Boa tarde , já faz um tempo que faço tratamento pra o Tag com Citalopram 40 mg, tive insônia e o médico

5 respostas
Boa tarde , já faz um tempo que faço tratamento pra o Tag com Citalopram 40 mg, tive insônia e o médico me receitou Quetiapina 25, depois de algum tempo começei a ter sintomas de ansiedade ele mudou para 50 mg de Quetiapina Xr . É uma boa combinação? Que opinião tem?
Sempre que ocorre insônia, primeiramente se deve pesquisar a causa: problemas físicos, tais como distúrbios respiratórios e psiquiátricos, como depressão ou a própria ansiedade podem propiciar a insônia.

Descoberta a causa, o tratamento sempre deve focá-la.

Técnicas cognitivo-comportamentais e medidas como restrição do tempo de sono também podem ser eficazes no tratamento de alguns casos de insônia. Existem alguns estudos que sugerem a utilidade da melatonina, principalmente em idosos.

A quetiapina é frequentemente usada para melhora da insônia, apesar de alguns especialistas preferirem evitá-la, em função de se tratar de uma medicação do grupo dos antipsicóticos atípicos, com efeitos colaterais potenciais pertinentes a este grupo de medicações. Por outro lado, a quetiapina pode potencializar (aumentar) o efeito anti-ansiedade dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina (tais como o citalopram), em casos de ansiedade grave, uma potencial vantagem desta combinação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado,
A combinação química é algo que sempre deve ser acompanhado pelo seu psiquiatra.
No entanto a questão do sono precisa ser melhor investigada e por fim, tratada.
Existem tratamentos para a cultura do sono que vão além da dependência medicamentosa.
Procure um terapeuta especializado na área e descubra formas menos invasivas de te ajudar com a demanda do sono.
No caso em referência concordo com o tratamento medicamentoso concomitante ao tratamento psicológico (sessões psicoterapêuticas), no contexto da abordagem TCC - Terapia Cognitivo- Comportamental; por ser a mais indicada em termos de eficácia, por suas técnicas apropriadas e reestruturação cognitiva para a resolução da insônia e da ansiedade (sintomas relatados). Abço
Sugiro acampamento com psiquiatra e psicologo cognitivo comportamental. Boa parte do fracasso de um atendimento está no inflexibilidade do cliente em realizar atendimento psicológico. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Concordo com a colocação do Dr Ivan M. Braun sobre os medicamentos citados, e o psiquiatra sempre será o profissional mais indicado para discutir com você alternativas e opções sobre o tratamento medicamentoso.
Sobre o quadro de insônia parece haver necessidade de investigação de outras possíveis causas e / ou comorbidades, e a psicoterapia poderia auxiliar e complementar o tratamento psiquiátrico já iniciado. Muitas pesquisas apontam as abordagens comportamentais como efetivas para Transtornos de Ansiedade e Depressão. Cogite complementar seu tratamento com a psicoterapia.

Especialistas

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.