Boa tarde! Gostaria de saber se a Desvenlafaxina trata também a fobia social. Um medico muito conceituado

9 respostas
Boa tarde! Gostaria de saber se a Desvenlafaxina trata também a fobia social. Um medico muito conceituado me prescreveu, mas na bula não informa nada do tipo.
Essa medicação tem a capacidade de proporcionar uma diferenciada experiência dos sonhos.
Essa atividade mental que ocorre quando estamos dormindo poderá ser percebida como realidade, devido a ação da desvenlafaxina nas sinapses neuronais.
Dessa forma, você poderá sonhar que está numa situação de exposição social.
Assim, você poderá experimentar uma experiência virtual de uma situação social emocionalmente angustiante.
Criando uma oportunidade de aprendizado e superação de medos inconscientes ou conscientes.

Olá! O tratamento do transtorno de ansiedade, tal como a fobia social, pode requerer o uso de medicação que ajude a reduzir os sintomas. Nesse caso, inibidores da receptação de serotonina (e noradrenalina, no caso da desvenlafaxina) podem ser receitados. Porém, o efeito pode variar conforme o organismo e sintomas apresentados, então dependerá do acompanhamento psiquiátrico.
Na fobia social, é importante também a exposição às situações sociais e o treinamento de habilidades em tais situações para a melhora do quadro. Assim, além da medicação, a psicoterapia é muito indicada para a melhora.
Conforme a colega Mariana Lages informou, os antidepressivos são indicados para reduzir os sintomas de ansiedade e a psicoterapia cognitivo-comportamental é bastante indicada no tratamento de fobia social. Através do treino de habilidades sociais e reestruturação cognitiva das crenças e pensamentos inadequados que sustetam comportamentos e emoções angustiantes, é possível melhorar o quadro geral de sintomas e proporcionar melhor qualidade nas relações sociais.
Olá! A propósito da medicação indicada pelo seu médico, certamente foi prescrita em acordo com sua necessidade e avaliação deste para a redução de sintomas. A fobia social tem sido muito bem trabalhada por psicólogos cognitivos-comportamentais, inclusive com pesquisas que provam sua eficácia. A forma como as pessoas se sentem emocionalmente e a forma como se comportam estão associadas a como elas interpretam e pensam a respeito da situação. Acredito que um trabalho em conjunto, com o psicólogo, em uma terapia, seria muito benéfico.
A desvenlafaxina está indicada para o tratamento de fobia social, porém aparentemente os ISRS ( fluoxetina , paroxetina, escitalopran, citalopran,etc) )são mais efetivos
Qualquer medicação para tratamento de Fobia será apenas um paliativo para aliviar os sintomas de ansiedade que podem estar insuportáveis. No entanto, nenhuma medicação atuará na dissolvição da razão que causou a Fobia, portanto os sintomas continuarão presentes de alguma forma até que se busque uma psicoterapia eficiente e de rápidos resultados. A Terapia do Reprocessamento, EMDR, com a qual trabalho, atua no cérebro exatamente onde ficou armazenada a memória causadora dos sintomas, oriundos de crenças negativas. Tem efeito rápido e alivia os sintomas sem precisar de medicação e ainda de forma definitiva, pois desloca a memória para uma área mais racional do cérebro. Fico à disposição para mais informações sobre a Terapia do Reprocessamento pelo e-mail deise.jardim@gmail.com.
Existem outras classes medicamentosas que parecem ser mais efetiva para fobia social. Talvez seu médico tenha identificado outras situações que demandassem essa prescrição. Os médicos e psicólogos devem ter uma relação estreita com os pacientes, portanto na próxima consulta diga a ele essa sua dúvida. Vale lembrar que na literatura médica os casos de tas (ansiedade social ou fobia ) respondem melhor com tratamento multidisciplinar, Médico + psicoterapia. As mais efetivas são as tccs - terapias cognitivas.
Como disseram os colegas , este medicamento favorece a melhora, mas a psicoterapia cognitiva comportamental, sem dúvida seria uma certeza de vencer esta fobia.
Olá, pense na possibilidade de associar o tratamento medicamentoso a psicoterapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado.