Boa noite. Tomo atenolol 25mg duas vezes ao dia por 10 anos. Meu médico pediu para retirar aos pouc
1
respostas
Boa noite.
Tomo atenolol 25mg duas vezes ao dia por 10 anos. Meu médico pediu para retirar aos poucos. E iniciei o tratamento com paroxetina 20mg. Quais as restrições de retirada ou de tomar essa medicação juntas? Meus batimentos estão muito baixos.
Tomo atenolol 25mg duas vezes ao dia por 10 anos. Meu médico pediu para retirar aos poucos. E iniciei o tratamento com paroxetina 20mg. Quais as restrições de retirada ou de tomar essa medicação juntas? Meus batimentos estão muito baixos.
Olá, seguindo as orientações do seu médico não deverá ter problemas relacionados à essa redução da dose de atenolol e associação com uso de paroxetina. Mas é importante saber se usa atenolol por hipertensão arterial ou por arritmia no passado (e qual tipo). Por isso sugiro atenção ao acompanhamento da pressão arterial e frequência cardíaca (FC), pois a redução do atenolol pode levar à elevação da FC ou mesmo da pressão arterial, sendo normal abaixo de 120x70 mmHg segundo as últimas diretrizes, apesar de hipertensão continuar sendo acima de 140 mmHg e/ou 90 mmHg pelas medidas de consultório. Na bula da paroxetina podemos verificar que não temos efeitos adversos relevantes no coração. Note que a frequência cardíaca normal em repouso é de 50 a 100 batimentos por minuto (bpm), sendo mais frequente entre 50 e 70 bpm em pacientes que praticam atividade física de forma regular durante vários anos, não sendo um problema, inclusive chegando a níveis mais baixos que 50 bpm, sendo considerado bradicardia e nesse caso necessitando avaliar o tipo de bradicardia, pois pode ser tanto aceitável se ritmo sinusal e assintomático, como preocupante se bloqueio átrio-ventricular avançado presente (2º grau tipo 2 ou 3º grau), devendo procurar sempre um cardiologista para esclarecimento e mesmo emergência se presente sintomas, como tontura, desmaio (síncope), cansaço, dor torácica, entre outros. Na dúvida procure um médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Perguntas relacionadas
- Há dois anos tomo Losartana de 50 e Atenolol de 50 ambos duas vezes ao dia e agora minha pressão está ficando nova 96 e até 8 por 6 Devo continuar tomando as duas medicações duas vezes ao dia
- Estou tomando Atenolol 25mg a pressão as vezes sobe um pouquinho mas caiu a frequência cardíaca é normal?
- Tomo Clortalidona, posso doar sangue? Existe alguma restrição sobre medicamentos?
- atenolol para tratamento de zumbido pulsatil é ideal?
- No caso do atenolo+clortalidona, porq não pode tomar em jejum?
- Estou com a pressão 16/9 e meu coração 101 o que faço,?
- Posso tomar Oxalato de Escitalopram usando Atenolol ao mesmo tempo?
- Medicamentos para pressão alta podem causar impotência sexual?
- Existe interação medicamentosa entre Valsartana, anlodipino, atensina e o suplemento coenzima q10?
- Posso tomar vírus 50mg de manhã e Atenolol 25 mg a noite?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 574 perguntas sobre Atenolol
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.