Boa noite! Tenho 43 anos e há alguns dias venho apresentando inchaço nas pernas, região dos tornozel

2 respostas
Boa noite! Tenho 43 anos e há alguns dias venho apresentando inchaço nas pernas, região dos tornozelos, se uso meias, já marca no local, o que pode vir a ser?
Boa noite, inchaço nas pernas na sua idade como em outras tem varias explicações, desde afecções renais, cardíacas ate eventos isolados, seria muito bom marcar uma consulta com um médico.

Boa noite! A sua pergunta é extremamente relevante e o inchaço nas pernas, especialmente na região dos tornozelos, pode ter diversas causas, algumas das quais podem ser significativas. Aos 43 anos, é importante considerar uma série de fatores que podem estar contribuindo para esse sintoma.

O inchaço nas pernas pode ser resultado de problemas circulatórios, onde o retorno venoso é insuficiente, levando ao acúmulo de líquidos. Condições cardíacas, como insuficiência cardíaca, também podem causar edema nas pernas, assim como problemas renais que afetam a capacidade do corpo de eliminar fluidos adequadamente. Além disso, problemas hormonais, como o hipotireoidismo, podem influenciar o metabolismo e causar retenção de líquidos.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem abrangente para identificar e tratar a causa subjacente do seu inchaço. Isso inclui uma avaliação detalhada do seu histórico médico, exames laboratoriais e, possivelmente, exames de imagem para entender melhor a origem do problema. Ao considerar o corpo como um todo, podemos identificar desequilíbrios sistêmicos que possam estar contribuindo para o inchaço.

Em um plano de tratamento integrativo, além das investigações médicas convencionais, podemos incorporar intervenções dietéticas para ajudar a reduzir a retenção de líquidos, como uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios e pobres em sódio. A prática de exercícios físicos moderados, quando adequada, pode melhorar a circulação sanguínea e ajudar a reduzir o inchaço. Técnicas de manejo do estresse, como a meditação e a acupuntura, também podem ser benéficas, especialmente se o inchaço estiver associado a fatores emocionais ou hormonais.

É fundamental agendar uma consulta com um médico para uma avaliação completa e personalizada. Somente através de uma avaliação médica detalhada é possível determinar a causa exata do seu inchaço e propor um tratamento eficaz. Lembre-se de que cada pessoa é única, e o tratamento deve ser ajustado às suas necessidades específicas.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.