Boa noite ! Quando acordo minha glicose é 112/ 115. Após 2 h. do café da manhã ela varia entre 10

2 respostas
Boa noite !
Quando acordo minha glicose é 112/ 115.
Após 2 h. do café da manhã ela varia entre 102 / 109
É normal? estou com problema?
Olá! O valor de glicose acima de 100 e menor que 125 pode sugerir um diagnóstico de pré diabetes, mas para fazer esse diagnóstico de forma correta é necessário a realização de exames laboratoriais. É comum que apos a refeição a glicose abaixe em algumas ocasioes pois a refeição é um estímulo para a produção de insulina.
Procure um endocrinologista para que seja feita a avaliação completa!

Boa noite! É compreensível que você tenha dúvidas sobre suas leituras de glicose, especialmente quando observa variações nos níveis antes e depois das refeições. Vamos considerar o contexto desses valores para entender melhor o que eles podem indicar sobre sua saúde metabólica.

Os níveis de glicose no sangue que você mencionou ao acordar, entre 112 e 115 mg/dL, estão ligeiramente acima do intervalo considerado normal para a glicemia de jejum, que é geralmente entre 70 e 99 mg/dL. Valores de 100 a 125 mg/dL no estado de jejum são frequentemente classificados como pré-diabetes, indicando um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, mas não necessariamente significando que você tem diabetes.

Interessantemente, após o café da manhã, seus níveis de glicose diminuem para entre 102 e 109 mg/dL, o que está mais próximo do limite superior do que é considerado normal para níveis de glicose pós-prandiais (após as refeições). Para pessoas sem diabetes, os níveis de glicose geralmente ficam abaixo de 140 mg/dL duas horas após as refeições. Seus valores indicam que seu corpo está gerenciando a glicose da refeição de maneira eficaz, reduzindo a glicemia para níveis mais próximos do normal.

É importante notar que a glicemia pode ser influenciada por vários fatores, incluindo o tipo e a quantidade de alimentos consumidos, atividade física, estresse e qualidade do sono. A condição conhecida como "fenômeno do alvorecer" também pode causar níveis elevados de glicose no sangue pela manhã em algumas pessoas, devido a alterações hormonais naturais que ocorrem durante as primeiras horas da manhã.

Dado o contexto dos seus valores de glicose, é aconselhável discutir essas leituras com um médico. Eles podem avaliar esses resultados no contexto de sua saúde geral, histórico médico e possivelmente recomendar exames adicionais, como a hemoglobina glicada (HbA1c), para obter uma visão mais completa do seu controle glicêmico ao longo do tempo. Dependendo dessa avaliação, seu médico pode sugerir ajustes na dieta, no estilo de vida ou, se necessário, tratamento médico para ajudar a otimizar seu controle da glicose.

Lembrando que cada pessoa é única, e o que é considerado normal ou ideal pode variar. O acompanhamento médico é essencial para garantir que você receba orientações personalizadas e baseadas nas melhores práticas para manter ou melhorar sua saúde metabólica.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.