Boa tarde. Alguem poderia me responder se a pregabalina é uma droga antagonista ou agonista? E se

2 respostas
Boa tarde.
Alguem poderia me responder se a pregabalina é uma droga antagonista ou agonista? E se o aumento de peso esta relacionado com o aumento do apetite ou aumento de triglicerídios?
Antagonistas são substâncias que atuam antagonizando o efeito de outra, ao nível de receptores celulares. Agonistas são as que atuam no mesmo sentido que a substância natural que ativa os receptores celulares. Drogas podem ter efeitos antagonistas em alguns receptores e agonistas em outros. Assim, sua pergunta só teria sentido se você citasse a qual(is) receptor(es) se refere ou, pelo menos, qual efeito da droga se refere. Quanto ao seu aumento de peso, se estiver com aumento de apetite, pode ser uma causa, possivelmente a mais provável. Triglicérides aumentados podem estar relacionados ao aumento de apetite, mas como consequência e não como causa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O mecanismo da pregabalina é um tanto complexo, atuando ao inibir a subunidade alfa-2-delta dos canais de cálcio voltagem-dependente dos neurônios pré-sinápticos, de forma a reduzir o influxo de cálcio e a consequente liberação de glutamato, neurotransmissor excitatório. Essa redução proporciona um aumento relativo de GABA, neurotransmissor inibitório que, falando de forma simplista, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade. Classificar medicamentos como "agonistas" ou "antagonistas" não quer dizer muitas coisa, pois dependerá de qual receptor ele está agindo, além de que uma mesma droga muitas vezes tem efeito agonista em determinados receptores e antagonistas em outros.

A pregabalina pode sim causar aumento do apetite e, por consequência, aumento do peso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.