Boa tarde, já tomo venlafaxina há muitos anos. Vou a um psiquiatra novo nos próximos dias. É pos

2 respostas
Boa tarde, já tomo venlafaxina há muitos anos.
Vou a um psiquiatra novo nos próximos dias.
É possível que o medicamento já não esteja a fazer efeito?
Sinto me mal .
Conjugo 150 mg de venlafaxina( 1) manhã + topiramato 1+ 1 ( 100 mg) manhã e noite.
Primeiramente, sentir-se "mal" é algo muito impreciso. A venlafaxina é uma medicação usada em depressões e em alguns transtornos de ansiedade e apenas se a pessoa sentir-se mal devido a algum sintoma destes transtornos é que se espera uma melhora pela venlafaxina. Há muitas formas de sentir-se mal, inclusive algumas que nem são doentias. Normalmente, quando uma pessoa passa anos bem com uma dose de remédio, é porque esta dose é suficiente. Não costuma haver perda de efeito, mas é possível que haja oscilações do quadro psiquiátrico e, nestes casos, muitas vezes a solução passa por ajustar as doses do remédio, provisória ou definitivamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Vamos explorar algumas questões importantes:
### 1. **Eficácia da Venlafaxina**
A venlafaxina é um antidepressivo que pertence à classe dos inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina (IRSN). É possível que, ao longo do tempo, o efeito de um medicamento antidepressivo possa diminuir para algumas pessoas. Isso pode ocorrer por diversas razões, incluindo mudanças na química cerebral ou mudanças na vida e no estresse.

Se você está se sentindo mal, pode ser um sinal de que o medicamento não está mais tão eficaz quanto antes ou que pode haver outros fatores influenciando o seu bem-estar, como efeitos colaterais da medicação.

### 2. **Interação e Efeitos Colaterais**
Você está tomando venlafaxina e topiramato:
- **Venlafaxina (150 mg/dia):** Pode causar efeitos colaterais como náusea, insônia, boca seca, ou aumento da pressão arterial.
- **Topiramato (100 mg, duas vezes ao dia):** É usado principalmente para prevenir enxaquecas e tratar epilepsia, mas também pode ter efeitos colaterais como sonolência, tontura, e dificuldades de concentração.

A combinação de venlafaxina e topiramato não é conhecida por ter interações graves, mas cada pessoa reage de maneira diferente aos medicamentos. O topiramato, por exemplo, pode afetar o humor e a cognição, e isso pode interagir com o tratamento para a depressão.

Converse com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1094 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.