Boa tarde! Estou com uma dúvida enorme, fui ao neurologista com meu filho de 14 anos porquê ele tem

3 respostas
Boa tarde! Estou com uma dúvida enorme, fui ao neurologista com meu filho de 14 anos porquê ele tem muita dificuldade de concentração na escola! O médico pediu uma avaliação neuropsicóloga fizemos, ficamos com algumas dúvidas e ela fez uma nova avaliação detectou autismo leve e tb uma deficiência intelectual, fomos a uma psiquiatra que disse que ele só tem TDAH.
E estamos perdidos, se alguém poder nos indicar o próximo passo? Agradeço!
Olá! Os transtornos que ocorrem durante o desenvolvimento podem ser confundidos e são necessárias mais do que uma avaliação para considerar hipóteses diagnósticas. Sugiro que mantenha o acompanhamento com o profissional com quem seu filho e você se sentiram mais à vontade, inclusive para tirar dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ,nesses casos o mais importante é com base na avaliação neuropsicológica e na avaliação médica detectar quais são os prejuízos cognitivos/socias do seu filho e em quais áreas. Mais importante que o diagnóstico é estabelecer um tratamento individualizado de acordo com as necessidades e fragilidades que ele apresenta.
Dessa forma, deverá ser proposto uso de medicamento se houver necessidade, como ocorre em muitos pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Além disso, deve-se buscar terapias e estratégias de suporte que permitam que ele possa aprender dentro das limitações dele e superando as adversidades.
Pela idade, sugiro que mantenha o acompanhamento com psiquiatra, de preferência um psiquiatra da infância e adolescência. É fundamental que você se sinta acolhida e possa diminuir um pouco essa sua angústia. Ele deverá manter o seguimento, fazer os devidos esclarecimentos e traçar um planejamento terapêutico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com um profissional de confiança pode melhorar muito sua adesão ao tratamento.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! É compreensível estar confuso com diagnósticos diferentes. O próximo passo seria buscar uma segunda opinião de um especialista, como um psiquiatra infantil ou um neurologista com experiência em TDAH e autismo. Eles podem ajudar a esclarecer o diagnóstico e sugerir o melhor tratamento. Estou disponível para avaliar e orientar sua situação!

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.