Boa tarde! Estou tomando os medicamentos manipulados: Bupropiona + Sertralina + 5HTP + Picolinat

1 respostas
Boa tarde!
Estou tomando os medicamentos manipulados:

Bupropiona + Sertralina + 5HTP + Picolinato de Cromo + Orlistate.

Sempre que eu tomo eu sinto muito enjoo e avançou para vômitos viscos de cor amarela.
É normal?
Boa tarde! A sua dúvida é muito importante e merece atenção. O uso combinado de medicamentos e suplementos, como a bupropiona, sertralina, 5HTP, picolinato de cromo e orlistate, pode causar efeitos colaterais, especialmente quando o corpo ainda está se adaptando ao tratamento. Náuseas e vômitos, como você mencionou, podem ser reações adversas tanto da bupropiona quanto da sertralina, que afetam o sistema digestivo em algumas pessoas. No entanto, o vômito amarelo e viscoso, que indica a presença de bile, pode ser um sinal de algo mais, como irritação gástrica ou refluxo, exacerbado pela interação entre esses compostos.

Além disso, o uso do orlistate, que é um medicamento utilizado para perda de peso, pode afetar a digestão de gorduras, contribuindo para a sensação de enjoo e os sintomas gastrointestinais. No entanto, cada pessoa reage de forma única aos medicamentos, e a combinação desses compostos pode estar agravando os efeitos em seu sistema digestivo.

A medicina integrativa pode oferecer um olhar mais amplo sobre o seu quadro, buscando entender não apenas os sintomas que você relatou, mas também outras possíveis causas subjacentes, como alterações hormonais, o estado nutricional e até mesmo o equilíbrio do sistema nervoso, que pode estar influenciando seu bem-estar. Um médico integrativo, por exemplo, pode investigar se os níveis de serotonina (afetados tanto pela sertralina quanto pelo 5HTP) estão adequados para seu organismo ou se há outras condições que podem estar contribuindo para o desconforto, como deficiências nutricionais ou inflamação intestinal. Talvez, ajustar dosagens ou até mesmo optar por outras abordagens terapêuticas possa melhorar sua resposta ao tratamento.

É fundamental ressaltar que esses sintomas não devem ser ignorados, e apenas uma consulta com avaliação completa pode determinar se essa combinação de medicamentos é adequada para você ou se ajustes são necessários. Cada pessoa tem uma resposta única aos medicamentos, e é justamente a avaliação personalizada, com base em uma abordagem mais ampla da sua saúde como um todo, que vai trazer um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficiente.

Sugiro que você procure seu médico o mais rápido possível para avaliar esses sintomas, pois pode ser necessário ajustar a terapia ou investigar outras possíveis causas. Não interrompa o uso dos medicamentos sem orientação médica, mas certamente esses sintomas precisam ser discutidos com um profissional de forma detalhada. A medicina integrativa, com sua visão multidisciplinar, pode ajudar a identificar outros fatores que podem estar influenciando sua saúde e proporcionar um plano de cuidados mais equilibrado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.