Boa noite. Qual a diferença de Transtorno de delírio persistente e Esquizofrenia? As duas doenças

2 respostas
Boa noite. Qual a diferença de Transtorno de delírio persistente e Esquizofrenia?
As duas doenças são degenerativas? Obrigada
No transtorno de delírio persistente, não há alucinações significativas e, de modo geral, há uma preservação maior dos traços da personalidade da pessoa. Em casos mais leves, o delírio pode não ser manifestado abertamente parte do tempo, levando a um menor comprometimento do desempenho social e ocupacional. Na eszquizofrenia, as alucinações (que são principalmente auditivas) e/ou comportamentos bizarros ou grossseiramente desoganizados estão presentes durante o surto e, precedendo e/ou antecedendo os surtos, há uma grande diminuição do desempenho ocupacional e social, com comprometimento muito maior dos traços de personalidade da pessoa, geralmente resultando em embotamento dos afetos e diminuição da motivação, ao longo da doença. Como qualquer quadro psiquiátrico grave e persistente, ambos podem ser degenerativos, no sentido de levar a um comprometimento progressivamente maior, mas a esquizofrenia, sobretudo se os surtos não forem tratados ou não se fizer prevenção das recaídas, tende a levar a uma decadência maior.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As diferenças primordiais são o tempo, que no transtorno delirante persistente há uma melhora mais rápida dos quadros de psicose, melhor controle, poucas alucinações e maiores delírios persecutórios (-Os vizinhos querem me matar...) e aparecem mais em pacientes mais adultos. Já na esquizofrenia o primeiro surto psicótico ocorre dos 15 aos 30 anos de idade, com cronificação da doença, podendo evoluir com demência quando idoso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.