Boa tarde, estou sentindo muita agonia no corpo, ansiedade, muito desespero e náu

2 respostas
Boa tarde, estou sentindo muita agonia no corpo, ansiedade, muito desespero e náuseas e dificuldade pra comer devido a sensação de agonia. Me foi receitado escitalopram 10mg, realmente ajuda nesses sintomas de ansiedade intensa? É seguro pra tomar a vida toda?
Olá. Quadros ansiosos podem ser muito angustiantes e levar a intenso sofrimento e prejuízo no cotidiano. O tratamento de quadros ansiosos envolve acompanhamento médico, psicoterápico e uso de medicações quando indicadas. O Escitalopram é uma medicação cujo mecanismo de ação envolve a serotonina e que tem indicação para o tratamento da ansiedade. O efeito não é imediato e tende a demorar alguns dias, e o tempo de duração do tratamento é variável, não há indicação geral para o uso do remédio durante toda a vida. Converse com seu médico psiquiatra, que saberá definir a melhor estratégia de uso para seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde!
O que você está sentindo é muito difícil e, infelizmente, comum em quadros de ansiedade intensa. Sensações físicas como agonia, náuseas, dificuldade para se alimentar e uma angústia constante são sinais de que o corpo e a mente estão em estado de alerta prolongado.

O escitalopram é um antidepressivo da classe dos ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) e, sim, costuma ser bastante eficaz para aliviar esses sintomas ao longo do tempo.
Mas é importante saber: nos primeiros dias ou semanas, ele pode causar um leve aumento da ansiedade, que tende a passar conforme o corpo se adapta. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental nessa fase.

Sobre o uso prolongado:
O escitalopram pode ser usado com segurança por longos períodos, inclusive por anos, quando necessário. A duração do tratamento depende da gravidade do quadro, da resposta ao medicamento e de fatores como recorrência dos sintomas. Muitas pessoas conseguem reduzir ou suspender com o tempo, sempre com orientação médica.

Você não está sozinho (a) — e com o tratamento certo, é possível recuperar bem-estar e qualidade de vida.
Se os sintomas estiverem muito intensos agora, converse com seu médico para avaliar medidas de alívio durante essa fase inicial.

Fico à disposição!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2210 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.