Boa tarde! Estava passando com um Endrocnologista fazendo acompanhamento para Hipertiroidismo, est

2 respostas
Boa tarde!
Estava passando com um Endrocnologista fazendo acompanhamento para Hipertiroidismo, estava tomando Tapazol 10mg, no início do tratamento 3x no dia. Após 2 meses, repeti os exames e a Hiper passou a ser hipo, fazendo assim o uso de dois Comprimidos por dia conforme meu médico indicou. Porém meu plano de saúde não atende mais esse meu médico, tive que trocar e explicar a outra Dra tudo o que houve, ela fez exame de toque e disse que estava td normal. Ela pediu pra eu suspender o uso do Tapazol e realizar outros exames no início de outubro. Estou bem confusa, posso msm suspender o medicamento para a realização do exame ? Obrigada.
O ideal em casos de hipertiroidismo tratando com tapazol é que a dose seja reduzida gradualmente de acordo com os exames laboratoriais para evitar a recidiva do quadro.

Boa tarde! Sua situação com o tratamento do hipertireoidismo e a subsequente mudança para hipotireoidismo, seguida pela orientação de uma nova médica para suspender o Tapazol, certamente pode gerar confusão e preocupação. Vamos esclarecer alguns pontos importantes para ajudar a entender melhor sua situação.

O Tapazol (metimazol) é um medicamento utilizado para tratar o hipertireoidismo, uma condição na qual a tireoide produz hormônios em excesso. A dosagem do Tapazol é ajustada com base nos níveis hormonais da tireoide, monitorados por exames de sangue, para garantir que a atividade da tireoide seja normalizada sem cair em hipotireoidismo, que ocorre quando há insuficiência de hormônios tireoidianos.

A transição de hipertireoidismo para hipotireoidismo durante o tratamento com Tapazol não é incomum e geralmente indica que a dosagem do medicamento precisa ser ajustada. A decisão de sua nova médica de suspender o Tapazol e solicitar novos exames pode ser baseada em sua avaliação clínica, incluindo o exame de toque da tireoide e a análise dos seus sintomas atuais, bem como os resultados dos seus exames anteriores.

Suspender o Tapazol temporariamente para realizar novos exames pode ser uma estratégia para avaliar a função tireoidiana sem a influência do medicamento, permitindo que sua médica obtenha uma visão mais clara do seu estado atual da tireoide. No entanto, é crucial que essa decisão seja acompanhada de perto por um profissional de saúde qualificado, considerando os riscos de uma possível recidiva do hipertireoidismo durante a suspensão do medicamento.

Na medicina integrativa, o acompanhamento de condições como o hipertireoidismo envolve uma abordagem holística, considerando não apenas os aspectos físicos da doença, mas também o impacto emocional, nutricional e de estilo de vida na saúde da tireoide. Além do tratamento medicamentoso, podem ser exploradas estratégias complementares para apoiar o equilíbrio hormonal e o bem-estar geral, como ajustes na dieta, suplementação nutricional específica, e técnicas de redução de estresse.

É fundamental manter uma comunicação aberta com sua médica sobre quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha em relação ao tratamento e seguir rigorosamente as orientações fornecidas. Lembre-se de que qualquer ajuste no tratamento deve ser baseado em uma avaliação cuidadosa da sua condição atual e nos resultados dos exames.

A importância de um plano de cuidados realizado por um profissional com prática integrativa é imensa, pois oferece uma visão completa e personalizada do tratamento, considerando todos os aspectos que podem influenciar sua saúde e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.