Boa noite! Para terapia hormonal com pessoas trans menores de idade é necessário laudo psicológico a

16 respostas
Boa noite! Para terapia hormonal com pessoas trans menores de idade é necessário laudo psicológico assinado para a iniciação.
Existe tempo mínimo de acompanhamento para o psicólogo liberar e assinar esse laudo? Ou fica a critério do profissional? pode ser liberado já na primeira consulta?
Olá! A terapia hormonal para pessoas trans menores de idade geralmente requer uma avaliação psicológica e um laudo para iniciar o processo. Em muitos lugares, as diretrizes recomendam que haja um período mínimo de acompanhamento terapêutico antes de fornecer o laudo para a terapia hormonal. Esse período de acompanhamento tem o objetivo de avaliar o bem-estar psicológico da pessoa, explorar sua identidade de gênero e determinar se a terapia hormonal é apropriada para elas.
É importante destacar que cada situação é única, e o profissional de saúde mental vai avaliar individualmente o progresso e o bem-estar da pessoa trans antes de emitir o laudo. Algumas pessoas podem obter o laudo em um período mais curto, enquanto outras podem necessitar de acompanhamento terapêutico mais prolongado.
Recomendo que você consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em questões de identidade de gênero, para obter informações mais precisas. Eles serão capazes de fornecer orientação personalizada e responder a todas as suas perguntas sobre esse processo específico.
Espero ter ajudado.

Está em vigor a Resolução CFM número 2.265/2019 do Conselho Federal de Medicina que autoriza a terapia hormonal cruzada a partir dos 16 anos, iniciando pelo processo de bloqueio hormonal para posteriormente iniciar o uso dos hormônios propriamente ditos. É necessário acompanhamento por equipe multidisciplinar incluindo pediatra, endocrinologista e outros profissionais. É necessária a avaliação psicológica também, embora o acompanhamento psicológico não seja obrigatório, exceto em casos específicos. Em relação ao laudo, tudo depende da avaliação dessa equipe multidisciplinar e não somente do psicólogo. Mas, é importante buscar apoio psicológico desde já para inclusive receber mais orientações sobre onde buscar os serviços necessários. Caso queira agendar uma primeira consulta para abordar este tema, fico à disposição.
Boa noite!
O ideal seria que o menor passasse por um processo de avaliação neuropsicológica e por um processo de psicoterapia antes de iniciar a terapia hormonal.
Não existe um tempo mínimo para essa avaliação, mas sendo o Psicólogo um profissional responsável jamais deve ser emitido qualquer laudo sem a aplicação de instrumentos que comprovem que o paciente apresenta estado emocional favorável para a realização do tratamento.
Pla, tudo bem? O ideal seria um acompanhamento psicológico para poder ser trabalhado todas as mudanças psicológicas e emocionais que o processo requer!
Bom dia, neste caso é essencial que haja um acompanhamento psicológico e sendo menor de idade seria de extrema necessidade.
Fico a disposição para qualquer dúvida!
Oii, tudo bem? É indicado um acompanhamento psicológico + avaliação psicológica, demanda um tempo esse processo, depende bastante da demanda de cada pessoa e do caminho seguido pelo terapeuta, mas pelo menos 10 sessões acredito que sejam necessárias pra colher informações iniciais + aplicação de testes.
Olá, tudo bem? Quanto ao tempo mínimo de acompanhamento necessário antes que o psicólogo emita o laudo, isso pode variar e geralmente fica a critério do profissional, com base nas necessidades individuais do paciente. Em alguns casos, o laudo pode ser emitido após algumas sessões de avaliação, enquanto em outros casos pode ser necessário um acompanhamento mais longo, dependendo da complexidade das questões emocionais e psicológicas envolvidas.

Alguns profissionais podem considerar a primeira consulta como parte do processo de avaliação inicial, enquanto outros podem optar por realizar várias sessões antes de tomar uma decisão sobre o laudo. O objetivo principal é garantir que o paciente receba o apoio emocional e psicológico adequado e esteja totalmente informado sobre as implicações da terapia hormonal.

É importante lembrar que o objetivo da avaliação psicológica não é dificultar o acesso à terapia hormonal, mas sim garantir que o tratamento seja seguro e apropriado para o indivíduo. Se você estiver buscando terapia hormonal como pessoa trans menor de idade, é recomendável entrar em contato com um profissional de saúde mental especializado nessa área para obter informações específicas sobre os requisitos e procedimentos em sua região.
Olá!
A terapia hormonal para pessoas trans menores de idade geralmente requer uma avaliação psicológica e um laudo para iniciar o processo para que possa ser trabalhado a percepção corporal e os sentimentos experimentados ao se deparar com as transformações físicas.
Um forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, bom dia

Não existe um critério de numero de sessões, o profissional ira avaliar em diversas áreas a fim de redigir um laudo e ai obter ou não a liberação, é importante ressaltar que o processo deve ser feito sem pressa e com o objetivo de sempre ajudar o paciente.
Você traz algumas dúvidas que são importantes.
1- Menor de idade ou não, todos que vão passar pelo processo precisam ter avaliação psicológica.
Objetivo é o cliente ter suporte antes, durante e depois. Tem questões emocionais, sociais, familiares, auto percepção entre outros.. e a psicoterapia será este lugar de escuta e suporte, acolher os sentimentos.

2- Não existe tempo mínimo de acompanhamento.
Cada cliente é único com seus conflitos, regulação emocional, engajamento para mudança.
3- Profissional ético não irá liberar laudo na primeira sessão.

Faça psicoterapia para que seu processo seja tranquilo.
Olá!
É um processo de mudança e requer um acompanhamento psicológico antes do tratamento hormonal. Busque orientações tanto médicas e Psicológicas.
Complementando as respostas dos colegas, o conselho de psicologia recomenda que sejam realizadas, no mínimo, seis sessões de psicoterapia para a emissão de um laudo. Independente do caso clínico, eu acharia pouco prudente a emissão de um laudo tão sério apenas com uma consulta.
Olá!
A terapia é vida! Entendo que deve ser constrangedor ser obrigado ter que fazer terapia, para realizar o tratamento hormonal, principalmente quando você está seguro da sua decisão. Por outro lado a terapia irá contribuir em vários aspectos da sua vida: amoroso, trabalho, a lidar com julgamentos alheios e principalmente com questões inconsciente pertinente a todas a pessoas. Desta forma você pode desenvolver ainda mais leveza, maturidade, autoestima e autocontrole. Cumpra as exigências protocolares e abrace as outras vantagens que a terapia pode te oferecer. Caso precise estou por aqui
Boa noite, espero que esteja bem.
Bom, quando falamos de um laudo psicológico estamos estamos falando de um documento que vem a partir de uma avaliação psicológica. Essa avaliação serve para que o profissional obtenha informações sobre seu funcionamento no mundo, questões emocionais, afetivas, personalidade etc. Para isso são utilizadas técnicas e por vezes instrumentos/testes psicológicos, que demandam tempo.
A quantidade de sessões varia de um profissional para outro, pois depende da demanda, de quais aspectos serão avaliados e dos recursos a serem utilizados. O conselho federal não estipula um número mínimo de sessões, mas entende-se que não é algo simplório de se fazer com poucos encontros.
Ao chegar em um profissional com a demanda que descreveu, após uma anamnese, ele provavelmente te dará uma média de sessões que serão necessárias para a emissão do documento.
Vale ressaltar que é interessante dar continuidade ao processo psicoterapêutico após a obtenção do documento, pois essa será uma mudança grande em sua vida.
Espero ter sido clara nas informações, qualquer dúvida fico a disposição. Abraços!
O ideal é a realização de uma Avaliação Neuropsicológica e um acompanhamento para analisar como será todo o processo. Se precisar tirar dúvidas ficarei feliz ajudar.
Boa noite! A terapia hormonal para pessoas trans menores de idade é um processo cuidadoso que envolve a avaliação e o acompanhamento por profissionais de saúde, incluindo psicólogos, endocrinologistas e outros especialistas. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o processo e os requisitos para o laudo psicológico:

Requisitos para Terapia Hormonal em Menores de Idade
Avaliação Psicológica:

Importância da Avaliação: A avaliação psicológica é fundamental para garantir que a pessoa menor de idade esteja mental e emocionalmente preparada para iniciar a terapia hormonal. Ela também ajuda a confirmar o diagnóstico de disforia de gênero e a avaliar a maturidade e a capacidade de compreensão das implicações da terapia hormonal.
Tempo de Acompanhamento:

Critérios de Avaliação: Não existe um tempo mínimo universalmente obrigatório para o acompanhamento antes de um psicólogo liberar e assinar o laudo. O tempo necessário pode variar dependendo das diretrizes locais, da política da clínica e do julgamento profissional do psicólogo.
Primeira Consulta: Em geral, é improvável que o laudo seja liberado na primeira consulta, pois a avaliação compreensiva geralmente requer várias sessões para entender completamente a situação do paciente, explorar suas necessidades e fornecer um diagnóstico adequado.
Diretrizes e Protocolos:

Diretrizes Clínicas: Muitos profissionais seguem diretrizes estabelecidas por organizações como a Associação Mundial Profissional para a Saúde Transgênero (WPATH), que recomenda um processo de avaliação cuidadoso e contínuo.
Protocolos Locais: Algumas regiões ou países podem ter regulamentações específicas sobre o acompanhamento necessário antes de iniciar a terapia hormonal em menores de idade.
Critérios para o Laudo Psicológico:

Diagnóstico de Disforia de Gênero: O psicólogo precisa confirmar que o paciente tem disforia de gênero, de acordo com critérios diagnósticos estabelecidos.
Maturidade Emocional e Mental: Avaliação da capacidade do menor de idade para entender os riscos, benefícios e implicações da terapia hormonal.
Consentimento Informado: É essencial que o menor e os responsáveis legais compreendam plenamente o processo e deem consentimento informado.
Processos e Passos a Seguir
Agendar Consulta: Marque uma consulta com um psicólogo especializado em questões de gênero e que tenha experiência no atendimento de pessoas trans.

Sessões de Avaliação: Participe das sessões de avaliação recomendadas pelo psicólogo. Essas sessões permitirão uma compreensão aprofundada das necessidades e do estado emocional do paciente.

Revisão e Discussão: O psicólogo discutirá com o paciente e os responsáveis os resultados da avaliação e as recomendações, incluindo a preparação para a terapia hormonal, se apropriado.

Obtenção do Laudo: Se o psicólogo considerar que a terapia hormonal é uma etapa adequada e segura, ele fornecerá o laudo necessário. Este laudo será então usado para dar continuidade ao tratamento com um endocrinologista.

Reflexão Final
O processo de obtenção do laudo psicológico para terapia hormonal em menores de idade é um passo crítico para garantir a segurança e o bem-estar do paciente. É importante que esse processo seja conduzido de maneira ética e cuidadosa, respeitando as necessidades e o ritmo de cada indivíduo.

Se precisar de mais informações ou orientação sobre como proceder, estou aqui para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!