Boa tarde, estou com gastrite, erosão, quais os alimentos devo comer no almoço, jantar e café da man

5 respostas
Estou com gastrite, erosão, quais os alimentos são recomendados para se comer no almoço, jantar e café da manhã e frutas e sucos?
Para a gastrite erosiva não há restrições alimentares, apenas para a esofagite erosiva.

Para gastrite, é indicado evitar alimentos que causem irritação, de difícil digestão e os ricos em aditivos químicos. Exemplos: café, mate, chá preto ou verde, chocolate, refrigerantes, pimentas, temperos prontos, alimentos gordurosos, bebida alcoólica, doces, principalmente chicletes, entre outros.

É preciso realizar uma análise mais detalhada para que todas as recomendações alimentares sejam feitas de forma adequada. O acompanhamento nutricional pode te ajudar muito!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Os alimentos que devem ser incluídos na alimentação durante uma crise de gastrite são:
-Frutas, como a maçã, pera, mamão, goiaba ou banana, preferencialmente sem casca e cozido ou amassado;
-Vegetais, como a abobrinha, berinjela, cenoura, espinafre e acelga, sendo recomendado consumir preferencialmente cozidos e sem pele durante os períodos de crise dos sintomas.
-Carnes baixas em gordura, como frango, peixe e frutos do mar de preferência, ao vapor ou cozidos. A carne pode ser também cozinhada desfiada, moída ou em tiras para que seja mais fácil de digerir;
-Lácteos, como o leite desnatado, iogurte natural e queijo branco, como a ricota e a coalhada light. É importante destacar que na suspeita de intolerância à lactose é indicado evitar esse tipo de alimento;
-Carboidratos, como o arroz branco, macarrão, batata, abóbora, pão branco e batata doce;
- Chás, como o de camomila, hortelã ou gengibre;
-Café descafeinado;
-Azeite de oliva, em pequenas quantidades;
-Vinagre de maçã para temperar, já que ajuda a equilibrar o pH do estômago e a melhorar a acidez;
-Temperos naturais, como ervas finas, salsinha, coentro e orégano.
Olá,

importante evitar alimentos muito gordurosos, frituras, pimentas, alimentos muito condimentados e cafeína. Para um plano alimentar, sugiro agendar uma consulta para uma conduta personalizada.

Abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400
Para pessoas com gastrite e erosão gástrica, é importante seguir uma dieta que minimize a irritação do estômago e promova a cura. Abaixo estão algumas recomendações de alimentos adequados para cada refeição, incluindo frutas e sucos:

Café da Manhã
Aveia: Cozida em água ou leite desnatado, sem adicionar açúcar ou adoçantes artificiais.
Pão integral: Preferencialmente torrado e sem manteiga. Pode ser acompanhado de queijo branco ou ricota.
Iogurte natural: Sem açúcar, que pode ser consumido puro ou com frutas não ácidas.
Frutas: Banana, maçã sem casca, pera e mamão são boas escolhas.
Chá de ervas: Camomila ou erva-doce, que são suaves para o estômago.
Almoço e Jantar
Carnes magras: Frango sem pele, peixe grelhado ou cozido, carne bovina magra.
Vegetais cozidos: Abobrinha, cenoura, batata, chuchu, brócolis e abóbora.
Arroz integral: Ou outros grãos integrais como quinoa e cevada.
Leguminosas: Lentilhas e feijões, mas em quantidades moderadas e bem cozidos.
Sopas leves: Caldos claros com legumes e proteínas magras, sem temperos fortes.
Frutas e Sucos
Frutas recomendadas:

Banana
Maçã (sem casca)
Pera
Mamão
Melancia (em moderação)
Melão (em moderação)
Sucos:

Suco de maçã (natural e sem adição de açúcar)
Suco de pera
Suco de melão (em pequenas quantidades)
Suco de melancia (em pequenas quantidades)
Dicas Gerais
Evite alimentos ácidos: Como laranja, limão, tomate, abacaxi e frutas cítricas em geral.
Evite alimentos gordurosos e fritos: Prefira métodos de preparo como grelhar, assar ou cozinhar.
Beba bastante água: Mas evite beber grandes quantidades durante as refeições.
Evite café e bebidas com cafeína: Incluindo refrigerantes e chás pretos.
Evite temperos fortes: Como pimenta, curry, alho cru e cebola crua.
Coma em pequenas porções: Várias vezes ao dia para evitar sobrecarregar o estômago.