muito estresse, como os causados pela ansiedade, e também é frequente em casos de depressão. A insônia pode ocorrer tanto por hiperatividade mental (pensamentos acelerados) quanto pela falta de energia e vontade de dormir em períodos depressivos.

Angústia, tristeza e choro constante: Esses sentimentos são centrais em quadros depressivos. O choro constante é uma maneira do corpo e da mente expressarem a dor emocional interna que você está vivenciando. Sentir-se sobrecarregada por emoções negativas, como a tristeza profunda e a angústia, é um forte indicativo de que algo está desequilibrado emocionalmente.

Irritabilidade: A irritabilidade pode surgir em momentos de grande tensão emocional, ansiedade e até mesmo quando estamos em um estado de fadiga extrema ou frustração. Quando o corpo e a mente estão exaustos, é mais difícil lidar com os pequenos estressores do dia a dia, o que pode aumentar o nível de irritabilidade.

Vontade excessiva de fazer xixi: Esse sintoma pode ocorrer devido ao aumento da atividade do sistema nervoso autônomo causado pela ansiedade. O sistema nervoso pode reagir com uma hiperatividade do sistema urinário, levando à sensação de querer ir ao banheiro com mais frequência.

O Que Pode Ajudar?
Sim, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem ajudar significativamente! Aqui está o papel de cada um deles:

Psicólogo:
O psicólogo pode ajudar a entender as causas emocionais e psicológicas da sua ansiedade e tristeza. Através de terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou outras abordagens terapêuticas, o psicólogo pode te ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento que estão contribuindo para esses sintomas, além de ensinar técnicas de gerenciamento de estresse e controle da ansiedade.
A terapia pode ajudar a melhorar o autoconhecimento e ensinar estratégias para lidar com as emoções difíceis de uma maneira mais saudável.
Psiquiatra:
O psiquiatra pode avaliar se há uma condição médica que precise de tratamento medicamentoso. O uso de antidepressivos e medicações ansiolíticas pode ser necessário, especialmente quando os sintomas são muito intensos e persistem por um longo período.
O psiquiatra pode ajudar a equilibrar a química cerebral, corrigindo os desequilíbrios de neurotransmissores que podem estar contribuindo para a ansiedade e a depressão.
Como o Tratamento Pode Ajudar?
Medicação: O uso de medicações como antidepressivos (ISRS, IRSN) pode ser eficaz para tratar a depressão e a ansiedade ao corrigir desequilíbrios químicos no cérebro. Ansiolíticos (como o alprazolam, diazepam) podem ser usados para controlar crises mais intensas de ansiedade.
Psicoterapia: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma excelente opção, pois ajuda a modificar padrões de pensamento distorcidos e a lidar com o estresse de maneira mais eficiente.
Mudanças no estilo de vida: O tratamento também pode envolver mudanças práticas no seu dia a dia, como a gestão do tempo, técnicas de relaxamento, atividades físicas e mudanças na alimentação e no sono.
Passos a Seguir
Procurar um Psicólogo: Um profissional pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo com você, além de oferecer técnicas de gerenciamento emocional e controle da ansiedade.

Procurar um Psiquiatra: Caso o psiquiatra ache necessário, ele pode recomendar medicações para ajudar a controlar a ansiedade, a insônia e a tristeza profunda. Eles podem também ajudar a tratar a falta de motivação que está dificultando o seu dia a dia.

Avaliar a Sua Saúde Física: Como você tem sintomas físicos (como dor no peito e falta de ar), seria importante realizar exames médicos para garantir que não haja nenhuma condição física subjacente, embora a maioria desses sintomas esteja associada ao estresse e à ansiedade.

Cuide de Você: Além do tratamento profissional, cuide de si mesma sempre que possível. Descansar o corpo e a mente através de atividades relaxantes pode ser um bom complemento ao tratamento psicológico. Tente, aos poucos, estabelecer rotinas saudáveis para melhorar o sono e reduzir a sobrecarga emocional.

Conclusão
Você está enfrentando um momento muito difícil e desafiador, mas procurar ajuda já é um grande passo para o processo de recuperação. O psicólogo pode te ajudar a trabalhar as emoções e o psiquiatra pode garantir que você tenha o suporte necessário, seja com terapia, seja com medicação. O tratamento adequado pode ajudar a diminuir seus sintomas e melhorar a qualidade de vida de forma significativa.

Se precisar de mais informações ou se tiver alguma dúvida, estarei aqui para ajudar. Você não está sozinha nesse processo.
 Carolina Cypriano
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde, Rosicleia. O que você está sentindo parece ser muito desafiador, e é importante reconhecer sua coragem em buscar ajuda e expressar o que está acontecendo.

Os sintomas que você descreve, como falta de ar, dor no peito, fadiga, insônia, irritabilidade, tristeza intensa e sensação de angústia, podem estar relacionados a um quadro de ansiedade ou até mesmo a um transtorno misto de ansiedade e depressão. Essas condições podem causar impactos significativos na vida diária, como você mencionou em relação ao trabalho e ao sono. Mas é sempre necessária uma avaliação com um profissional para ser possível dizer ao certo.

Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem, sim, ajudá-la:
- O psicólogo, por meio de terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pode ajudá-la a identificar os gatilhos desses sentimentos e trabalhar com estratégias para aliviar os sintomas e desenvolver habilidades para lidar com eles.
- O psiquiatra pode avaliar se há necessidade de medicação para ajudar a estabilizar o que você está sentindo, especialmente se os sintomas forem muito intensos e estiverem prejudicando tanto sua qualidade de vida.

O mais importante é saber que você não precisa passar por isso sozinha. A ajuda profissional pode trazer alívio e soluções que muitas vezes não conseguimos encontrar por conta própria. Procure um psicólogo ou psiquiatra de sua confiança para começar esse cuidado o quanto antes. Você merece se sentir melhor e ter uma vida mais leve.
Uma resposta acolhedora e breve poderia ser:

Oi, Rosicleia. Sinto muito por você estar passando por tudo isso. O que você descreve parece ser um quadro de muita angústia e sofrimento, e é muito importante que você procure ajuda, sim. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem te ajudar, de formas complementares. O psicólogo pode ajudar a trabalhar as causas emocionais e comportamentais dessa ansiedade e tristeza, enquanto o psiquiatra pode avaliar se há necessidade de medicação para aliviar os sintomas. O mais importante é que você não está sozinha e que buscar apoio é um passo fundamental para se sentir melhor.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Boa tarde, Rosicleia. Os sintomas que você está enfrentando, como falta de ar, dor no peito, fadiga, angústia, tristeza intensa, boca seca, vontade excessiva de urinar, calafrios constantes e irritabilidade, são sérios e podem estar associados a um quadro de ansiedade ou depressão.

É fundamental entender que tanto a ansiedade quanto a depressão podem se manifestar com sintomas físicos e emocionais. A falta de ar e a dor no peito, por exemplo, são frequentemente relatadas em episódios de ansiedade. A sensação de tristeza profunda e a irritabilidade podem ser sinais de depressão. Esses quadros muitas vezes se sobrepõem e podem coexistir, dificultando o diagnóstico e o tratamento.

A consulta com um psicólogo ou psiquiatra é altamente recomendada para você. Um psicólogo pode ajudá-la a explorar suas emoções e pensamentos, oferecendo suporte para lidar com a ansiedade e a tristeza. A terapia pode ajudar a identificar os gatilhos dos seus sintomas e desenvolver estratégias para enfrentá-los.

Um psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicação para ajudar a controlar os sintomas mais intensos. O tratamento pode incluir antidepressivos ou ansiolíticos, dependendo da avaliação profissional. É importante lembrar que ambos os profissionais trabalham juntos para oferecer um tratamento mais eficaz.

Além do acompanhamento profissional, algumas práticas podem ajudar a aliviar os sintomas:

Exercícios físicos: A atividade física regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o humor.

Técnicas de relaxamento: Práticas como meditação, yoga ou exercícios de respiração podem ser benéficas.

Estabelecer uma rotina: Ter horários regulares para dormir e acordar pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Buscar ajuda é um passo importante e corajoso. Estou à disposição para uma possível consulta, onde poderemos aprofundar as questões e encontrar o melhor caminho para o tratamento, utilizando a abordagem mais adequada às suas necessidades.

Especialistas

Adailio Miguel

Adailio Miguel

Psicólogo

Fortaleza

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Isadora Venturim Silva

Isadora Venturim Silva

Psicólogo

Vila Velha

Rute Pereira

Rute Pereira

Psicólogo

Barra Mansa

Diane G. N. Tavares

Diane G. N. Tavares

Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.