Boa tarde. Eu fiz uma cirrugia de varizes na perna direita há 3 meses, correu tudo bem mas estou com

2 respostas
Boa tarde. Eu fiz uma cirrugia de varizes na perna direita há 3 meses, correu tudo bem mas estou com bastante hematomas e apesar de estar passando um gel neste periodo para atenuar as manchas ainda estão muito escurecidas. O que poderia fazer?
A hiperpigementação ou escurecimento da pele é uma das complicações da cirurgia de varizes e ocorre em torno de 5% dos pacientes. Pode acontecer em qualquer tipo de pele, mas é mais comum em peles morenas. Com o tempo essas manchas tendem a clarear espontaneamente.
No pós-operatório imediato, normalmente o cirurgião prescreve um creme ou um gel anti-inflamatório para passar nos hematomas que ocorrem em toda cirurgia. Após 3 meses, as manchas que persistem normalmente já são devidas a hiperpigmentação. Neste estágio o uso de cremes clareadores pode ser indicado para que as manchas desapareçam mais rapidamente. Retorne no médico que fez sua cirurgia, ele é o melhor profissional para te orientar.

Uma complicação que pode ocorrer após cirurgia de varizes é o chamado matting, que é o surgimento de pequenos vasos, às vezes podem ser confundidos com as manchas que não é comum estar presente 3 meses após a cirurgia. Você deve ser reavaliada por seu médico.