Boa noite, tem 4 meses que fiz a cirurgia de retirada do pedaço da costela condrossarcoma grau I, ma

3 respostas
Boa noite, tem 4 meses que fiz a cirurgia de retirada do pedaço da costela condrossarcoma grau I, mais venho sofrendo com muita dor no local da cirurgia, e quando respiro o que posso fazer? Será que voltou?
A costela é uma topografia extremamente sensível e dói mesmo a retirada. O controle da dor pode ser feito com medicações via oral, tópicas (direto na pele), infiltrações e injetáveis. Sobre a possibilidade de recidiva, imagino que haverá um seguimento/acompanhamento para vigiar a questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sua dor está igual, aumentou ou diminuiu com relação ao dia que foi operada (o)?
Imagino que você vem acompanhando com o médico que a (o) operou com exame físico e radiografia, certo; então, se o tumor tivesse voltado, ele a(o) informaria.
Existem casos em que a dor no local da retirada da costela dura meses, realmente. Se não houve complicações e nem a "volta" do tumor, existem medicamentos para este tipo de dor.
Converse com o seu médico a respeito.
Olá! A dor pode ser uma sequela tardia do procedimento cirúrgico, porém deve ser investigada a possibilidade de recidiva tumoral, pois é algo bem possível de acontecer e requer tratamento imediato. O condrossarcoma é um tipo de sarcoma e corresponde a 25% dos cânceres do osso, originado principalmente na cartilagem. Essa doença afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora mais comum em homens e idosos. Sinais: massa dura, geralmente indolor e fixa ao osso, costuma surgir nas porções centrais do esqueleto, como pelve, ombro e costelas. Com o aumento progressivo, provoca extensa destruição óssea e dor. Diagnóstico definitivo: ressonância magnética e biópsia tumoral. Tratamento: a cirurgia com princípios oncológicos é a maior possibilidade de cura, com remoção dos óssos e tecidos ao redor envolvidos (bacia, ombro, tórax, etc.). Não responde bem a quimioterapia ou radioterapia.

Especialistas

Fabio Fernando Eloi Pinto

Fabio Fernando Eloi Pinto

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Bruno Pereira Antunes

Bruno Pereira Antunes

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Jeziel Basso

Jeziel Basso

Oncologista

Porto Alegre

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Condrossarcoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.