Boa tarde eu tomo ecitalopram etenho disfunção erétil quando isso passa

2 respostas
Boa tarde eu tomo ecitalopram e tenho disfunção erétil, quando isso passa?
Sua pergunta não está muito clara. Você tem disfunção erétil e está tomando escitalopram e espera que o escitalopram melhore e quer saber quando ou acha que é o escitalopram que está causando disfunção erétil? Respondendo as duas dúvidas: escitalopram não melhora disfunção erétil, mas quando pessoas têm diminuição do desejo sexual por causa de depressão ou ansiedade, ele pode levar a melhora deste sintoma e, consequentemente, propiciar a ereção. Quanto a efeitos colaterais, é frequente que dificulte o orgasmo. Algumas pessoas se queixam de diminuição do desejo sexual, mas é muito raro que se queixem de dificuldade de ereção (que é o que se chama "disfunção erétil"). O que às vezes ocorre é que, por ter dificuldades de orgasmo, a pessoa fica desmotivada a fazer sexo. De qualquer forma, se sua disfunção ocorreu exclusivamente na presença do escitalopram, o que se pode é aumentar a estimulação (por exemplo através de manipulação ou estimulação oral) e, com isto, facilitar a ereção. Pode ser que melhore, com o tempo de uso, em semanas ou meses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o Escitalopram é um excelente antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Ela pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo (náuseas, vômito, cefaléia, dor abdominal, entre outros), dentre os quais a alteração na libido é pouco usual. Importante destacar que pode até mesmo haver uma piora dos sintomas ansiosos nesse intervalo. Estes efeitos colaterais tendem a ser passageiros e melhorar dentro 2 semanas.
A ereção está intimamente relacionada ao desejo sexual (libido). Dessa forma, é fundamental fazer a diferenciação se a alteração da libido foi após o início do medicamento ou se já estava reduzida devido ao quadro clínico que motivou a busca pelo tratamento. Entenda que se for relacionada a um diagnóstico de depressão, por exemplo, é necessário esperar alguns meses para conseguir melhora dos sintomas. Dessa forma, o restabelecimento do desejo sexual num indivíduo deprimido só vai ocorrer a medida que houver melhora sintomas físicos e comportamentais do seu quadro, principalmente por ser bastante comum cursar anedonia (Perda da capacidade de sentir prazer).
Em resumo, é de suma importância a avaliação de quando apareceram os sintomas e caso não tenha melhora poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender da avaliação do seu psiquiatra. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2152 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.