Boa tarde, estou com 4 pedra na vesicula no tamanho 4mm devo fazer cirurgia?..estou com dor nesse exato

3 respostas
Boa tarde, estou com 4 pedra na vesicula no tamanho 4mm devo fazer cirurgia?..estou com dor nesse exato momento preciso preocupar um pronto Socorro ou não?
Uma dor na barriga pode ou não ser da vesícula e é por isso que tem de consultar direitinho para avaliar. A dor da vesícula é típica que piora com alimentos gordurosos, é do lado direito e vai para as costas muitas vezes. O paciente tem muito enjoo, vômitos. O PS é útil de ir quando a coisa está muito braba, a dor é forte, até com febre. E, às vezes pode acabar em cirurgia de urgência. É por isso que tem de examinar com calma no consultório e ver que doenças a sra/o sr tem para daí compensar tudo e avaliar se precisa fazer cirurgia ou não. Se estiver indicada a cirurgia daí é bom operar enquanto a coisa não inflama. Depois daí tem mais risco. A cirurgia de escolha é por videolaparoscopia que faz pequenos furinhos na pele e permite retorno mais rápido ao trabalho, é mais bonita, tem menos dor e inflamação. Ainda que você não tenha muito dinheiro para fazer cirurgia particular e nem tenha convênio, ligue porque consigo ajudar. Consulte um cirurgião experiente, isso faz diferença.

Sua pergunta possui alguns desdobramentos. O tratamento cirúrgico - colecistectomia, idealmente pela via videolaparoscópica - é o tratamento indicado para quem possui cálculos na vesícula, mediante uma avaliação com cirurgião. Os sintomas dolorosos, na forma de crises associadas ou não a náuseas, vômitos, ingestão de alimentos gordurosos, tendem a se repetir, mas também podem surgir pela primeira vez já com forte intensidade e com um quadro agudo de urgência já configurado - não há uma regra. O fator mais imediato de atenção e preocupação é que você mencionou estar com dor. Assim, respondendo a sua pergunta, seria ideal e seguro procurar um pronto-atendimento para alívio e também para descartar alguma complicação como inflamação aguda na vesícula (colecistite aguda) ou mesmo pancreatite aguda. Fora desse contexto agudo, a investigação é usualmente realizada em consultório médico, através de consulta, exame físico e encaminhamento de alguns exames pertinentes.
Cálculos na vesícula associados a dor abdominal podem necessitar de tratamento cirúrgico. Procure o pronto socorro.