Boa tarde. A paroxetina causa esquecimento ou falta de memoria?

3 respostas
Boa tarde.

A paroxetina causa esquecimento ou falta de memoria?
Olá! A paroxetina é um medicamento que ajuda muitas pessoas a se sentirem melhor quando estão deprimidas ou ansiosas. No entanto, além de ajudar com esses problemas, a paroxetina pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo problemas de memória. Isso acontece devido um efeito chamado "anticolinérgico". Normalmente, nosso cérebro usa uma substância chamada acetilcolina para ajudar na memória e no aprendizado. A paroxetina pode diminuir a quantidade dessa substância no cérebro, o que pode dificultar a lembrança de coisas novas ou fazer a pessoa esquecer mais facilmente. Portanto, se você que está tomando paroxetina começar a perceber que está tendo problemas de memória, é importante conversar com seu psiquiatra. Ele pode ajustar a dose do medicamento ou considerar outras opções para evitar esse efeito colateral. Abraço!

O uso prolongado de paroxetina tem sido associado inlusive ao surgimento de quadros de déficit cognitivo, como o Alhzeimer. Esse cuidado para não atingir esse patamar é fundamental.
Boa tarde! A paroxetina, um antidepressivo, pode causar alguns efeitos colaterais, e em algumas pessoas pode haver relatos de esquecimento ou dificuldade de memória. No entanto, esses efeitos não são comuns e variam de pessoa para pessoa.

Se você está percebendo problemas de memória desde que começou a tomar paroxetina, é importante falar com seu médico. Ele poderá avaliar se a medicação é a causa e, se necessário, ajustar a dose ou considerar uma alternativa. Não hesite em buscar orientação médica para garantir que seu tratamento esteja funcionando bem para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500