Boa tarde fiz uma rizotomia a 1 ano mas com 6 meses voltou tudo de novo e meu médico indicou fazer de

5 respostas
Boa tarde fiz uma rizotomia a 1 ano mas com 6 meses voltou tudo de novo e meu médico indicou fazer de novo .No caso a rizotomia tem que fazer acordado? Não dá para fazer anestesiado pois a dor é terrível quando se está fazendo.
Para segurança do procedimento devemos fazer uma sedação colaborativa - conseguindo então confirmar com testes o melhor posicionamento das cânulas de radiofrequencia. Felizmente os medicamentos atuais utilizados pelos anestesistas podem oferecer ótima analgesia (controle da dor) sem necessariamente fazer o paciente dormir completamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Aqui no nosso serviço sempre fazemos o procedimento com uma sedação leve, que diminua o desconforto do posicionamento das agulhas e antes da lesão térmica injetamos anestésico local para que esta não cause dor. Porém, para maior precisão e melhor resposta clínica do procedimento, precisamos que o paciente fique despertável, pois é necessário avaliar se há resposta à estimulação sensitiva: fazemos uma estimulação elétrica através da agulha, e se o paciente sente um formigamento, sensação de choque ou dor no local estimulado, significa que a agulha está no local correto e lesão térmica sera efetiva em denervar o segmento desejado. Tentamos uma sedação com predomínio analgésico, que não reduza muito o nível de consciência, mas que ofereça uma analgesia satisfatória durante o procedimento. Para maiores esclarecimentos, consulte seu especialista e a equipe.
O ideal é fazer com o paciente acordado. É possível, durante a fase de lesão ou radiofrequência pulsátil realizar uma leve sedação com analgesia para diminuir a dor. Converse sobre isso com seu médico e com o anestesista. Bom procedimento
Olá. O ideal para a rizotomia com radiofrequência é uma sedação consciente (ou colaborativa), pois o paciente nos ajuda na localização do alvo. Um exemplo: uma rizotomia dos ramos mediais não deve provocar dor na perna durante o procedimento, se isso ocorrer , a posição da cânula deve ser revista. Portanto , a resposta do paciente é fundamental , funcionando como uma "neuromonitorização". As medicações para sedação evoluíram muito, permitindo que o paciente fique acordado com o mínimo de desconforto possível.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Dr. Marco Severo.
Olá... Esses procedimentos minimamente invasivo para dor geralmente são feitos sob efeito de sedação leve. Tem médicos que preferem que o paciente esteja com alguma consciência para colaborar com o procedimento, já outros preferem deixar o paciente mais sedado exatamente para não ter desconforto durante o procedimento.
Sobre a questão de você volta a sentir a dor... Isso realmente pode acontecer, principalmente se a técnica utilizada foi a Radiofrequencia Pulsada. Espero ter ajudado. Abraços...

Especialistas

Henrique Lira

Henrique Lira

Neurocirurgião

Brasília

Agendar uma visita
Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Agendar uma visita
Luiz Carlos Lopes Ferreira Junior

Luiz Carlos Lopes Ferreira Junior

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Santos

Agendar uma visita
Luciana Gonçalves

Luciana Gonçalves

Especialista em dor, Anestesiologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 140 perguntas sobre Rizotomia percutânea por radio frequência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.