Boa noite, tenho otosclerose , minha perda é moderada. Uso aparelho auditivo, tenho 33 anos. Minha o

2 respostas
Boa noite, tenho otosclerose , minha perda é moderada. Uso aparelho auditivo, tenho 33 anos. Minha otorrino não me recomendou a cirurgia, disse que não resolve, e é perigoso. Estava lendo sobre o alendronato , é bom mesmo? E a cirurgia?
Boa noite. A indicação da cirurgia depende de uma boa reserva coclear (quando o componente da via óssea da audiometria esta preservada) e quando há um prejuízo maior que 40 decibéis nas frequências relacionadas à comunicação (normalmente as primeiras frequências da audiometria), dependendo também da ausência de infecção, perfuração timpânica e da presença de um ouvido contra-lateral funcionante uma vez que, mesmo que a cirurgia tenha um enorme potencial de melhora auditiva, pode ter complicações como eventual perda da audição, tonturas, deslocamento da prótese, entre outras.
O alendronato pode trazer alguma melhora dos limiares auditivos, mas sua principal atividade esta relacionada à estabilização dos limiares.
Lembre-se: cada caso precisa ser avaliado individualmente, sem que haja um tratamento universalmente melhor. Converse com sua otorrino de forma franca, avaliem conjuntamente os prós e contras relacionados ao tratamento conservador e cirúrgico para que todas as condutas sejam tomadas com segurança e confiança. Espero que tenha melhora breve e decidam o que for de maior benefício para você!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A cirurgia, quando bem indicada, tem altos índices de sucesso e baixos níveis de complicação contanto que seja realizada por cirurgião otológico experiente! Porém, a cirurgia somente é recomendada em certos tipos de otosclerose. Para determinar se você é um bom candidato cirúrgico, sugiro agendar uma consulta com um otologista (médico otorrinolaringologista especializado em cirurgia de ouvido).

Especialistas

Nathalia Manhães Távora

Nathalia Manhães Távora

Otorrino

Vitória

Flávia Klostermann

Flávia Klostermann

Otorrino

Lages

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Fonoaudiólogo

Brasília

Marcos Loyola Borém Guimarães

Marcos Loyola Borém Guimarães

Otorrino

Montes Claros

Noé Costa e Silva de Sa

Noé Costa e Silva de Sa

Otorrino

Campinas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Otosclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.