Boa tarde. Fiz a minha primeira sessão de hipnose para cura da ansiedade mas fiquei ainda mais ansio

16 respostas
Boa tarde. Fiz a minha primeira sessão de hipnose para cura da ansiedade mas fiquei ainda mais ansiosa. Faz parte do processo de 'cura'?
Boa noite!s é importante entender que a hipnose é uma ferramenta dentro da terapia e não a terapia em si, por isso, em muitas vezes se usa o termo hipnoterapia. Mas para tratar a ansiedade e importante o tratamento psicológico e as vezes medicamentoso. A Hipnose também pode auxiliar o tratamento mas não e indicada somente. Recomendo que busque logo um psicologo da sua confiança.

Ansiedade é uma condição complexa e individual, e a forma como as pessoas respondem a diferentes terapias, pode variar significativamente. Em algumas ocasiões, é possível que as sessões iniciais , incluindo a hipnose, possam aumentar temporariamente a ansiedade. Isso pode acontecer por várias razões, como o desconforto de enfrentar certos sentimentos ou pensamentos, ou a incerteza sobre o processo de terapia em si.

Porém, é importante destacar que sentir-se mais ansioso após uma sessão de hipnose não é necessariamente uma parte padrão do processo terapêutico. Se você está se sentindo mais ansioso, é fundamental que compartilhe esses sentimentos com seu terapeuta. Eles podem ajudar a contextualizar o que você está experimentando, fazer ajustes no plano de tratamento conforme necessário e fornecer apoio adicional.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu terapeuta é crucial para o sucesso do tratamento. Não hesite em discutir quaisquer preocupações que você tenha. Também é sempre aconselhável procurar uma segunda opinião se sentir que o tratamento atual não está atendendo às suas necessidades.

Lembre-se de que a 'cura' da ansiedade geralmente é um processo gradual, que envolve aprender uma variedade de estratégias e técnicas de enfrentamento, em vez de um evento único. Paciência e persistência são frequentemente necessárias.
Olá, sinto muito que tenha se sentido desta forma. Neste caso sugiro você procurar um Psicólogo de uma outra abordagem para te ajudar no seu processo, existem algumas abordagens com variados métodos de se trabalhar a ansiedade. Lembrando também que a ansiedade é um Transtorno que um Psiquiatra faz o diagnóstico e é necessário o uso de medicamentos para poder proporcionar um qualidade de vida melhor para você. Fico a disposição caso tenha mais dúvidas.
Boa noite! Na realidade o processo deveria ter te trazido maior tranquilidade, porém depende de vários fatores como se descreveu exatamente suas dificuldades/gatilhos e se o processo foi bem explicado e conduzido pelo profissional! E uma segunda observação é que não existe "cura" para ansiedade e sim tratamento para controle e vivência dessa emoção natural do ser humano sem que prejudique sua vida e rotina.
Olá!
Me parece que a hipnose lhe trouxe à tona questões, talvez, difíceis de serem entendidas e é provável que você tenha ficado ainda mais sensível aos temas abordados/identificados e, nesse caso, é bastante importante que você recorra à psicoterapia como uma via de acesso para tratar sua ansiedade, pois, a hipnose é um recurso possível pra investigação de sintomas e não para o tratamento desses, como é a terapia/análise em si e a depender do caso, é importante também, o acompanhamento de um psiquiatra.
A hipnose por si só não cura a ansiedade.
A hipnoterapia é uma técnica que pode ser coadjuvante da Psicoterapia.
Possivelmente um psicólogo(a) em psicoterapia faça você compreender a(s) causa(s) e o grau de sua ansiedade.
E assim propor um tratamento eficaz e personalizado para a sua necessidade.
Que pode ou não incluir a hipnoterapia.
Hoje também temos a Neurometria, como técnica reconhecida para controle da ansiedade.
Procure sempre um profissional !

Olá, sobre seu tratamento não ter dado certo, quero te dizer: A
hipnose pode ser utilizada em conjunto com outros métodos terapêuticos para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde mental e física. É importante destacar que a hipnose não é uma terapia em si, mas sim uma técnica que pode ser integrada a abordagens terapêuticas.
A hipnose como tratamento coadjuvante pode não resolver em alguns casos, não são todas as pessoas que atingem o objetivo esperado.
É importante ressaltar que a hipnose não é adequada para todos os indivíduos.
Se não obteve o esperado, continue seu tratamento de forma tradicional, não abandone o tratamento, talvez tenham emergido emoções adormecidas e agora o tratamento com terapia convencional possa até ser mais fácil. Espero ter ajudado.
Olá!
Certamente, a hipnose pode auxiliar no controle de alguns sintomas ou condutas que causam um mal-estar e/ou consequências muito negativas na vida de algumas pessoas, mas recomendo o acompanhamento com a fala, a historização do sofrimento, e a compreensão sobre as próprias emoções, de forma que você próprio/a descubra a causa dessa ansiedade agora maior.
Fico disponível por aqui, caso tenha interesse em conversar.
;)
Olá! A Hipnose não causa ansiedade. O que pode ter ocorrido foras as questões que envolveram o processo.
Muitos pacientes procuram a hipnose para resolver questões das mais diversas ordens e tem bons resultados.

Eu uso a hipnose como ferramenta dentro da terapia e
não tenho conhecimento da eficacia da hipnose para tratar ansiedade quando utilizado separadamente.

È importante saber que a ansiedade normal ou patológica, tem causa e efeito.
É como a febre.. Você da os analgésicos mas não trata a infecção!

Sugiro que volte ao especialista e converse com ele sobre a queixa e faça o tratamento de terapia junto.

Olá... não sei como foi aplicado a hipnose e o objetivo dela, mas vale atenção em relação a isso, pois o paciente pode desestruturar ao se conectar com questões que talvez não estivesse pronto(a).
A hipnose pode ser agregadora para quem faz terapia, até como uma "quebra" no mecanismo de defesa do paciente, mas não como "cura" isolada de algum sintoma. Ideal é ter uma acompanhamento psicoterapêutico, certificar-se que seja um psicólogo que esteja fazendo e que leve para esse profissional suas demandas, principalmente se aumentou mais o sintoma após a realização da hipnose e possam juntos elaborar melhor esse quadro.

Abraço
Oi, tudo bem?
A hipnose é apenas uma ferramenta em um processo que durará mais tempo. Talvez não tenha sido o melhor momento para o uso da hipnose e não que a ansiedade tenha aumentado, mas você tenha aumentado a percepção sobre os sintomas. Não desista de se cuidar.
Olá. A melhor pessoa para responder a sua questão é o profissional que realizou a técnica com você. Abraço.
Olá, como vai? Quando falamos em psicoterapias, é muito difícil afirmar que tal técnica ou ferramenta vai levar à cura. Sugiro cuidado com profissionais ou locais que divulguem seus serviços dessa forma ou façam promessas assim. De qualquer modo, uma ferramenta ou técnica utilizada em um processo terapêutico pode mobilizar sim emoções e sentimentos que não estávamos esperando sentir, é comum entrarmos mais em contato com o que sentimos quando estamos em um processo terapêutico. No entanto, vale muito a pena observar se está se sentindo acompanhada nesse processo e que leve seus sentimentos e expectativas ao seu terapeuta para que possam trabalhar isso juntos.
Boa noite! É importante que você converse com o profissional que está te acompanhando sobre o aumento da ansiedade, assim ele poderá te ajudar entender porque isso pode estar acontecendo. Abraço
Boa tarde! É compreensível ter reações variadas após uma sessão de hipnose, especialmente se foi a sua primeira experiência com essa prática. A hipnose, ao trabalhar com o subconsciente, pode, às vezes, evocar emoções ou memórias reprimidas, o que pode causar um aumento temporário na ansiedade em algumas pessoas. Aqui estão alguns pontos a considerar sobre sua experiência:

Adaptação: Como qualquer nova terapia ou técnica, pode haver um período de adaptação onde seu corpo e mente se ajustam ao novo tipo de tratamento. Durante esse período, é possível sentir uma variedade de emoções, incluindo aumento da ansiedade.

Processo Emocional: A hipnose pode acessar partes profundas da mente que contêm emoções e memórias que não são frequentemente exploradas. Isso pode ser desconcertante inicialmente, mas é parte do processo de enfrentamento e resolução de questões internas.

Expectativas e Pressão: Às vezes, a ansiedade pode aumentar devido às expectativas ou à pressão para que a terapia funcione rapidamente. É importante lembrar que a terapia é um processo que pode levar tempo e pode não ter resultados imediatos.

Discussão com o Terapeuta: É crucial discutir suas reações e sentimentos com seu hipnoterapeuta. Eles podem fornecer insights sobre sua reação, ajustar as técnicas usadas, ou até mesmo oferecer reassurance que isso faz parte do seu caminho para a recuperação.

Monitoramento Contínuo: Mantenha um registro de como você se sente após as sessões e observe se a ansiedade diminui com o tempo ou continua a ser um problema. Esse registro pode ser útil para o seu terapeuta ajustar o tratamento conforme necessário.

Se a ansiedade persistir ou se tornar muito intensa, é importante também considerar outras formas de apoio, como aconselhamento ou terapia convencional, que podem ser combinadas com a hipnose para melhores resultados. A chave é manter uma comunicação aberta com seu terapeuta sobre como você está se sentindo e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!