Boa noite, sofro da síndrome do intestino tímido, não consigo ir ao banheiro com pessoas por perto,

10 respostas
Boa noite, sofro da síndrome do intestino tímido, não consigo ir ao banheiro com pessoas por perto, sofro com isso a mais de 10 anos, não sei o que fazer? Até então eu tinha um local que eu conseguia ficar só, porém vou ficar sem opção, estou desesperado.
Importante a realização de exames e um acompanhamento médico e nutricional. Contudo creio que seja muito importante um acompanhamento psicológico para pensar sobre essa sua retenção, dificuldade em conseguir colocar para fora o que precisa ser colocado, entre tantas outras reflexões.

Olá!
Logicamente que o acompanhamento nutricional é muito importante, mas devido ao tempo e o contexto que foi relatado, penso que o fator psicológico possa ser decisivo.
O acompanhamento psicológico poderá analisar e historicizar quando esta situação se fez presente e qual a motivação para ela se prolongar em sua vida.
Se há um desespero, não hesite em procurar um profissional que se sinta confortável em expor a situação.
Espero ter ajudado.
Provavelmente você tenha essa dificuldade por questões psicológicas, é imprenscindivel fazer psicoterapia para entender o motivo desta dificuldade, principalmente para lhe auxiliar neste desespero que você disse.
Porém procure um médico para investigar se tem mais questões física envolvendo
Se você já buscou orientação médica e foi descartado algum problema de ordem orgânica, pode ser que seu problema esteja relacionado as causas psíquicas. Pense seriamente em buscar uma avaliação e um espaço para tratar as causas sobre o seu relato.
Recomendo avaliação com terapeuta cognitivo comportamental para investigação do fenômeno e pensamentos que estão relacionados a ir ao banheiro e também para instrumentalizar você com estratégias de relaxamento que podem vir a trazer melhoras sobre esta situação.
Um acompanhamento psicológico pode te ajudar nessa situação, desde que não haja nenhum outro problema de saúde detectado. Aconselho a busca de terapia para detectar e trabalhar a causa dessa situação.
Por algum motivo, seu cérebro parece estar usando esta síndrome como forma de defender seu organismo de algum tipo de ameaça. Essa associação disfuncional que o cérebro faz pode ser dissolvida. O tratamento com brainspotting pode ser eficaz neste caso. Sugiro marcar uma sessão com um terapeuta da área para entender melhor seu problema e como esta técnica pode lhe ajudar.
Bom dia reforço a sugestão da colega Aline Banchieri para procurar ajuda de um psicologo/a perto de você que trabalhe com Brainspotting ou EMDR, estas duas terapias podem regular teu cérebro que está se defendendo de alguma ameaça remota e que está se manifestando com essa forma de retenção. Pode ser algo muito antigo cuja lembrança não está clara na tua memoria, através dos movimentos oculares ou um ponto no cérebro podem te ajudar a regular a função da evacuação. Espero ter ajudado um pouco mais.
A síndrome pode ser traduzida como uma espécie de fobia social e engloba pessoas que têm dificuldade de evacuar fora do ambiente em que elas se sentem seguras. Mas mesmo que não pareça é uma fobia e para tanto tem que ter tratamento psicoterápico como qualquer fobia. O psicólogo avaliará se precisa ministrar algum medicamento com o psiquiatra. Tem tratamento sim, procure um bom profissional psicólogo e comece já.
A síndrome do intestino preso possui em sua sintomatologia tanto questões fisiológicas como pontos psicológicos que fazem com que a síndrome se agrave em alguns fatores. O isolamento e a falta de concentração são pontos críticos que com o atendimento terapêutico aplicado podem melhorar e fazer com que a síndrome possa ficar menos rígida. A terapia irá auxiliar a saber ao longo dos atendimentos, a saber o porquê que seu psiquismo reage dessa maneira, saber os acontecimentos do passado que fizeram com que você se constituísse e construísse fantasias que edificaram a síndrome do intestino preso. Recomendo você buscar um terapeuta com enfoque em traumas psicológicos, para assim iniciar um atendimento já focado em sua demanda.
Cuide-se! Abraço!