Boa tarde, há um tempo fui diagnosticado com distimia, também convivo com toc há muitos anos. Após v

30 respostas
Boa tarde, há um tempo fui diagnosticado com distimia, também convivo com toc há muitos anos. Após vários anos tomando antidepressivos, tive que parar definitivamente por motivos de saúde, gostaria de perguntar sobre a possbilidade de tratamento através apenas de terapia e quaisquer adaptações de estilo de vida. É possível um prognóstico positivo no tratamento da distimia sem antidepressivos?
Muito obrigado!
Considerando que a saúde psíquica ou mental é um conjunto que envolve uma série de fatores (biológico, psicológico, social, familiar, trabalho, estudo, diversão, sono, alimentação, atividade física, ócio, orgânico/ químico) Sim. É possível ter um prognóstico positivo, assim como é possível aprender a conviver com mais funcionalidade e qualidade de vida com diversos problemas de saúde. A terapia deve sempre ser uma alternativa a se considerar, antes mesmo de entrar no uso contínuo de medicamentos, em casos leves onde a pessoa consegue gerenciar a sua própria vida. Em casos onde depende de terceiros para protagonizar sua saúde, sim a medicação deve ser inserida de imediato. Mas apesar do fluxo não ser seguido assim na maioria dos casos, a depender do caso e da situação, a terapia conduzida por um bom profissional experiente e especializado é uma boa alternativa para a adaptação e estilo de vida no diagnóstico de distimia.

Olá ,
Pode te ajudar positivamente sim, a psicoterapia é de fundamental importância e vai te dar suporte nas questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Olá! É possível sim um prognóstico positivo no tratamento da distimia sem antidepressivos. A psicoterapia poderá lhe proporcionar auto-conhecimento, compreensão da sua doença e fornecer ferramentas para que você possa gerenciar e modificar o que mantém a sua doença. Dessa forma é possível que você faça mudanças duradouras em sua vida e alcançar, inclusive, uma remissão significativa dos sintomas de sua doença.
A terapia é uma forte aliada, como não sabemos como está sua situação pelo breve relato não é seguro dar nenhuma opinião a respeito, converse com seu terapeuta sobre a real necessidade da medicação....
Att.
Eduardo
Vc não diz se está em terapia. Na minha opiniãoa sua resposta é: sim e não. Sim a terapia ajuda a vc se conhecer, se aceitar e lidar com sua condição. E não. Dependendo do caso só com a farmacoterapia vc poderá ter equilíbrio e qualidade de vida. O Ideal é conversar com o seu médico. As vezes o melhor terapeuta é o próprio paciente.
Olá, bom dia. A terapia cognitivo-comportamental possui evidência científica da sua eficácia no tratamento do TOC e distimia. É possível sim ter um bom desempenho apenas com a psicoterapia, mas não podemos afirmar só por esse breve relato que esse é o seu caso. Precisaria de uma melhor avaliação para poder afirmar. Espero ter ajudado.
Bom dia
O tratamento ideal realmente seria em conjunto com os remédios psiquiátricos. Porém, no seu caso específico a terapia poderá sim ter um bom prognóstico desde que se comprometa com o tratamento e se disponha a seguir as orientações do profissional.
A terapêutica indicada para o tratamento da distimia e TOC inclui a utilização de psicofármacos. Contudo, essa decisão dependerá da gravidade dos sintomas, e dos fatores que estão a influenciar esse incômodo, já que as causas desses transtornos incluem questões fisiológicas, psicológicas e sócio-ambientais. Em virtude da sua não adaptação aos medicamentos, cabe a você buscar a ajuda de um profissional especialista, que poderá realizar uma avaliação mais cuidadosa da sua situação atual. A TCC tem muitas técnicas que podem manter a distimia e o seu TOC sob controle, caso os seus sintomas estejam estabilizados. Um abraço
É possível!
Sim, é possível. A psicanálise é uma boa indicação.
Olá!
Sim, vc pode tentar se manter em equilíbrio sem o uso de antidepressivos, já que não é possível fazer uso dos mesmos, contudo, há de procurar boas práticas respiratórias, exercícios físicos e mentais, abusar de tudo o que te faz bem, e refletir sobre aquilo que te traz desconforto.
Quem sabe dentro da homeopatia ou antroposofia encontre algum medicamento que ajude. Um psicólogo vai certamente te auxiliar, mas, importante vc não desanimar ou desistir. O querer é o início da conquista. Boa sorte!
Boa tarde.... que bom que VC tem essa duvida, busca ajuda, tenho experiência de muitos anos de consultório e muitos casos são tratados com a Terapia e Homeopatia dão muito certo...
Podemos conversar mais sobre esse assunto se desejar
Tudo de bom!!!
Olá, sim é possível. As medicações ajudam com os sintomas, e na psicoterapia você poderá aprender a lidar com as situações e a treinar novas formas de comportamento. Identificar formas positivas e negativas e como lidar com tudo de forma mais leve.
Você já tem a iniciativa e a vontade de melhorar a seu favor. Inicie um processo e perceba. Até mais.
Busque a terapia cognitivo-comportamental. Única reconhecida pela OMS com resultados superiores a medicação nos casos de TOC e depressão.
Olá! Precisamos entender que o tratamento de transtornos geralmente tem a necessidade de intervenção medicamentosa e terapia. Mas cada caso é um caso e para dar a resposta de que para você só a psicoterapia é válida, acho arriscado. Proponho você procurar um psicólogo para fazer a anamnese e entender como está no momento e assim o mesmo conseguirá te dar um norte sobre a necessidade ou não do medicamento por agora. Acredito que a terapia tem um valor muito significativo neste tratamento e pode ajudá-lo em suas questões de como administrar o humor e a obsessão.
Ola! Independente que qualquer diagnóstico e ou dificuldades de lidar com quaisquer coisa que surge no nosso cotidiano, basta seu desejo de enfrentamento da situação e se já está disposta a isso, sim, é perfeitamente possível com ajuda da psicoterapia levar tudo com mais tranquilidade. O espaço da psicoterapia é um lugar oferecido para abrir-se, compreender-se, escutar-se e ser entendido. Acredito muito, muito mesmo! Procure pela cura através das palavras e se liberte. Coragem! Não que seja fácil, mas é muito possível. Boa sorte!
A distimia é uma depressão leve mas crônica, que afeta toda a maneira de ser da pessoa em todos os aspectos. Sem motivação para realizar seus objetivos, às vezes também sem vizualizar os próprios objetivos, a pessoa fica irritadiça, de mau humor, e não consegue ver o lado bom da vida. Claro que a psicoterapia pode ajudar uma pessoa com essas características. Pois a psicoterapia vai fazer com que se conheça melhor, e descubra partes de si mesmo que eram desconhecidas, como a vontade de ser feliz, de viver uma vida produtiva, de ter uma família, ter amigos, de realizar algo de bom na vida. De reconhecer a importância de estar vivo e de saber usufruir cada minuto, na medida em que sua auto-estima vai se ampliando . Inicie uma psicoterapia e continue por bastante tempo e você vai ver como sua atitude diante do mundo vai se modificando, deixando as tristezas para trás.
Há casos graves de transtornos psiquiátricos em que se abster da medicação pode trazer grandes prejuízos funcionais. Não ficou claro se seu quadro é severo. No entanto, através da Terapia Cognitivo Comportamental trabalha-se o toc e a distimia com bastante evidência científica de eficácia terapêutica. Aliando a tcc a mudanças no estilo de vida, o prognóstico é sim positivo.
Sim, é possível. Pois, a psicoterapia irá te ajudar a lidar com uma série de fatores que afetam tal quadro de saúde. Boa sorte.
Olá!

Sim, a terapia costuma trazer bons resultados para casos como o seu.

Procure um profissional com o qual você se identifique e se sinta a vontade para falar sobre as suas questões.

Existem muitas técnicas que são validadas cientificamente e que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, busque ajuda!
Olá! A terapia pode te ajudar sim. Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente. Procure ajuda de um Psicólogo, a terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Talvez seja necessário em principio um tratamento multidisciplinar para posteriormente você conseguir viver de uma maneira mais autônoma.
Olá! A psicoterapia positiva apresenta muita eficácia para os casos de distimia. Além de tratar os sintomas desconfortáveis, trabalhamos com as forças e virtudes da pessoa, entre outras técnicas, para ajudá-la a conquistar mais bem-estar.
Psicoterapia pode ser de grande ajuda. O fator de conectividade com seu terapeuta também será um grande fator para um tratamento bem sucedido.
Olá, sim, é possível obter resultados satisfatórios com a psicoterapia e adaptações no estilo de vida como meio de tratamento sem a necessidade de medicação. Fico a disposição. Um abraço.
Olá. Sim, é possível, a medicação não é fundamental, embora possa ser importante em determinados momentos. É importante investir em autoconhecimento para entender a sua dinâmica de funcionamento e construir recursos que sejam eficientes para você. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Olá! Dependendo da intensidade da distimia, é possivel sim fazer a sua regulação por meio da terapia e adoção de habitos saudaveis como qualidade do sono, atividade física, relacionamentos saudaveis, emoçoes positivas. No entanto, para fazer esta indicação é necessária uma avaliação criteriosa. Fico a disposição! Um abraço
olá,existem vários tipos de tratamento,é importente você passar por uma avaliação para saber o qual seria o mais indicado para seu caso
Pessoas que sofrem com distimia (atualmente chamada de transtorno depressivo persistente) podem ter um bom prognóstico para essa condição, sem o uso de medicação, mas isso depende de vários fatores individuais. Lembrando que trata-se de uma condição crônica que exige tempo e trabalho para ser gerenciada. De que tipos de trabalho se trata aqui? Vou citar três:
1) Psicoterapia: tratamento que ajuda a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com seus sintomas e conquistar mais saúde e qualidade de vida.
2) Rede de apoio: ter suporte social de amigos, familiares, colegas de trabalho e demais, pode ajudar a evitar o isolamento que é sabido, piora o quadro de distimia.
3) Mudança do estilo de vida: cuidar da qualidade do sono, de manter a prática regular de atividade física e adotar uma alimentação saudável e balanceada, causam impacto muito positivo para a saúde. Observa-se que mudar estilo de vida é difícil pois trata-se de mudar comportamento. Aliás, essas mudanças muitas vezes só acontecem, com a interferência de um psicólogo, profissional especialista em comportamento. Mas, é preciso buscar um psicólogo que respeite seus limites e potencialidades e não estabeleça metas irreais à seus pacientes. A propósito, fica uma dica: seja paciente consigo mesmo e mais que isso: seja gentil e celebre todas as suas conquistas, por menor que possam parecer. E por último: seja cuidadoso na hora de escolher seu psicólogo. Sua saúde mental é seu bem mais precioso!
Entendo que essa situação deve ser desafiadora, especialmente por ter convivido com distimia e TOC por tanto tempo. Embora os antidepressivos sejam frequentemente parte do tratamento, muitas pessoas conseguem um prognóstico positivo através da terapia e mudanças no estilo de vida.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado bastante eficaz no tratamento da distimia e do TOC, ajudando a identificar padrões de pensamento negativos e criando estratégias para lidar com eles. Também existem outras abordagens terapêuticas que podem complementar, como a mindfulness, que ajuda a reduzir a ruminação e melhora o bem-estar geral.

Adaptações no estilo de vida, como praticar atividades físicas regulares, estabelecer uma rotina saudável de sono, adotar uma alimentação balanceada e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis, também podem ter um grande impacto. Cada caso é único, mas é possível, sim, ter um progresso positivo.

O mais importante é que você não precisa enfrentar isso sozinho. A terapia pode ser um suporte valioso para ajudar a encontrar equilíbrio e bem-estar, mesmo sem o uso de medicação.

Fique à vontade para conversar mais sobre isso!