Boa noite.. Perdi meu marido ha 1 mes,ainda me sinto vazia,uma solidão muito grande,tristeza grande

16 respostas
Boa noite..
Perdi meu marido ha 1 mes,ainda me sinto vazia,uma solidão muito grande,tristeza grande..
Gostaria de saber se isso é normal,essa tristeza enorme,desanimo total,mesmo ja fazendo um mes :(
Olá! Primeiramente, meus pêsames pela sua perda... realmente momentos como esse nos desestabilizam e trazem muita tristeza. Diante disso, grande parte dos estudos trazem o Luto como um processo predominante que tem um prazo de até 3 meses (podendo ainda haver diversas variações dependendo do indivíduo), então sim, o que você está sentindo é dentro da normalidade. No Luto entramos em uma fase depressiva severa e o sentimento de tristeza constante, mas vale ressaltar que se você não estiver se sentindo capaz de lidar com esse momento, é importante que busque um profissional psicólogo, faz uma diferença muito grande para a superação desse momento. Se você se interessar, disponibilizo-me para realizar esse acompanhamento. Abraços, se cuide! :)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 90

O processo do luto é relativo para cada pessoa e cada uma expressa de uma forma. É preciso levar isso em conta, uma vez que se trata de afetos que são interrompidos muitas vezes de forma abrupta. A pessoa pode ter sentimentos de raiva, tristeza ou ainda reações de negação, aceitação, sendo muito complexo delimitar um tempo "adequado" para a expressão de cada vivência. Neste sentido, a elaboração da perda é muito importante. Cabe salientar que o luto é um processo psicológico e de adapatação e não precisa ser visto como patológico (salvo algumas exceções). Caso seja necessário, procure um psicólogo para lhe auxiliar neste momento.
Meus sentimentos pela sua perda!
O luto é um processo. E o tempo é relativo. Vc perdeu um companheiro de vida. Não se cobre tanto... O melhor luto é aquele que é vivido... Atualmente existe uma cobrança para "estar bem" a qualquer custo... Trata-se de uma cobrança desumana! O luto não tem tempo certo...
Tem etapas... É preciso viver cada uma... Se estiver insuportável para você, pode procurar escuta qualificada. O tratamento pode favorecer o atravessamento da dor, oferecendo um espaço seguro para vivenciar suas dores. A maioria das pessoas não consegue ouvir muito sobre o tema, pois evoca as questões da morte para elas também. O profissional está preparado para escutá-la sem misturar suas questões pessoais.
Sim, isso é normal, afinal você ainda está em processo de luto. A perda pode causar colapso/desequilíbrio interno gerando esse estado de melancolia (tristeza crônica), podendo ser tratado de forma mais rápida e efetiva associando-se psicoterapia verbal com tratamento corporal (fitoterapia e acupuntura).
Olá,
Sim, é normal sentir tristeza, desânimo, são sentimentos que fazem parte da vida, assim como a felicidade.
Passar pelo luto é necessário e cada um tem o seu tempo.
Quando o luto se transforma em uma melancolia (um tipo de depressão) é algo mais sério e neste caso o psicólogo/psicanalista pode ajudar.
Mesmo no luto iniciar a terapia traz alívio para compreender os sentimentos/emoções bem como lidar melhor com a perda

Olá . Sinto muito pela sua perda. Você está em luto e isto pode levar algum tempo. Caso este sentimento seja devastador sugiro procurar uma psicoterapia para lhe auxiliar nesta fase.
Meus sentimentos pela sua perda! passar por um luto é sofrível! É uma dor muito particular que leva em consideração os afetos e tudo que a relação significou ao longo do tempo. São projetos que foram interrompidos, e talvez incertezas e inseguranças surjam. Porém, é preciso viver essa etapa de forma singular, sem se cobrar ou até se culpar, como acontece em muitos casos. Não sabemos quando o dia da despedida chegará, mas sempre acharemos que poderia ter vivido mais ou ter feito mais. O tempo foi esse, e o que poderia ter sido feito ou vivido se fez. O tempo do luto também é para reflexões. Então, se permita sentir nesse tão curto tempo a dor e demais reações que essa ruptura promoveu, até que com o passar do tempo surjam a saudade, as lembranças e a continuidade da vida com os que estão contigo. Uma coisa tenho aprendido, ser grata pelo tempo permitido de vivência, seja quanto foi. Pois, foi nele a oportunidade de construir uma relação, que com certeza teve também fruto de felicidade!
Receba meu abraço!
Olá.
sinto muito pela sua perda. Sim, esses sintomas descritos fazem parte do processo de luto e são comuns sim. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a trabalhar essa perda e a sua tristeza.
Olá, sinto muitíssimo pela sua perda. Imagino o quanto deve estar sendo difícil para você… Sim, é normal. Você está vivendo um processo de luto que está no começo. Indico que procure uma psicoterapeuta para que possa trabalhar emocionalmente tudo que está dentro dessa perda e desse luto. A terapia pode te ajudar a passar por esse momento difícil de uma melhor forma. Espero ter ajudado, fico à disposição.
Olá! Primeiramente sinto muito pela perda do seu marido. Podemos mudar a sentença e falar que 'só' faz um mês que ele se foi. É muito pouco tempo, e você está vivendo um processo de luto, que é super normal. Portanto viva esse processo, chore, fique com raiva, xingue, se descabele, pois isso faz parte da natureza humana, isso é honrar a vida que vocês tiveram. Viver esse sentimento dói, mas é através dele que a elaboração vai vir e, após esse período, essa dor vai se transformar em saudade, e muitas coisas vão ser vistas por um outro prisma.
Olá! Sinto muito por sua perda!
O que você está sentindo faz parte do luto. Apesar de doloroso, o luto é um processo extremamente necessário. Se estiver sendo muito difícil para você, é importante que busque por uma psicoterapia. Lá você será acolhida e conseguirá olhar e dar sentido para o que está sentindo.
Boa noite. Sinto muito pela sua perda, é uma situação muito difícil e dolorosa. É completamente normal e esperado sentir-se assim após a perda de alguém tão importante como um cônjuge. O luto é um processo individual e não tem um tempo determinado para ser superado, cada pessoa lida com a perda de forma diferente. É importante que você se permita sentir suas emoções e não se culpe por estar triste, com saudades e desanimada. O tempo pode ajudar a amenizar a dor, mas o processo de luto envolve trabalhar as emoções e se adaptar a uma nova realidade. Procure apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental se sentir necessidade. Compreender e aceitar seus sentimentos é um primeiro passo importante para lidar com o luto e se recuperar. Um forte abraço!
Olá! Sinto muito pela sua perda! O processo de luto varia de pessoa para pessoa, porém é completamente esperado que você esteja reagindo dessa forma pela perda do seu companheiro. Pela sua fala, me parece que sua expectativa seria já ter superado ou ter reagido melhor ao processo, porém permita-se cuidar um pouco do seu emocional agora para que trabalhar as suas emoções e lidar com o luto de uma forma que seja possível para você. A saudade e a lembrança estarão presentes com você, porém é possível reconstruir a sua história, buscar novas fontes de felicidade e o suporte de um Psicólogo será de grande auxílio para te apoiar a se conectar com as suas emoções nesse momento.
Fico à disposição.
Abraços.
Olá, sinto muito pela sua perda. Sabemos que a perda de uma pessoa tão próxima como o marido pode gerar um sentimento de luto difícil. Essa tristeza e desânimo são normais para o momento. Você pode procurar ajuda psicológica para ajudar a lidar com o momento pelo qual está passando. Além disso, precisamos ter paciência e tentar continuar fazendo as atividades diárias rotineiras tão logo quanto possível. Abraços.
Olá! Sinto muito pela sua perda. A dor de perder alguém querido é profunda e, infelizmente, faz parte do processo de luto. O que você está sentindo pode ser uma reação normal e esperada após a perda de seu marido.

Cada pessoa lida com a perda de maneira diferente. Não há um "caminho certo" ou uma linha do tempo específica para o luto. Sentimentos de tristeza, vazio, solidão e desânimo são comuns. Essas emoções podem ser intensas, especialmente no primeiro mês após a perda.

Porém, se você sentir que a tristeza e o desânimo estão se tornando esmagadores e persistentes, impedindo você de realizar suas atividades diárias, pode ser útil procurar ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Perder um cônjuge é uma das experiências mais dolorosas que alguém pode enfrentar. E se existe um modo de te apoiar nesse sentido, é dizer que um mês não é um período longo para lidar com a dor dessa perda, ao contrário. É natural que esses sentimentos intensos surjam nesse período, em que você tenta se ajustar à nova realidade, sem a presença da pessoa amada. Observa-se que o luto é um processo complexo e não existe tempo "normal" para passar por ele. Entretanto, o luto pode trazer à tona, sentimentos confusos e ter algum profissional de saúde mental, para te ajudar na elaboração desses sentimentos, pode ser muito benéfico. Um psicólogo pode desenvolver estratégias para lidar com a dor, com a solidão, com as emoções, enquanto você atravessa essa fase difícil. Lembre-se que o luto é um trabalho psíquico que pode ser melhor realizado, com o apoio de um profissional de saúde mental. Coloco-me à sua disposição e desde já, receba meu abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!