Boa tarde! Então, esses dias eu tava cm crise de ansiedade na minha aula de teatro, umas meninas cha

21 respostas
Boa tarde! Então, esses dias eu tava cm crise de ansiedade na minha aula de teatro, umas meninas chamaram o professor, e ele foi até mim, eu tava chorando, cm medo e vergonha, esse professor foi um anjo comigo, ele me consolou, me deu um abraço forte por vários segundos, e tipo...eu fico emocionada só de lembrar...meu pai sempre foi mto estressado, n era mto afetivo comigo, mas o meu professor foi totalmente o contrário....eu chorei tanto dps pq eu nunca senti um abraço daquele jeito....nenhum homem adulto foi tão carinhoso comigo....e quando meu professor me olhou em meus olhos, sorriu e ainda me abraçou, mds....foi mágico...n sei mto bem oq senti...ninguém nunca me tratou daquela forma, principalmente em momentos de dor, ent oq ele fez foi MTO especial e mto importante pra mim, nunca vou esquecer...e apesar de q nos conhecemos a pouco tempo, pra mim ele já é meu pai, msm n sendo kkk....até hj choro só de lembrar do q ele fez..n sei pq, me afetou dms, no sentido bom....n sei o pq de eu estar assim...n sei oq houve comigo...podem me ajudar por favor...?
Oi pela situação descrita, me parece que teve uma crise e é muito importante entender o que provocou. Quanto ao acolhimento do professor foi muito eficaz para acalma-la e também para perceber como a falta de uma figura masculina representa para você. Muito importante a sua percepção de que os sentimentos estão aflorando de forma natural e buscar um psicólogo que possa ajudar no entendimento dos seus sentimentos e ansiedades.
Busque ajuda!

Boa tarde! Pelo que você descreveu é compreensível que essa experiência tenha te afetado tanto, pois parece ter sido um momento muito difícil para você, parece ter sido uma crise de ansiedade. O abraço e o apoio afetivo que você recebeu do seu professor na aula de teatro foram valiosos, especialmente se você não teve uma figura paterna afetiva na sua vida. Essa conexão emocional que você estabeleceu com ele pode ter despertado emoções intensas, incluindo a sensação de segurança. Se você percebe que essas dificuldades com as emoções são um ponto que precisa ser resolvido é importante que busque apoio psicológico para tratar essas questões.
Boa tarde! Aparentemente você está em um momento sensível e com bastante carência afetiva. É muito bom receber afeto de pessoas próximas em momentos delicados, porém, cuidado com as expectativas que este acolhimento pode gerar em você!
A falta de afeto pelo pai ou pelos pais geralmente é algo bastante significativo na vida das pessoas e muitas vezes requer elaboração para se libertar deste sofrimento. É complicado quando você tenta substituir esta falta por outras relações, como na sua fala "para mim ele já é meu pai". Esta é uma projeção perigosa, pois você passa a esperar daquela pessoa uma atenção que nem sempre ela poderá lhe dar. O fato de alguém lhe acolher em um momento sensível, não significa que aquela pessoa estará sempre disponível para você!
O processo psicoterapêutico pode lhe ajudar a elaborar a falta de afeto deixada pelo seu pai e lidar melhor com sua ansiedade e carência.
Espero que fique bem!
Olá!
Possivelmente você passou por uma crise de ansiedade, que pode ser eventual ou transitória, mas vale a pena acompanhar.
Em relação ao acolhimento do seu professor, fico feliz de saber que você pôde contar com esse cuidado dele, mas não convém esquecer que ele é seu professor e não seu pai. É comum que a gente acabe transferindo sentimentos pras pessoas em quem a gente encontra um afeto que, muitas vezes, falta em outro lugar.. mas seria legal buscar ajuda psicológica pra entender suas emoções e, construir uma relação mais saudável e amorosa com seu pai, se for possível, bem como entender, se não for possível, quais são os pontos em que você precisa aprender a administrar essa falta.

Fique bem!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 190
Oi!

É incrível como um abraço pode ser tão vivaz, neh? O que mais me chamou atenção em seu relato é a intensidade que esse abraço teve para você. Isso pode ter repercutido dessa forma devido a uma ausência em sua rotina, ausência de compreensão, diálogo, validação do seu sofrimento. Sem isso, imagino que lidar com situações variadas em nossa vida se torne algo muito difícil...
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
Concordo com os colegas, e recomendo a busca por ajuda profissional psicologica. O sentimento pelo abraço pode ser sinal de que algo precisa ser visto.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Olá! Pelo seu relato, você está passando por um momento muito delicado. Crises de ansiedade devem ser tratadas o quanto antes, pois elas podem se agravar. As sensações que apareceram frente ao acolhimento do seu professor, mostram sentimentos e questões que precisam ser trabalhadas na terapia. Indico que você procure um bom profissional para te ajudar com as crises e entender os seus sentimentos. Muito bom ser acolhida nesses momentos e um bom profissional vai te acolher e te ajudar com seus medos, angustias, para você conseguir se entender melhor, ficar mais tranquila, diminuir suas crises e suas inseguranças.
Desde bebê você tem necessidades emocionais básicas, e dentre as mais importantes estão o afeto e a proteção: receber amor e proteção incondicionais, de modo a se se sentir amada, protegida, e também digna desses sentimentos, a fim de que na vida adulta dependa menos dos humores dos outros. Do seu relato eu concluo que essas necessidades não foram nem estão supridas de modo suficiente, podendo ter gerado, por exemplo, a crença que a TCC classifica como "Desamor": o sentimento de não merecer amor, de se sentir a culpada por isso, de achar que precisa agradar ou ao menos não desagradar os outros todos para poder receber alguma migalha de atenção, toque, carinho. Faz sentido? Do seu pai você já relatou frieza, mas analise também outros cuidadores seus, pessoas influentes, próximas: mãe, avós, etc. O professor acolheu e protegeu você num momento em que estava vulnerável. A atitude dele causou reflexões importantes para o seu autoconhecimento, ao mostrar que existem padrões mais saudáveis de relacionamento do que você aprendeu com sua família. Fez você acreditar que é digna de um carinho incondicional, que não precisa pagar por isso com submissões ou reprimindo seus desejos, necessidades e direitos, como é possível que você tenha aprendido. Fique com o aprendizado, mas cuide para não romantizar, idealizar demais o ocorrido, o que poderá lhe trazer consequências indesejadas. É um ótimo momento para iniciar a Psicoterapia. Com ela você vai se dar nova chance de "reaprender a amar e ser amada", o que lhe ajudará, dentre outros benefícios, a evitar ou reduzir as crises de ansiedade. Muita força pra você!
Olá! Diante do desafio da aula de teatro você pode ter tido uma sensação muito forte de desamparo, de exposição e insegurança que levou a muitas emoções difíceis de lidar. A presença afetiva do professor, provavelmente alguém bastante trabalhado nas emoções, te deu o amparo necessário. Importante que tu percebas que precisa se fortalecer internamente para lidar com situações assim. Nem sempre o professor estará contigo, não é? Muitos podem ser os caminhos para isto, um deles é uma análise psicanalítica!
Olá! Possivelmente você passou por uma crise de ansiedade, que pode ser eventual ou transitória, você precisa de um profissional capacitado para te ajudar.
Um abraço!
Olá...
O abraço fez vc se conectar com a ausência desse pai pelo que descreveu e colocando a pessoa que gostaria que ele fosse no lugar dele, porém, mentalmente.
Procure terapia o quanto antes e leve essas questões que são profundas e com bastante angústia e demanda, vai te ajudar.
Abraço
Olá, penso que você passou por um momento sensível emocionalmente e pode perceber uma falta na sua vida, como esse carinho e cuidado de pai. Minha orientação é iniciar processo de psicoterapia para entender melhor seus sentimentos, ter uma compreensão do que aconteceu e encontrar caminhos para lidar com suas emoções. Abraço
Oi, pelo relato percebo que existem questões significativas com seu pai o que leva a questões emocionais significativas, o fato de ter recebido acolhimento saudável de seu professor pode ter feito com que percebesse que existem pessoas que se importam e que nem todas as relações precisam ser como funciona entre você e seu pai. No entanto é importante buscar psicoterapia para compreender os gatilhos da crise de ansiedade e também compreender que é possível construis relações saudáveis. Espero ter ajudado.
Em uma crise de ansiedade é muito importante sentir acolhimento e suporte, e pelo jeito foi isso que esse professor despertou em você, além das questões de afeto paterno que identificou nunca ter recebido, parece que esse foi o motivo de ter sido algo tão forte para você. Sugiro buscar ajuda Psicológica para trabalhar estas questões, e caso queira saber mais sobre a ansiedade, siga meu perfil no instagram, sou uma Psicóloga com foco em ansiedade.
@psi.tati.indaiatuba
Espero que fique bem.
Uma interpretação comum e que frequentemente faz sentido pra muitas pessoas que sofrem com essas crises, é dela como uma reação a um sentimento/percepção de desamparo ou condição de vulnerabilidade diante de um "mundo" hostil.

Sendo assim, pelo que vc relatou da sua experiência (de privação afetiva) com seu pai, pode ser que esse abraço tenha sido de grande importância pq parece que atendeu precisamente a sua necessidade naquele momento, e isso realmente tem um efeito bastante ansiolítico.

No entanto, penso que talvez vc tenha que ter cuidado com essa representação que seu professor passou a ter pra vc. Seria ruim se vc passasse a esperar dele que atenda à suas demandas afetivas e corrija a experiência de falta que vc teve com seu pai.

Um caminho mais eficiente seria buscar maior autonomia e independência afetiva, de modo que vc se sinta cada vez mais confiante sobre suas potencialidades para enfrentar os desafios da vida.

É claro que isso é só um palpite que me veio a partir do seu relato. De qualquer forma, a psicoterapia é um bom "lugar" para compreender melhor essas coisas. Espero ter ajudado! :)
Para além de dar nomes se foi crise de ansiedade ou nao, que tal você se conhecer com mais profundidade. O teatro é uma forma de conhecer que somado à terapia aumenta seu potencial tanto profissional como pessoal. Bora, marca uma consulta, eu to te esperando!
Olá você teve um episódio de ansiedade e seu professor teve a sensibilidade de te acolher nesse momento tão delicado; fez aquilo que você precisava receber naquele momento de tanta fragilidade e medo; imagino que em sua infancia ouveram muitos momentos onde você teve medo e se sentiu desamparada e precisava desse abraço que não veio; então se juntaram as duas coisas a ansiedade e o afeto de uma figura masculina, por isso você ficou tão mexida. Isso é normal. Fica em paz.
Parece que você já sabe o que houve que te impactou tanto no acolhimento que você recebeu. Uma vida sem essas experiências de acolhimento, de aconchego e de calmaria com um adulto de referência que se faça presente pode causar faltas muito significativas, de modo que seja avassalador quando você vive uma experiência que te coloca frente a algo que você se dá por conta que não teve, que te foi negado de alguma forma. Porém, para além da sensação de acolhimento que teve com o professor, você menciona que a cena iniciou porque tu estavas em um momento de crise e você finaliza contando da sensação de que sente neste professor o lugar de pai. Essas duas questões me parecem ser importantes de serem salientadas. Digo isso no sentido de que se tu estavas tendo um episódio de alguma crise é porque há algo que não vai bem e que precisa de atenção. Por outro lado, há também essa menção que tu faz de ver o professor como uma espécie de pai, e isso também merece atenção. É incrível e potente que você possa encontrar na vida pessoas que te façam se sentir segura e bem. Porém, se a falta que tu tens do acolhimento e amor de uma mãe ou pai não estiver bem resolvida pra ti, é possível que isso venha a se tornar um problema. Afinal, essa falta pode ser tão grande que pode acabar te fazendo topar certas situações de muito sofrimento, pois o que tu estaria em troca desse sofrimento seria algo como o acolhimento, o afeto ou o amor que tu sente que não teve. Agora não estou falando mais sobre a cena com o professor, mas sim, sobre a possibilidade de que hajam outras relações na vida onde você acabe ficando como que uma "refém" de algo que não está bem porque em troca haveria uma espécie de "ganho". É bem importante que tu possas avaliar se isso faz sentido pra ti, se já houveram situações onde talvez tu tenha sentido que estava aceitando algo que não era legal por sentir que a pessoa era "boa" pra ti de alguma forma e se essa falta de carinho da tua história pode te levar hoje a aceitar coisas não muito boas para poder viver o recebimento de carinho. Se for o caso, pode ser interessante que essa falta que houve na tua história seja trabalhada em um processo de terapia, para que você possa se permitir avaliar e definir os teus critérios e os teus limites nas relações com as pessoas, para que não corra o risco de "pagar qualquer preço" pelo recebimento de um pouco de atenção e afeto. Eu espero ter podido ajudar um pouco, e fico disponível pra conversarmos sobre a possibilidade de um processo de terapia, caso você julgue que isso pode ser positivo pra ti. Um abraço, e boa sorte.
Ele te deu o que você precisa muito, amor. É importante se cuidar, deixando-se ser cuidada, considere uma psicoterapia com alguém que se sinta acolhida, boa sorte.
Olá. Procure ajuda profissional para possível tratamento de ansiedade, entender o que aconteceu e as emoções que te acompanham. Abç. Caso precise, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100
Sinto muito que tenha passado por essa situação difícil na aula de teatro, mas fico feliz em ouvir que seu professor foi um apoio tão importante para você. Às vezes, gestos simples de compaixão e afeto podem ter um impacto profundo em nossas vidas, especialmente quando nos sentimos vulneráveis.

É perfeitamente normal se sentir emocionada e até mesmo chorar diante de uma experiência tão reconfortante e significativa. O que você está experimentando pode ser uma mistura de gratidão, alívio emocional e até mesmo uma sensação de conexão genuína com outra pessoa.

É compreensível que a falta de afeto paterno em sua vida possa ter tornado esse gesto de carinho do seu professor ainda mais impactante para você. É importante reconhecer e valorizar esses momentos de bondade, pois eles podem nos ajudar a superar traumas passados e a construir relacionamentos saudáveis no futuro.

Se você se sentir confortável, pode ser útil conversar com seu professor sobre como você se sentiu durante aquele momento e expressar sua gratidão por seu apoio. Compartilhar suas emoções pode fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês e ajudá-la a processar esses sentimentos de uma maneira saudável.

Além disso, se você achar que essas emoções continuam a afetá-la de forma significativa, considerar falar com um terapeuta pode ser uma opção útil. Um profissional de saúde mental pode ajudá-la a explorar esses sentimentos com mais profundidade e fornecer ferramentas para lidar com eles de maneira eficaz.

Lembre-se de que é completamente normal se sentir dessa maneira e que está tudo bem buscar apoio quando necessário. Seu bem-estar emocional é importante, e você merece todo o amor e apoio que puder receber.