Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano
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Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão que possa me apoiar e me orientar?
Olá ! Tudo bem ? Sobre o PEI é responsabilidade da escola realizar como também fazer as adaptações nos processos avaliativos. Seu filho faz terapias ? Você pode solicitar que o terapeuta faça essa ponte com a escola para compreender o que está acontecendo o motivo da advertência e auxiliar no manejo de comportamento. Cada escola possui um regulamento e manual do aluno, caso a advertência esteja relacionada com alguma quebra do regulamento interno será necessário assinar para estar ciente, caso não, você pode sim se negar assinar e solicitar suporte mais adequado se for o caso de algum comportamento relacionado ao diagnóstico. Seria necessário mais informações para poder auxiliar melhor. Fico à disposição.
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Boa tarde, lamento ouvir sobre a situação que você está enfrentando com a escola do seu filho. No caso de um aluno com TDAH, é essencial que a escola esteja ciente da condição e seja proativa na implementação de estratégias de apoio e adaptações necessárias para ajudar a criança a ter sucesso acadêmico e social.
Quanto à advertência que a escola enviou, antes de assinar qualquer documento, é importante que você entenda claramente o conteúdo da advertência e suas implicações. Se você discorda do conteúdo da advertência ou acredita que ela não leva em consideração as necessidades específicas do seu filho em relação ao TDAH, você tem o direito de questionar e expressar suas preocupações.
É altamente recomendável que você entre em contato com a equipe gestora da escola, incluindo o diretor e os professores do seu filho, para discutir a situação e a necessidade de um Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações adequadas para atender às necessidades do seu filho.
Além disso, você pode buscar apoio e orientação de órgãos especializados em educação inclusiva e direitos de crianças com necessidades especiais, como:
1. Conselho Tutelar: Pode orientá-lo sobre os direitos do seu filho e apoiá-lo em questões relacionadas à educação.
2. Ministério Público: Pode intervir em casos de violação dos direitos da criança em relação à educação.
Quanto à advertência que a escola enviou, antes de assinar qualquer documento, é importante que você entenda claramente o conteúdo da advertência e suas implicações. Se você discorda do conteúdo da advertência ou acredita que ela não leva em consideração as necessidades específicas do seu filho em relação ao TDAH, você tem o direito de questionar e expressar suas preocupações.
É altamente recomendável que você entre em contato com a equipe gestora da escola, incluindo o diretor e os professores do seu filho, para discutir a situação e a necessidade de um Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações adequadas para atender às necessidades do seu filho.
Além disso, você pode buscar apoio e orientação de órgãos especializados em educação inclusiva e direitos de crianças com necessidades especiais, como:
1. Conselho Tutelar: Pode orientá-lo sobre os direitos do seu filho e apoiá-lo em questões relacionadas à educação.
2. Ministério Público: Pode intervir em casos de violação dos direitos da criança em relação à educação.
Olá! Espero que esteja tudo bem!
Lidar com a situação de um filho diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) na escola pode ser desafiador, especialmente quando a escola não está fornecendo o suporte necessário. O que eu sugiro que você faça:
Antes de assinar qualquer advertência, leia o documento cuidadosamente; verifique se a advertência reconhece ou menciona o TDAH do seu filho e as necessidades específicas que ele tem; se o documento não reflete o contexto adequado ou se você sente que é injusto, você tem o direito de contesta-lo.
Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH. Este plano deve incluir adaptações e estratégias para apoiar o aprendizado e o comportamento dele. Documente todas as tentativas que você fez para solicitar o PEI, incluindo e-mails, cartas e reuniões com a escola.
Se as conversas com a escola não resolverem, você pode buscar ajuda com a Secretaria de Educação do seu estado ou município. Eles têm a responsabilidade de garantir que as escolas públicas e privadas sigam as diretrizes de inclusão.
Outro órgão que você pode procurar é o Conselho Tutelar, pois em casos de negligência ou discriminação, o Conselho Tutelar pode intervir para garantir os direitos do seu filho.
Há também associações e organizações dedicadas a apoiar pais de crianças com TDAH, como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção). Eles podem fornecer orientação legal e prática.
Outra opção é a Defensoria Pública, que pode oferecer assistência jurídica gratuita para questões relacionadas à educação e aos direitos dos alunos com necessidades especiais.
Se você não levou o diagnóstico e avaliações que seu filho passou para ser diagnosticado para escola arquivar no prontuário dele, leve e peça que tirem xerox para anexar. Agende uma reunião com a gestão da escola e leve toda a documentação médica do seu filho e qualquer correspondência anterior sobre o PEI. Lembre-se de solicitar por escrito a implementação do PEI e documente todas as respostas da escola. Se mesmo assim a escola continuar a não cooperar, entre em contato com os órgãos mencionados acima para obter apoio e orientação.
Se restou alguma dúvida, ou quiser marcar uma consulta para conversarmos melhor, estou à disposição!
Forte abraço!
Lidar com a situação de um filho diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) na escola pode ser desafiador, especialmente quando a escola não está fornecendo o suporte necessário. O que eu sugiro que você faça:
Antes de assinar qualquer advertência, leia o documento cuidadosamente; verifique se a advertência reconhece ou menciona o TDAH do seu filho e as necessidades específicas que ele tem; se o documento não reflete o contexto adequado ou se você sente que é injusto, você tem o direito de contesta-lo.
Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH. Este plano deve incluir adaptações e estratégias para apoiar o aprendizado e o comportamento dele. Documente todas as tentativas que você fez para solicitar o PEI, incluindo e-mails, cartas e reuniões com a escola.
Se as conversas com a escola não resolverem, você pode buscar ajuda com a Secretaria de Educação do seu estado ou município. Eles têm a responsabilidade de garantir que as escolas públicas e privadas sigam as diretrizes de inclusão.
Outro órgão que você pode procurar é o Conselho Tutelar, pois em casos de negligência ou discriminação, o Conselho Tutelar pode intervir para garantir os direitos do seu filho.
Há também associações e organizações dedicadas a apoiar pais de crianças com TDAH, como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção). Eles podem fornecer orientação legal e prática.
Outra opção é a Defensoria Pública, que pode oferecer assistência jurídica gratuita para questões relacionadas à educação e aos direitos dos alunos com necessidades especiais.
Se você não levou o diagnóstico e avaliações que seu filho passou para ser diagnosticado para escola arquivar no prontuário dele, leve e peça que tirem xerox para anexar. Agende uma reunião com a gestão da escola e leve toda a documentação médica do seu filho e qualquer correspondência anterior sobre o PEI. Lembre-se de solicitar por escrito a implementação do PEI e documente todas as respostas da escola. Se mesmo assim a escola continuar a não cooperar, entre em contato com os órgãos mencionados acima para obter apoio e orientação.
Se restou alguma dúvida, ou quiser marcar uma consulta para conversarmos melhor, estou à disposição!
Forte abraço!
Boa noite!
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) abrange direitos de todo (a) aluno (a) a fim de receber suporte adequado na escola, e tem um papel de garantia que o ambiente seja adequado para eles, promovendo inúmeras estratégias que são muito eficazes, no processo de ensino e aprendizagem. Manter uma rotina variada ajuda a manter o interesse dos alunos, enquanto a prática e a repetição reforçam o aprendizado. Passar uma instrução, por vez, evita sobrecarga e aumenta a compreensão, evita estresses e o reforço positivo contribui para a Inclusão na Turma, democratizando as participações e, assim possibilitando diálogos sem evidenciar "maus comportamentos", devido ao TDAH. Por isso é essencial à família estar envolvida em todas as questões didáticas e pedagógicas. Uma boa comunicação, busca a parceria de ambos: escola, família e comunidade, em que todos partilham dúvidas e alcances educativos, facilitando o acompanhamento do tratamento que deve ser diário e, com muita empatia.
Se a escola não estiver cumprindo com suas obrigações, os responsáveis podem procurar suporte em órgãos como o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e também em associações especializadas ao TDAH, pois, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),garante por Lei tanto os direitos, quanto os deveres cidadãos pela justiça.
Voce pode buscar ajuda da Secretaria de Educação de sua cidade e conselho tutelar
Qual a causa da advertência? O senhor foi até a escola para conversar? Pessoas com TDAH, tem direito a atividades adaptadas, caso a escola se recuse, busque os meios legais ( Ministério público ou advogado particular), porém sempre aconselho um diálogo entre as partes de forma cordial, pois temos que lembrar que a criança estará nesse ambiente por algum tempo.
As pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm direito ao Plano Educacional Individualizado (PEI). O PEI é um documento que define metas, adaptações e serviços para apoiar o aluno no seu processo de aprendizagem.
A Lei 14.254/21 garante o direito ao PEI e obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce para alunos com TDAH. O PEI é normalmente desenvolvido em parceria com os pais e educadores.
Além do PEI, criança com TDAH tem direito ao Atendimento Educacional Especializado AEE que deve ser fornecido no contra-turno escolar, hora adicional de prova, local reservado para atividades avaliativas e caso necessário o ledor e redator.
A Lei 14.254/21 garante o direito ao PEI e obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce para alunos com TDAH. O PEI é normalmente desenvolvido em parceria com os pais e educadores.
Além do PEI, criança com TDAH tem direito ao Atendimento Educacional Especializado AEE que deve ser fornecido no contra-turno escolar, hora adicional de prova, local reservado para atividades avaliativas e caso necessário o ledor e redator.
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