Boa tarde. Alguem poderia me responder se a pregabalina é uma droga antagonista ou agonista? E se

2 respostas
Boa tarde.
Alguem poderia me responder se a pregabalina é uma droga antagonista ou agonista? E se o aumento de peso esta relacionado com o aumento do apetite ou aumento de triglicerídios?
Antagonistas são substâncias que atuam antagonizando o efeito de outra, ao nível de receptores celulares. Agonistas são as que atuam no mesmo sentido que a substância natural que ativa os receptores celulares. Drogas podem ter efeitos antagonistas em alguns receptores e agonistas em outros. Assim, sua pergunta só teria sentido se você citasse a qual(is) receptor(es) se refere ou, pelo menos, qual efeito da droga se refere. Quanto ao seu aumento de peso, se estiver com aumento de apetite, pode ser uma causa, possivelmente a mais provável. Triglicérides aumentados podem estar relacionados ao aumento de apetite, mas como consequência e não como causa.

Olá! O mecanismo da pregabalina é um tanto complexo, atuando ao inibir a subunidade alfa-2-delta dos canais de cálcio voltagem-dependente dos neurônios pré-sinápticos, de forma a reduzir o influxo de cálcio e a consequente liberação de glutamato, neurotransmissor excitatório. Essa redução proporciona um aumento relativo de GABA, neurotransmissor inibitório que, falando de forma simplista, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade. Classificar medicamentos como "agonistas" ou "antagonistas" não quer dizer muitas coisa, pois dependerá de qual receptor ele está agindo, além de que uma mesma droga muitas vezes tem efeito agonista em determinados receptores e antagonistas em outros.

A pregabalina pode sim causar aumento do apetite e, por consequência, aumento do peso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!