Boa noite, sofro da síndrome do intestino tímido, não consigo ir ao banheiro com pessoas por perto,

10 respostas
Boa noite, sofro da síndrome do intestino tímido, não consigo ir ao banheiro com pessoas por perto, sofro com isso a mais de 10 anos, não sei o que fazer? Até então eu tinha um local que eu conseguia ficar só, porém vou ficar sem opção, estou desesperado.
Importante a realização de exames e um acompanhamento médico e nutricional. Contudo creio que seja muito importante um acompanhamento psicológico para pensar sobre essa sua retenção, dificuldade em conseguir colocar para fora o que precisa ser colocado, entre tantas outras reflexões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Logicamente que o acompanhamento nutricional é muito importante, mas devido ao tempo e o contexto que foi relatado, penso que o fator psicológico possa ser decisivo.
O acompanhamento psicológico poderá analisar e historicizar quando esta situação se fez presente e qual a motivação para ela se prolongar em sua vida.
Se há um desespero, não hesite em procurar um profissional que se sinta confortável em expor a situação.
Espero ter ajudado.
Provavelmente você tenha essa dificuldade por questões psicológicas, é imprenscindivel fazer psicoterapia para entender o motivo desta dificuldade, principalmente para lhe auxiliar neste desespero que você disse.
Porém procure um médico para investigar se tem mais questões física envolvendo
Se você já buscou orientação médica e foi descartado algum problema de ordem orgânica, pode ser que seu problema esteja relacionado as causas psíquicas. Pense seriamente em buscar uma avaliação e um espaço para tratar as causas sobre o seu relato.
Recomendo avaliação com terapeuta cognitivo comportamental para investigação do fenômeno e pensamentos que estão relacionados a ir ao banheiro e também para instrumentalizar você com estratégias de relaxamento que podem vir a trazer melhoras sobre esta situação.
Um acompanhamento psicológico pode te ajudar nessa situação, desde que não haja nenhum outro problema de saúde detectado. Aconselho a busca de terapia para detectar e trabalhar a causa dessa situação.
Por algum motivo, seu cérebro parece estar usando esta síndrome como forma de defender seu organismo de algum tipo de ameaça. Essa associação disfuncional que o cérebro faz pode ser dissolvida. O tratamento com brainspotting pode ser eficaz neste caso. Sugiro marcar uma sessão com um terapeuta da área para entender melhor seu problema e como esta técnica pode lhe ajudar.
Bom dia reforço a sugestão da colega Aline Banchieri para procurar ajuda de um psicologo/a perto de você que trabalhe com Brainspotting ou EMDR, estas duas terapias podem regular teu cérebro que está se defendendo de alguma ameaça remota e que está se manifestando com essa forma de retenção. Pode ser algo muito antigo cuja lembrança não está clara na tua memoria, através dos movimentos oculares ou um ponto no cérebro podem te ajudar a regular a função da evacuação. Espero ter ajudado um pouco mais.
A síndrome pode ser traduzida como uma espécie de fobia social e engloba pessoas que têm dificuldade de evacuar fora do ambiente em que elas se sentem seguras. Mas mesmo que não pareça é uma fobia e para tanto tem que ter tratamento psicoterápico como qualquer fobia. O psicólogo avaliará se precisa ministrar algum medicamento com o psiquiatra. Tem tratamento sim, procure um bom profissional psicólogo e comece já.
A síndrome do intestino preso possui em sua sintomatologia tanto questões fisiológicas como pontos psicológicos que fazem com que a síndrome se agrave em alguns fatores. O isolamento e a falta de concentração são pontos críticos que com o atendimento terapêutico aplicado podem melhorar e fazer com que a síndrome possa ficar menos rígida. A terapia irá auxiliar a saber ao longo dos atendimentos, a saber o porquê que seu psiquismo reage dessa maneira, saber os acontecimentos do passado que fizeram com que você se constituísse e construísse fantasias que edificaram a síndrome do intestino preso. Recomendo você buscar um terapeuta com enfoque em traumas psicológicos, para assim iniciar um atendimento já focado em sua demanda.
Cuide-se! Abraço!

Especialistas

Fernanda Medeiros

Fernanda Medeiros

Psicólogo

Muriaé

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Beatriz Muniz

Beatriz Muniz

Psicólogo

Rio de Janeiro

Flávia Fernandes dos Santos

Flávia Fernandes dos Santos

Psicólogo

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Trauma psicológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.