Boa Tarde, a minha duvida e, estou de luto a quatro anos e dois meses.Estou tomando Rivotril 2mg e t

34 respostas
Boa Tarde, a minha duvida e, estou de luto a quatro anos e dois meses.Estou tomando Rivotril 2mg e tomei Citalopram, depois mudei para o Exodus. agora parei com tudo uns 5 dias.Tenho Sindrome do Panico a muitos anos, com a morte da minha irma fiquei com depressao severa.Os medicamentos nao ajudam muito.Nem Terapia.Me isolei de todos, penso na minha irma toda hora, nao posso falar sobre o assunto com ninguem desde o falecimento dela.Nem com minha familia.Ninguem fala sobre a morte dela.Sei que meu pai esta tao mal quanto eu.Mas o resto , vida que segue.Eu nao consigo seguir minha vida, talvez por isso.Fiz tratamento com uma psicologa que nao ajudou nada.Agora sem medicaçao parece que foi ontem que aconteceu tudo.Lembro da minha irma ali sendo velada.Minha querida e amada irma.Choro muito.Dificil de acreditar.Ela estava me ajudando a superar minhas crises, de repente ela fica doente e morre.Nao moramos no mesmo Estado.Minha familia toda mora em Curitiba .Eu e meu filho em Santa Catarina, Bombinhas.Eramos muito unidas sempre. Agora me sinto perdida e sem rumo.Nao posso falar da minha dor.Remedios apenas aliviam no momento.O que faço?
Olá. Como você disse, "remédios apenas aliviam a dor", e você já tentou alguns, sem muito sucesso, ao que parece. Há momentos em que eles são necessários, até mesmo para auxiliar a lidar com a dor, sendo a do luto, uma perda muito difícil de simbolizar. Quando se fala em terapia ou em análise, pode-se fazer uma borda para aquilo que acomete a cada um. O fato de você não se sentir "ajudada" por um profissional, não impede que você recorra a um outro - psicólogo ou psicanalista - a partir dos quais você poderá encontrar algumas respostas à sua dor, mantendo a medicação, sempre que necessária, prescrita pelo médico que te acompanha. Abraço, Helton Guerra.

Oi, perder alguém pode ser muito doloroso e o uso de medicamentos podem auxiliar, mas dificilmente somente eles resolvem. Como tu dissestes fez tratamento com medicamentos e terapia, que é realmente o mais aconselhado nesse momento tão sofrido.
Me parece fundamental ter alguém para te acolher e onde tu possa desabafar. Infelizmente não tivestes uma boa experiência com outra colega psicóloga, mas de repente podes tentar novamente com outro psicólogo ou psicanalista que são profissionais capacitados a te escutarem . É importante poder ter um lugar para falar sobre a sua dor e sobre qualquer assunto.
Poder falar o que sente pode te ajudar a se sentir melhor.
Atenciosamente, Renata de Carvalho Britto

Boa noite, sei que vc esta sofrendo com tudo isso e que já provou medicamentos e terapias, mas se me permite procure na sua cidade alguém que trabalha com EMDR. A terapia com EMDR tem protocolos especifico que trabelham o luto com muito sucesso, procure na sua cidade alguém que trabalha com isso ou de cidades vizinhas, garanto que vai se sentir melhor e aliviada. Se tem dificuldade em encontrar psicologo/a me contate e veremos como posso te ajudar.
Olá! Você pode ter desenvolvido um processo de Luto Patológico e para melhorar isso só buscando terapia... Não desista da psicologia só pq o tratamento anterior não saiu como esperado, existem muitos profissionais por ai, não desista de buscar ajuda!
É sempre difícil encarar uma perda, fica mais difícil ainda quando encontramos dificuldades em partilhar nosso sofrimento com pessoas que saibam acolher e que realmente importem-se conosco. Você fala igualmente do sofrimento da família e da distância, mas chamou-me a atenção também o fato da irmã que lhe ajudava, o que mais ela fazia? Como foi como irmã?
Fiquei pensando na graça de ter tido uma irmã, por quanto tempo você a curtiu? Se tiveram bons momentos, se riram e se divertiram juntas... pensei em tantas coisa e que talvez alguém, com conhecimento de psicologia possa lhe ajudar.
Siga procurando, não desista, pois desistir acontece uma única vez.
Forte e carinhoso abraço.

Olá, Boa tarde, a dor proveniente do luto é legítima e deve ser vivenciada, a fim de que permaneça apenas o amor com lembranças boas de quem se foi. Contudo, quando essa dor é persistente há a indicação de tratamento psicológico e, algumas vezes, medicamentoso. Qualquer alteração medicamentosa deve ser conversada com o seu médico, a fim de se evitar reações adversas. Você diz que se sente agora perdida e sem rumo, o que indica que você se perdeu de si mesma. Encontrar o caminho de volta é começar a perceber o que é “meu” de fato, o que é do outro; começar a se perguntar: o que gosto mesmo de fazer? O que me dá realmente prazer na vida? E encontrar novos sentidos para viver. O seu relato consta que você já procurou um Psicólogo sem sucesso. Existem muitas e muitas terapias dentre elas a Psicoterapia que é realizada por um Psicólogo, dentro da Psicoterapia, há algumas diferentes abordagens. O que posso sugerir é que você procure talvez outra abordagem com a qual você se adapte melhor e se sinta mais confortável.
Boa noite!
Por mais difícil que seja falar desse fato, você irá precisa falar em algum momento. Sei que o tempo de luto é muito subjetivo e depende de pessoa pra pessoa, mas 4 anos é um tempo elevado, e como você mesmo falou, a vida segue e você tem um filho que precisa de você. Sua experiencia, pelo que você falou, não foi positiva com o profissional que te atendeu anteriormente, mas, procure outro que você se sinta acolhida, é preciso entender esse longo "tempo" de luto e qual o lugar que sua irmã ocupou em sua vida, para dai por diante, aprender a viver com sua ausência e continuar tocando a vida, é preciso seguir em frente apesar de. Fique bem.
Mauricio Cardoso.
Bem, um luto é algo muito muito difícil. Perder alguém querido nos faz sofrer muito e muitas vezes precisamos de ajuda para superar. Psicoterapia, medicação. Tudo isso ajuda sim é muito . Acontece que você teve péssimas experiências, mas nada te impede de procurar alguém recomendado, há ótimos profissionais no mercado , há excelentes tratamentos, medicações se precisar, eu sugiro procurar outros, um psicólogo é como qualquer profissional, por ex dentista... é ruim? Procura outro. Ginecologista, é ruim? Procura-se outro. Advogado é ruim, procura-se outro. Porque não? . Há bons e maus profissionais por toda parte. É minha sugestão, não desista, tudo será mais leve e refletido com uma boa ajuda. Não há como fugir disso, os sentimentos devem ser compartilhados, elaborados, resolvidos. Força, não desista, procure um bom profissional. Afinal a psicologia é uma ciência de mais de 150 anos. ????
Olá! Todas as pessoas precisam de ajuda, TODAS. Não se prive disso. Há ajuda. Terapia EMDR é uma sugestão.
Olá, a medicação é importante, mas a psicoterapia vai lhe ajudar na elaboração do processo de luto, as fases vividas no luto e entender o seu projeto de vida. A família é parte deste projeto, mas não é o seu projeto de vida. Importante de tudo é entender a causa de todo este sofrimento e dor que não lhe permite viver. A psicoterapia pode facilitar este seu processo de elaboração e viver de forma mais tranquila.
Pelo que entendi, vc já estava "doente" antes do óbito da sua irmã. É claro que vc vai ter dificuldade para encontrar alguém para ajuda lá, pois sua irmã não deixou ninguém para substitui lá. Se vc passar a confiar no seu próximo psicoterapeuta, mostrando para si mesma que ele não é sua irmã mas vai ajudar, será um grande passo. Eu indico uma psicoterapia com base existencial fenômenológica.
Vou enfatizar o que meus colegas já colocaram , volte a procurar um outro profissional psicólogo em sua cidade , ou mesmo próximo , em Balneário existem bons profissionais inclusive em EMDR , Psicanálise, Gestalt e outras abordagens da psicologia. Você precisa falar , , gastar com lágrimas e palavras está dor , só um profissional pronto e com uma escuta atenta , vai poder dar um sentido a uma dor insuportável e finalmente construir com você um lugar para ela e assim acalma-la ! Caso precise de alguma coisa pode me contatar , espero ter ajudado ! Um abraço
Olá querida, boa noite, como já mencionado anteriormente, você está passando por um luto patológico, que é o luto que ainda causa muita dor apesar de já haver um tempo longo do ocorrido. É compreensível o que você está passando e entendo que você precisa cuidar de sua saúde emocional agora, tanto o tratamento medicamentoso quanto o psicoterápico. Busque ajuda querida, se ame se cuide, um forte abraço.Joelma Lisboa, Psicóloga.
Ola , Boa tarde .Naã desista de se cuidar. Situações de perda trazem muita dor e se vc, já não estava tao bem, com um provável processo depressivo , a perda de sua irmã pode ter agravado seu estado , fazendo com que o tempo de melhora se tornasse muito mais longo do que normalmente acontece. Uma psicoterapia com um profissional especialista , ajudará vc a sair desse quadro de dor e sofrimento, ajudando vc a fazer as atividades que gostava anteriormente e se sentia feliz , e que já ha algum tempo , provavelmente deixou de fazer. Volte a enriquecer sua vida. A psicoterapia vai te ajudar. Se quiser alguma informação, pode contar comigo. Abraços
Olá, sinto muito! Como já foi dito, a psicoterapia poderá te ajudar bastante, pois lá você pode se abrir e falar sobre o que você quiser, é um ambiente seguro e acolhedor. Procure um psicólogo com quem se sinta bem, confortável, à vontade e segura. Você precisa falar disso, não pode fingir que nada aconteceu. Infelizmente para superar, é preciso viver o luto e isso é muito difíicil mesmo. Quanto mais você falar sobre isso, mais fácil vai ficando. Não desista! Boa sorte e melhoras! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços.
Embora sem dúvida nenhuma seja uma dor imensa, o luto deve ser vivenciado, sugiro que procure um psiquiatra e fale dos desconfortos que a levaram a abandonar a medicação, ele terá outras alternativas que podem ser melhores. Até porque a psicodinâmica é a psicocinética é diferente para cada indivíduo. Ou seja, aquilo que funciona muito bem para alguém pode não funcionar para outra pessoa. Feito isso, sugiro que procure um profissional de orientação cognitivo comportamental. Que vai trabalhar as mesmas coisas, mas com perspectivas diferentes. As taxas de resolução ou diminuição do luto são bastante significativas.
Depois de todo este tempo da perda, você não desistiu da sua vida! Importante tu prestar atenção, que tua amada irmã se foi, mas tu não precisas morrer junto. Se vem pedir ajuda, ainda quer viver e tem este direito. Como os colegas assinalaram, busque até encontrar um espaço com profissional que sinta que contribui. Mas deixo uma sugestão que talvez tu possa construir: terapia com tua família de origem. Tua cidade não é tão distante da deles e quem sabe com apoio terapêutico individual tu possas encontrar forças para construir isto com tua família? Para lutos tão persistentes, o apoio da família pode ser bem vindo.
Olá, sugiro que procure outros profissionais, não tem outro caminho. Pelo seu relato ainda está em luto e abandonou todos os tratamentos, parece que perdeu as esperanças, é importante que saiba que algumas vezes os processos terapêuticos precisam ser reavaliados. Procure uma equipe de multiprofissionais, e acredite na possibilidade de voltar a ser feliz!
Olá, lidar com a perda de um ente querido é algo muito difícil. Quando perdemos alguém que amamos, parece que uma parte de nós foi junto com a pessoa que faleceu. Às vezes tem-se que lidar com a sensação de que foram duas mortes: a da pessoa querida e a da pessoa que éramos antes daquela perda. O fato de você apresentar dificuldades emocionais antes da perda pode ter contribuído para desenvolver o luto patológico, que é quando não conseguimos avançar no processo de luto e ficamos presos ao sofrimento. Não desista de buscar ajuda profissional para superar esse sofrimento e encontrar novamente a alegria de viver. Sugiro que você persista. Procure um psicólogo que tenha experiência no atendimento a pacientes enlutados. Você precisa de ajuda para lidar com o luto e também para tratar seu quadro ansioso. Procure também um psiquiatra para obter a ajuda da medicação. Um grande abraço.
O luto pela perda de uma pessoa queria é parte difícil mas indissociável da vida. Elaborar a perda da sua irmã é muito importante para que você possa viver essa memória de forma que não te paralise mas, ao mesmo tempo, possa manter algum tipo de conexão com esse pessoa tão importante na sua história e que pode continuar te inspirando ao longo de sua vida. Um psicólogo pode sim te ajudar, mesmo que sua experiência anterior não tenha sido muito efetiva. Sugiro que tente encontrar alguém com que você se sinta confortável e não desista de tentar. Uma sugestão: há profissionais especialistas em processo de luto e que atendem on line.
Olá, você está vivendo o que chamamos de luto complicado, ele é devastador para a vida da pessoa. O fato de você estar fragilizado na época e a morte abrupta dela podem ter favorecido essa forma de luto e você deve ter se sentido desamparado. Os sintomas que você descreve são muito característicos. O tratamento para o luto complicado é bem específico e parecido com o realizado para o tratamento do estresse pós traumático. Usamos a técnica de exposição. Busque por um profissional que tenha experiência na área.
Olá,
Entendo o momento difícil que está passando, acho que seria importante para você procurar um psicólogo especialistas em tratar o luto. Um abraço, Letícia de Paulo
Caríssima, me parece que a sua experiência anterior com atendimento psicológico não surtiu o efeito desejado. De todo modo, recomendo que vc se dê a oportunidade de tentar novamente com outro profissional, preferencialmente que tenha outra abordagem. É muito importante haver identificação com o profissional que vc escolheu e que tb existam boas referências. Essa situação que vc está vivenciando vai passar, desde que vc olhe sob a perspectiva adequada. É preciso resignificar o sofrimento da perda e encontrar motivos para seguir adiante com alegria e qualidade de vida. É isso que vc merece. Conte comigo!
Olá! Minha recomendação é você buscar outro psicólogo ou outros tipos de terapia na qual você se sinta acolhida e perceba que o profissional realmente possa te acompanhar em um processo de autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é aquilo que nos liberta realmente do sofrimento.
Olá, sinto muito pela sua perda e por tudo o que tem passado.
Contudo, o quadro que descreve pode sim ter começado com um luto muito intenso, mas quando isso se estende por tanto tempo pode se caracterizar como um processo depressivo, apesar de não poder afirmar nada, por conta da falta de informações.
Eu recomendaria que você continuasse com o tratamento psiquiátrico associado a psicoterapia, pois isso pode sim ajudar muito, mas tenha em mente que pode ser bem difícil e demorado, já que o trauma foi muito grande e intenso.
Um forte abraço e fico a disposição.
Boa sorte.
Às vezes, após uma experiência negativa com o psicólogo é normal o receio em buscar outro profissional. Você relata um processo de luto que parece estar sendo delicado para você, a psicoterapia seria muito útil para você. Indico que procure uma outra profissional na qual goste mais do atendimento.
Boa noite, obrigado por dividir sua história. entendo quando diz seus sentimentos e que em dado momento a colega não conseguiu lhe ajudar, contudo seria interessante que fizesse mais uma tentativa com outro profissional da área de Psicologia, uma outra sugestão seria junto com o atendimento psicológico fazer uma nova avaliação para ver se pode ser manejado algum medicamento a fim de lhe ajudar.
Olá! Meus sentimentos pela sua perda. Imagino o quanto tenha sido difícil de processar o falecimento da sua irmã, dado que mesmo depois de tanto tempo, ainda é algo que mexe profundamente com você. A dor e a saudade referentes à perda de alguém tão próximo são normais, mas é esperado que geralmente após um ano de luto, a vida se normalize, dentro do possível. Além da dor do luto em si, uma psicoterapia poderia lhe ajudar a compreender os motivos que fazem com que você não consiga superar a perda. Seria fundamental explorar o significado que sua irmã tem para você, acolher sua tristeza, elaborar melhor as possibilidades de vida após a morte dela. Embora a terapia que você buscou não tenha sido efetiva, não desista. Mesmo depois de uma dor tão profunda, é possível se construir. Espero muito que consiga encontrar um caminho e fico à disposição!
Seja bem vinda.
Em seu relato vejo quanta saudades , não é mesmo ?
Sua irmã era de extrema importancia em sua vida, e em seu relato vejo o quão ela era presente para todos da familia.
A saudade é natural, pois é um sentimento que temos só do que foi bom.
Mas importante pensarmos quando esta saudade nos paralisa, pois o luto ainda é forte em sua vida.
Sei que é complexo falar , opinar , ainda mais em um momento de extrema falta , mas A psicoterapia lhe ajuda a elaborar melhor esta dor.
Não deixe que sua experiencia anterior com a psicoterapia te impeça de procurar novos profissionais.
Estou a disposiçao para acolher sua historia.
Forte Abraço.
A importância de buscar ajuda, meus colegas já ressaltaram. Luto, luto patológico, depressão, muitos termos ao longo dos relatos.
Você é muito mais do que somente essa perda! Com o que você trabalha? Quais são seus diversos outros papeis? Se permita vivencia-los! Apesar do luto para o papel de irmã, você pode ser uma mãe bem-sucedida! Uma profissional maravilhosa, uma estudante dedicada... Viver seus outros papéis, não significa “vida que segue”, significa que você transformou a dor em lembrança, que pode impulsionar você para ser uma pessoa melhor.
O quanto você se permite olhar para as vitórias ou dificuldades nas outras áreas da sua vida? A terapia de qualidade de ajuda a direcionar esse olhar, para poder enxergar quantos outros sentimentos estão por traz disso que você simplifica como luto.
Como psicóloga infantil, não posso deixar de falar: se você é mãe, reflita o quanto tudo isso afeta seu pequeno e busque nessa relação forças para buscar novas estratégias para lidar com todas essas questões.
FIQUE BEM!
Psicoterapia.
Primeiramente, sinto muito pela sua dor. Não existe uma fórmula mágica para superar acontecimentos dolorosos. Em busca de respostas coerentes, em tentar se sentir bem, as vezes passamos muito tempo "dentro da nossa cabeça" ruminando o que aconteceu e isso pode levar a mais sofrimento. Aprender a se relacionar com esses sentimentos e pensamentos difíceis que o termino desencadeou através da psicoterapia é importante para que você consiga sair desse ciclo.
Sugiro buscar um profissional que te auxilie a passar por esse processo junto com vc, que vai te ajudar no seu processo. me coloco `disposição
Olá, por mais difícil que seja, é fundamental investigar tua dor para poder entender o que fazer, pois como você mesma está relatando, sem falar sobre isso, sem se permitir sentir a dor, você apenas está encontrando alívios momentâneos. Psicoterapia é o serviço indicado para fazer contato com dores, entender os significados que damos para o que acontece e encontrar soluções. Abraço
Botar em palavras suas dores e angustias é um caminho, mas principalmente encontrar uma profissional que te ajude a olhar para a essência das suas questões, que te ajude a desvelar a história e nuances dessas dores, que são sim reais e intensas. Encontrar o sentido pessoal de suas vivências e compreender de maneira aprofundada como você lida com as emoções pode ajudar muito. A psicologia historico cultural pode te ajudar nessa caminhada. Fico a disposição. Abraço.