Boa tarde! Considero que tenho uma alimentação & estilo de vida saudável. Ingiro frutas (banana,

5 respostas
Boa tarde!
Considero que tenho uma alimentação & estilo de vida saudável.
Ingiro frutas (banana, morango, maça, miltilo, as vezes mamão) diariamente, junto com mel. Meu almoço normalmente é uma proteína animal (frango ou carne vermelha, talvez 2x por semana) Peixe 1 x por semana, massa à noite, whey protein isolado 1x ao dia. Vinho e 3 x por semana pizza (mas não pizza com grandes recheios).
Meu café da manha sempre possui ovos, queijo branco, pão integral e café de coador.
No período da tarde eu costumo tomar café expresso, o que normalmente me gera arrotos. Também tenho muito arroto pela noite antes de deitar na cama. Normalmente deito +- 1h após o jantar.
O café expresso é o grande vilão? Gosto muito de café e ingiro em maior quantidade na parte da manha, porém de coador. Não queria abrir mão do café (50ml ou um pouco mais) no período da tarde ou após um jantar especial. Café descafeinado seria à opção sempre?
Olá, tudo bem ?
No caso o "arroto" (eructação) é uma resposta comum do nosso organismo e é necessário para livrar o estômago do gás adicional engolido ao comer ou é produzido durante o processo de digestão.
O ponto esta em qual frequência e sem possui características como odor ou refluxo junto.
Precisamos avaliar estes alimentos consumidos próximos ao momento que ocorrem os "arrotos" para identificar se há alguma má digestão, se o corpo esta produzindo baixo ácido clorídrico ou baixa produção de enzimas digestivas, se há um supercrescimento de bactérias no intestino delgado que fazem os alimentos fermentarem levando aos "arrotos".
A cafeína presente no café é um irritante de mucosas e pode ser sim, uma das causas que podem levar aos episódios.
Mas o ideal é que procure um nutricionista para analisar os alimentos consumidos com os sinais e sintomas que você apresenta para ajustarem a alimentação atual e procurar um médico gastroenterologista para avaliar a parte fisiologia realizando alguns exames de imagem/ sangue que podem contribuir para o diagnostico.
Espero ter ajudado e estou a disposição caso precise de acompanhamento nutricional !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, excelentes interrogações!

São vários parâmetros e inquéritos nutricionais envolvidos.

Deve-se ter cuidado como o açúcar oculto e aditivos alimentares nos alimentos.
Evitar muito alimentos quentes, ácidos demais e bebidas alcoólicas; muitas das vezes aquela interação dos alimentos metabólicos no organismo não estão acertados. De maneira que acontece efeitos adversos ou não desejados.
Então para um ajuste e adequação equilibrada e levar uma vida leve e muito saudável, aconselha-se acompanhamento com seu médico e sobre tudo avaliação nutricional.
Atenciosamente: Nutricionista Juliana
Olá! Será um prazer te ajudar. Alimentos mais estimulantes precisam sim ser avaliados, como: café, outra bebidas a base de cafeína, álcool, refrigerantes, bebidas gaseificadas, refeições muito volumosas ou comer e logo deitar, enfim são infinitas possibilidades. Mas, sim é preciso investigar o por quê desses sintomas e acima de tudo identificar o causador deles, você pode inclusive estar fazendo certo a dieta errada, é preciso que a sua alimentação seja ajustada para a sua vida, sua rotina, de maneira inteligente. Converse seu nutri!
Olá! Parece que você tem hábitos alimentares bastante variados e equilibrados. Quanto à sua pergunta sobre o café expresso e os arrotos, é possível que a acidez do café contribua para esse efeito, especialmente se você o consome em maior quantidade. O café expresso tende a ser mais concentrado e ácido em comparação com o café de coador. A acidez pode irritar o esôfago, causando arrotos ou refluxo em algumas pessoas. Se você percebe que os arrotos estão associados ao consumo de café expresso e isso o incomoda, pode ser uma opção considerar o café descafeinado. O café descafeinado geralmente é menos ácido e pode ser mais suave para o sistema digestivo. Você pode fazer o teste. Outra dica. Tenha um diário alimentar onde após o consumo dos alimentos você possa registrar sinais e sintomas e assim conseguir associar a um determinado alimento. Se os arrotos persistirem ou causarem desconforto, seria aconselhável consultar um médico ou um gastroenterologista para uma avaliação mais detalhada. Abraços!
Olá! Por vezes, os arrotos e a sensação de mal estar podem ser reflexo de algum hábito ou alimento não citado, o qual, inicialmente, não gera "desconfiança". A produção excessiva de gases engloba fatores diversos os quais incluem: saúde intestinal e microbiota; sustâncias antinutricionais fermentativas; certo grau de intolerância à lactose, excesso de proteínas na dieta (o que cursa com a microbiota), certo grau de hipocloridria e outros fatores da mesma complexidade. Sugiro que passe em consulta com um nutricionista para tentar identificar fatores associados e, a partir disso, traçar um tratamento eficaz com maior assertividade. Me coloco à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Fabiane Gregório Batistela

Fabiane Gregório Batistela

Cirurgião geral

São Paulo

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Jacob Facuri Neto

Jacob Facuri Neto

Especialista em clínica médica

Goiânia

Joice Mara Santos Moura

Joice Mara Santos Moura

Cirurgião geral

Sete Lagoas

Ana Carolina Sawaris Neto

Ana Carolina Sawaris Neto

Especialista em clínica médica

Campo Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1040 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.