Boa noite, Tenho 47 anos, e de há uns anos para cá que tenho dificuldade em lubrificar o que tem af

3 respostas
Boa noite,
Tenho 47 anos, e de há uns anos para cá que tenho dificuldade em lubrificar o que tem afectado a minha autoestima e confiança em estar com alguém. Tenho lubrificação mas muito pouca e desaparece depressa. Ainda sou menstruada. O que me aconselham a fazer para ter mais lubrificação?
Olá!
Nessa fase da vida, pre-menopausa ou já na menopausa, a mulher passa a sofrer as consequências do desequilíbrio hormonal próprio desse período.
É importante fazer uma consulta com um Ginecologista para que você possa fazer a reposição hormonal e assim não sofrer as consequências tão desagradáveis dessa fase de vida.
No entanto, alguns outros fatores também podem estar causando essa falta de lubrificação e acho importante. Caso queira marcar uma consulta comigo, eu poderei te ajudar a ver quais são esses fatores e como resolvê-los.
Abs!
Dra. Walkiria Fernandes

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Lamento ouvir sobre as dificuldades que você está enfrentando. A questão da lubrificação pode ser desafiadora, mas há várias estratégias que você pode considerar para ajudar a melhorar essa situação:

Lubrificantes: O uso de lubrificantes durante as relações sexuais pode ajudar bastante. Existem vários tipos no mercado, como os à base de água, silicone e óleo. Cada tipo tem suas vantagens e pode ser que você encontre um que se adapte melhor à sua pele e necessidades.

Hidratantes Vaginais: Diferentes dos lubrificantes, os hidratantes vaginais são usados regularmente para manter a vagina mais hidratada e não apenas durante as relações sexuais. Estes produtos podem ajudar a manter a umidade natural da vagina.

Consulta Médica: Consultar um ginecologista é uma boa ideia, pois a falta de lubrificação pode ser influenciada por fatores hormonais, especialmente se você está perto da menopausa. O médico pode avaliar se tratamentos hormonais poderiam ser benéficos para você.

Alimentação e Hidratação: Manter uma boa hidratação, bebendo bastante água, pode ajudar a melhorar a lubrificação natural do corpo. Além disso, uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 (como peixes, nozes e sementes de linhaça) pode ajudar a melhorar a saúde geral da pele e mucosas.

Exercícios de Kegel: Estes exercícios ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, o que pode melhorar a circulação para a área genital e potencialmente aumentar a lubrificação natural.

Reduzir Estresse: O estresse pode afetar negativamente a libido e a lubrificação. Práticas como yoga, meditação ou mesmo atividades regulares de lazer que você goste podem ajudar a reduzir o estresse.

É importante abordar isso com paciência e tentar diferentes métodos para ver o que funciona melhor para você. Se a situação continuar a afetar significativamente sua autoestima e vida sexual, considerar apoio e orientação com psicológico e sexólogo também pode ser benéfico. Fico a disposição.
A lubrificação é algo natural do corpo feminino quando pensamos em desejo e excitação, com a chegada do climatério é natural diminuir a lubrificação, como disse em sua mensagem ainda está menstruando, a falta de lubrificação também pode ter a ver com o período do ciclo de fertilidade, interesse sexual e outros fatores.
Busque ajuda de um processo psicoterapeutico para ser melhor orientada e trabalhar suas demandas emocionais.
O uso de lubrificantes a base de água também são recomendados para mais prazer e lubrificação na relação ou masturbação.
Lembre-se de usar camisinha.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.