Boa tarde. Cuido de minha mãe, que sofreu fratura e tem outras limitações físicas. Tenho dificuldades

11 respostas
Boa tarde. Cuido de minha mãe, que sofreu fratura e tem outras limitações físicas. Tenho dificuldades nos cuidados pois me irrito facilmente com ela e suas manias. Estou decepcionado com o modo como a trato. O que devo fazer para controlar a irritabilidade?
A vivência com o outro que se encontra em processo de adoecimento, muitas vezes, desperta no próprio cuidador uma série se sentimentos e afetos. O mundo subjetivo pode ser invadido pela vivência de dor e sofrimento que aquele outro está sentido. É importante avaliar como este campo está afetando e se necessário buscar um profissional de psicologia que possa, conjuntamente, cuidar deste lugar que está tocando e mobilizando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Terapia EMDR e meditação podem te ajudar.
Olá, boa tarde! Um acompanhamento psicológico poderia te ajudar muito, não só a controlar sua irritabilidade, mas a entender melhor ela, de onde ela vem, que função ela está exercendo na sua vida, e como lidar com o que quer que esteja gerando-a. Além disso, cuidar de pessoas com algum tipo de fragilidade pode sobrecarregar emocionalmente e esse acompanhamento psicológico pode te ajudar a estar nessa função de forma mais saudável para você também, sem passar dos seus limites. Espero ter ajudado! Estou à disposição.
Cuidar de outra pessoa e ser responsável por ela, é emocionalmente e fisicamente desgastante. Um psicólogo pode ajudar bastante a controlar sua irritabilidade e ansiedade, te ajudar no seu emocional. Procure um psicologo(a). Você terá inúmeros benefícios.
Espero ter ajudado! Um grande abraço.
De fato, a função de cuidador/a não é nada fáci !
Além de tentar ajuda de mais alguém, procure por uma psicoterapia para ajudar a si mesmo, saber se colocar no lugar em alguns momentos, colocar seus limites em outros e ter vida própria também.
O cuidador é alguém que além dos próprios problemas carrega problemas de uma outra pessoa. A carga emocional duplica. É realmente complicado dar conta de tudo. Muitas doenças emocionais surgem desse processo. É importante nesse momento se cuidar para ficar emocional e fisicamente bem para cuidar de sua mãe. Procure ajuda psicológica para te auxiliar nesse processo. Num avião quando acontece uma pane, a orientação é que utilizemos a máscara de oxigênio antes de ajudar outras pessoas. O autocuidado do cuidador é imprescindível. Assim, estará mais disponível para cuidar de sua mãe e se colocar no lugar dela para entender o quão difícil deve ser para ela também. Espero ter ajudado. Abraços.
A irritabilidade é um esgotamento ou sobrecarga emocional, que precisa ser avaliada, por um profissional psicologo, para entender e compreender em que momentos está irritação se intensifica e como de fato acontece. Portanto, cuidar de outras pessoas requer um equilíbrio emocional muito grande.
A função de cuidadora é desgastante tanto física como emocional . Nesse momento é importante sempre que possível tirar um tempo para você, fazer um relaxamento para aliviar o estresse e a tensão. Ajuda de um profissional de psicologia poderá te ajudar a resolver essas questões auxiliando quanto ao pensamento, comportamento e emoção
Olá! Muito provavelmente, em função dos cuidados direcionados a sua mãe, você encontra-se sobrecarregada e irritada em função da dupla carga emocional. Nesse momento, é fundamental tentar separar os seus problemas, dos de sua mãe, mas nem sempre conseguimos fazer isso sozinhos. Portanto, seria importante o acompanhamento de um profissional da Psicologia para lhe auxiliar, pois os cuidadores precisam estar bem emocionalmente a fim de colaborar positivamente com a recuperação do paciente.
Oi! Ótimo que esteja decepcionado com seu modo de tratá-la e irritado. Diz que algo mudou e é preciso se adaptar. E você, me parece, com sua decepção e irritação, procura adaptar-se. Tenha paciência contigo, se puder. Alinhe a isto ajuda de psicólogos ou psicanalistas. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá!! Se a situação é recente, é importante ter paciência com você e com ela. Afinal, é uma fase de adaptação e aos poucos vocês vão se ajustando a esse convívio. Se já tem mais tempo, busque dividir essa atividade com alguma pessoa próxima, familiar próximo ou pessoa de confiança para que você possa descansar. O cuidador muitas vezes esquece de cuidar de si mesmo e, sobrecarregado, termina cansado e irritado. Então procure se alimentar bem, fazer atividade física e ter momentos de lazer. Cuide de você primeiro e estará mais disposto para cuidar dela! Se ainda assim sentir necessidade, busque ajuda profissional! Abraços!

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.