Boa tarde Eu gostaria de saber UM método pra parar de roncar

1 respostas
Boa tarde
Eu gostaria de saber um método pra parar de roncar
Estima-se que o ronco afete 57% dos homens e 40% das mulheres nos Estados Unidos e em até 27% das crianças.
Essas estatísticas demonstram que o ronco é generalizado, mas sua gravidade e implicações para a saúde podem variar.

O ronco pode ser leve, ocasional e despreocupado, ou pode ser sinal de um sério distúrbio respiratório relacionado ao sono.

Saber o básico sobre o ronco, o que o causa, quando é perigoso, como tratá-lo e como lidar com ele, pode ajudar a entender melhor a saúde e eliminar uma causa comum de queixas de sono.

O que causa o ronco?

O ronco é causado pelo chacoalhar e vibração dos tecidos próximos às vias aéreas na parte posterior da garganta. Durante o sono, os músculos afrouxam, estreitando as vias aéreas e, à medida que inspiramos e expiramos, o ar em movimento faz com que o tecido vibre e faça barulho como uma bandeira numa brisa.

Algumas pessoas são mais propensas a roncar por causa do tamanho e da forma dos músculos e tecidos do pescoço. Em outros casos, o relaxamento excessivo do tecido ou o estreitamento das vias aéreas podem levar ao ronco. Exemplos de fatores de risco que contribuem para um maior risco de ronco incluem:

>Obesidade

>Consumo de álcool

>Uso de medicamentos sedativos

>Congestão nasal crônica

>Amígdalas grandes, língua ou palato mole

>Septo desviado ou pólipos nasais

>Mandíbula pequena ou recuada

>Gravidez

Embora pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, possam roncar, é mais comum em pessoas mais velhas. Os homens roncam com mais frequência do que as mulheres.

O ronco é perigoso?

Se o ronco é perigoso depende de seu tipo, gravidade e frequência.

O ronco leve e pouco frequente é normal e não requer exames ou tratamento médico. Seu principal impacto é incomodo que causa em um companheiro de cama ou companheiro de quarto.

O ronco primário ocorre mais de três noites por semana. Por causa de sua frequência, é mais perturbador para os parceiros de cama; no entanto, geralmente não é visto como um problema de saúde, a menos que haja sinais de distúrbios do sono ou apnéia do sono, caso em que testes diagnósticos podem ser necessários.

O ronco associado à apneia obstrutiva do sono é mais preocupante do ponto de vista da saúde. Se a apneia obstrutiva do sono não for tratada, pode ter grandes implicações para o sono e a saúde em geral de uma pessoa. A apneia obstrutiva do sono não controlada está associada a sonolência diurna e a graves problemas de saúde, incluindo problemas cardiovasculares, pressão alta, diabetes, derrame e depressão.

Quando você deve consultar um médico sobre o ronco?

Muitos casos de ronco são benignos, mas é importante conversar com um médico se houver sinais de potencial apneia do sono:

>Ronco que ocorre três ou mais vezes por semana

>Ronco muito alto ou incômodo

>Ronco com sons ofegantes, engasgados ou bufando

>Obesidade ou ganho de peso recente

>Sonolência diurna

>Falta de foco ou nitidez mental

>Dores de cabeça e congestionamento matinais

>Pressão alta

>Ranger os dentes noturnos (bruxismo)

>Micção noturna frequente (noctúria)

Se você notou algum desses sinais, é importante abordar o problema com um médico que possa determinar se são necessários testes ou tratamentos adicionais.

Como saber se estou roncando quando durmo sozinho?

A menos que alguém lhe diga, a maioria das pessoas que roncam não estão ciente disso, e isso é parte do motivo pelo qual a apneia do sono é subdiagnosticada.

Se você dorme sozinho, sua melhor aposta é configurar um dispositivo de gravação. Pode ser um gravador antigo ou um dos muitos aplicativos de smartphone, mas os aplicativos têm a vantagem de analisar padrões de som para você detectar prováveis episódios de ronco. É melhor gravar por várias noites, pois o ronco pode não ocorrer todas as noites. Dito isto, os aplicativos não ajudam no diagnóstico da apneia do sono.

Fique atento a outras sinais vermelhas relacionadas como: sono interrompido ou fragmentado, sonolência diurna perceptível, fadiga, problemas de atenção ou pensamento ou alterações de humor inexplicáveis.

Quais tratamentos podem ajudar a parar de roncar?

O tratamento depende da natureza do ronco e dos tipos de problemas que ele causa.

Para pessoas com ronco infrequente ou primário, o tratamento pode não ser necessário, a menos que esteja perturbando o sono de uma pessoa ou o sono de alguém com quem vive. Nesses casos, os tratamentos tendem a ser mais simples e menos invasivos. Pessoas com apnéia do sono geralmente precisam de um tratamento mais complexo.

Os tipos de tratamentos incluem mudanças no estilo de vida, adaptadores bucais anti-ronco, exercícios bucais, dispositivos de pressão positiva contínua nas vias aéreas ou de dois níveis (CPAP, APAP ou BiPAP) e cirurgia. O médico do sono está na melhor posição para descrever os prós e os contras de qualquer tratamento em seu caso específico.

>Mudanças de estilo de vida

Mudanças no estilo de vida podem ajudar a parar de roncar e, em alguns casos, outros tratamentos podem não ser necessários. Mesmo quando outros tratamentos são prescritos, as mudanças no estilo de vida ainda são recomendadas. Exemplos dessas mudanças incluem:

-Manter um peso saudável: Estar acima do peso ou obeso são fatores de risco críticos para o ronco e a apneia do sono, portanto, manter um peso saudável pode ser um passo importante contra o ronco.

-Limitar o uso de álcool e sedativos: o álcool é um promotor frequente do ronco, e os medicamentos sedativos também podem desencadear o ronco.

-Ajustar sua posição de dormir: Dormir de costas facilita a obstrução das vias aéreas. Pode levar tempo para se acostumar com uma posição diferente, mas pode ser uma mudança útil. Dispositivos especiais podem ajudar, ou alguns especialistas recomendam costurar uma bola de tênis nas costas de uma camisa para que você não possa voltar a dormir de costas.

-Elevar a cabeceira da cama: Elevar a parte superior da cama com tirantes, um travesseiro de cunha ou uma estrutura ajustável pode reduzir o ronco. Para que isso funcione, é importante levantar todo o colchão e não apenas usar mais travesseiros.

-Reduzindo a congestão nasal: Tomar medidas para eliminar alergias ou outras fontes de congestão nasal pode combater o ronco. As tiras de respiração que passam sobre o nariz podem ajudar a abrir as passagens nasais durante a noite, assim como os expansores nasais internos.

-Dispositivos anti-ronco

Um dispositivo anti-ronco ajuda a manter sua língua ou mandíbula em uma posição estável para que não bloqueie suas vias aéreas enquanto você dorme. Existem dois tipos principais de dispositivos anti-ronco.

Dispositivos de Avanço Mandibular: Estes funcionam segurando o maxilar inferior para a frente. Muitos são ajustáveis ​​para que você possa encontrar um ajuste mais confortável e eficaz.

Dispositivos de retenção da língua: Esses bocais ajudam a manter a língua no lugar para que ela não deslize de volta para a garganta.

O CPAP ainda é considerado o tratamento padrão ouro para apneia do sono. No entanto, enquanto algumas pessoas podem usar um CPAP confortavelmente, outras acham o aparelho incômodo, especialmente se a máquina for barulhenta ou se a máscara se encaixar mal. Aparelhos orais customizados costumam ser uma boa alternativa para pacientes com apneia obstrutiva do sono que não toleram CPAP. Os dispositivos de avanço mandibular, especificamente, demonstraram ser eficazes não apenas no ronco, mas também na apneia obstrutiva do sono leve a moderada.

-Exercícios orais

O afrouxamento dos músculos ao redor das vias aéreas aumenta a probabilidade de uma pessoa roncar. Exercícios para fortalecer a boca, a língua e a garganta podem neutralizar isso, aumentando o tônus ​​​​muscular para reduzir o ronco. Os exercícios orais anti-ronco mostraram maior eficácia em pessoas com ronco leve e geralmente devem ser realizados diariamente por um período de dois ou três meses.

-Dispositivos de Pressão Positiva nas Vias Aéreas

As máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) são um dos tratamentos mais comuns para a apneia do sono em adultos. Eles bombeiam ar através de uma mangueira e uma máscara para as vias aéreas, evitando que sejam obstruídas. As máquinas Bi-PAP são semelhantes, mas têm níveis de pressão diferentes para inspirar e expirar. As máquinas APAP são máquinas “inteligentes” que variam a pressão conforme necessário.

Máquinas de CPAP, BiPAP e APAP são frequentemente eficazes na resolução da apneia do sono e do ronco associado. Você precisa de uma receita para obter esses dispositivos e eles devem ser calibrados para se adequarem à sua respiração. Por esse motivo, é importante trabalhar com um técnico de sono para começar a usar um dispositivo.

Usar uma máscara de pressão de via aérea pode ser desconfortável no início, mas a maioria das pessoas se acostuma e descobre que o uso do dispositivo reduz visivelmente o ronco e melhora o sono.

-Cirurgia

Em adultos, a cirurgia raramente é o tratamento de primeira linha para ronco ou apneia do sono, mas pode ser uma opção se outras abordagens não forem eficazes.

Um tipo de cirurgia, chamada uvulopalatofaringoplastia, alarga as vias aéreas removendo o tecido próximo. A cirurgia também pode tratar pólipos nasais, desvio de septo ou outros bloqueios das passagens nasais.

Outros tipos de cirurgias menos invasivas foram desenvolvidos, mas até o momento há evidências limitadas de ensaios clínicos sobre seus benefícios e desvantagens.

Como compartilhar uma cama ou quarto com alguém que ronca

Um dos maiores impactos do ronco é em outra pessoa que compartilha uma cama ou quarto com o roncador. O ronco crônico pode interromper o sono e potencialmente criar tensão na casa.

Parar de roncar é obviamente a solução mais imediata, mas nem sempre é facilmente alcançada. Nesse caso, o uso de tampões de ouvido pode ajudar um parceiro de cama a lidar com o ronco. Uma máquina de ruído branco, aplicativo de ruído branco ou até mesmo um ventilador podem ajudar a abafar o som do ronco leve.