Boa Noite Tenho a minha creatinina a 4.6, a ureia a 122mg e o potássio a 4.4, sei que fazer hemodiá

3 respostas
Boa Noite
Tenho a minha creatinina a 4.6, a ureia a 122mg e o potássio a 4.4, sei que fazer hemodiálise é a única solução.
A minha questão é saber se a acupuntura terá alguma melhoria nos meus valores.
Obrigado.
olá,
acuputura nào melhora função renal. Existem diversas estrategias para melhorar a função renal antes de iniciar a diálise. Inicialmente deve-se avaliar se esse processo é de fato crônico ou um agudo ou mesmo algo está piorando ou acelerando a ins renal
Recomendo avaliação com nefrologista ou segunda opinão

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Com níveis de creatinina e ureia elevados como os seus, é provável que a função renal esteja bastante comprometida, e a hemodiálise pode ser necessária para ajudar seus rins a filtrar toxinas e manter o equilíbrio dos eletrólitos. No entanto, a decisão de iniciar hemodiálise depende de vários fatores, como sintomas clínicos, a presença de complicações e a sua taxa de filtração glomerular (TFG).

Contudo, vale ressaltar que nestas situações de doença renal avançada, valem algumas avaliações para ver se há alguma chance de manter o tratamento conservador: revisar prescrição médica, para eliminar medicamentos nefrotóxicos; revisar dieta, com ajuste adequado de sódio e proteínas; otimizar tratamentos de doenças de base (como diabetes, hipertensão, cardiopatias); avaliar possibilidade de cetodieta. Vale ainda considerar a possibilidade de transplante renal preemptivo, a depender do quadro clínico.

Quanto a acupuntura, esta pode ser útil como uma terapia complementar para aliviar sintomas, como dor, ansiedade e melhorar o bem-estar geral, mas não é uma solução direta para reduzir os níveis de creatinina ou ureia no sangue. Ela não substitui o tratamento convencional, como a hemodiálise ou hemodiafiltração, e não tem efeito comprovado em reverter ou melhorar a função renal de forma significativa.

Espero ter ajudado!
Esses valores mostram uma alteração importante da função renal com a indicação da hemodiálise como relatado, tratamentos alternativos como acupuntura não trarão nenhum benifíco para melhora da função renal. Adiar o início do tratamento dialítico pode aumentar o risco de morte.

Especialistas

Karinna Gomes

Karinna Gomes

Nutricionista

Niterói

Cecília Gonçalves

Cecília Gonçalves

Nutricionista

Rio de Janeiro

Érico de Alcantara Oliveira

Érico de Alcantara Oliveira

Nutricionista

Porto Feliz

Aline Pinder

Aline Pinder

Nutricionista

São Sebastião

Suelyn Rebeca Lapinski

Suelyn Rebeca Lapinski

Nutricionista

São José dos Campos

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 40 perguntas sobre Doença renal crônica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.