Boa noite! Minha neta tem dois aninhos e já fala mãe, pai, vó e vô mais não fala mais nada além des
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Boa noite!
Minha neta tem dois aninhos e já fala mãe, pai, vó e vô mais não fala mais nada além dessas palavras por mais que a incentivamos.
Estou muito preocupada e tbm porque nem os avós e nem os pais tem condições de levala-là a um fonoaudióloga.
Minha neta tem dois aninhos e já fala mãe, pai, vó e vô mais não fala mais nada além dessas palavras por mais que a incentivamos.
Estou muito preocupada e tbm porque nem os avós e nem os pais tem condições de levala-là a um fonoaudióloga.

Olá!!
Nesta idade a criança já fala um repertório maior de palavras. Então, é indicado que ela passe por uma avaliação com um profissional especializado (fonoaudiologo).
Algumas unidades de saúde têm estes profissionais.
Sugiro que a senhora peça o encaminhamento do pediatra para o fonoaudiólogo e dê entrada na rede para que ela passe por esta avaliação.
Qualquer dúvida procure o Serviço Social na unidade de saúde mais próximo da sua casa. Eles saberá te informar como proceder.
Espero ter ajudado!!
Nesta idade a criança já fala um repertório maior de palavras. Então, é indicado que ela passe por uma avaliação com um profissional especializado (fonoaudiologo).
Algumas unidades de saúde têm estes profissionais.
Sugiro que a senhora peça o encaminhamento do pediatra para o fonoaudiólogo e dê entrada na rede para que ela passe por esta avaliação.
Qualquer dúvida procure o Serviço Social na unidade de saúde mais próximo da sua casa. Eles saberá te informar como proceder.
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Mostrar especialistas Como funciona?
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OLá !!! No desenvolvimento de linguagem, uma criança a partir de 2 anos falam palavras soltas e iniciam a vocalização de pequenas frases , mesmo que mal articuladas . Sugiro que a senhora procure uma Unidade de Saúde da Prefeitura ou do Estado onde há atendimentos Foniaudiológicos.

Oi, tudo bem?
Olha... vou lhe dizer algumas coisas e também lhe dar algumas sugestões de prática no dia a dia: é muito importante você conversar com seu filho direcionando sua atenção para ele. Ao falar, mantenha sua voz calma e tranquila.
Aproveite momentos como 'a hora do banho', 'hora das refeições', do 'momento de vesti-lo', 'hora de descansar e dormir', para conversar, cantar e contar histórias. Assim, você amplia sua conexão com ele, criando um ambiente de segurança para ele se expressar, inicialmente, de que modo for. E SEMPRE olhe com amorosidade para ele, observando-o com carinho e escutando-o com paciência.
Quando ele falar uma palavra e você o entender, repita amorosamente o modo correto, sem enfatizar o erro. Por exemplo: ele quer falar "água", mas diz 'aba', então bem lentamente, olhando pra ele repita com entonações diferentes: "água?", "água!", "áááguaa...". Essas diferentes repetições sonoras aguçam os ouvidos da criança e elas tendem a se sentir estimuladas a repetir.
É importante que você se comunique com seu filho, do modo mais correto possível, falando as frases completas e articulando as palavras inteiras. JAMAIS repita a palavra errada ou fale de modo infantilizado com ele e, principalmente, JAMAIS fale gritando ou de modo raivoso com ele (mesmo que seu dia tenha sido duro ou pesado).
Outra ação importante é evitar ao máximo deixá-lo diante da Tv ou da tela do computador ou celular.
É importante saber que existem recursos para estimular a comunicação do seu filho em casa e no dia a dia, todavia, se for necessário, procure um fonoaudiólogo especializado para apoiar ainda mais o desenvolvimento dele.
Espero ter ajudado você. Deixo-lhe meu cordial abraço.
Atenciosamente.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof. de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
Olha... vou lhe dizer algumas coisas e também lhe dar algumas sugestões de prática no dia a dia: é muito importante você conversar com seu filho direcionando sua atenção para ele. Ao falar, mantenha sua voz calma e tranquila.
Aproveite momentos como 'a hora do banho', 'hora das refeições', do 'momento de vesti-lo', 'hora de descansar e dormir', para conversar, cantar e contar histórias. Assim, você amplia sua conexão com ele, criando um ambiente de segurança para ele se expressar, inicialmente, de que modo for. E SEMPRE olhe com amorosidade para ele, observando-o com carinho e escutando-o com paciência.
Quando ele falar uma palavra e você o entender, repita amorosamente o modo correto, sem enfatizar o erro. Por exemplo: ele quer falar "água", mas diz 'aba', então bem lentamente, olhando pra ele repita com entonações diferentes: "água?", "água!", "áááguaa...". Essas diferentes repetições sonoras aguçam os ouvidos da criança e elas tendem a se sentir estimuladas a repetir.
É importante que você se comunique com seu filho, do modo mais correto possível, falando as frases completas e articulando as palavras inteiras. JAMAIS repita a palavra errada ou fale de modo infantilizado com ele e, principalmente, JAMAIS fale gritando ou de modo raivoso com ele (mesmo que seu dia tenha sido duro ou pesado).
Outra ação importante é evitar ao máximo deixá-lo diante da Tv ou da tela do computador ou celular.
É importante saber que existem recursos para estimular a comunicação do seu filho em casa e no dia a dia, todavia, se for necessário, procure um fonoaudiólogo especializado para apoiar ainda mais o desenvolvimento dele.
Espero ter ajudado você. Deixo-lhe meu cordial abraço.
Atenciosamente.
DENISE PUPPIN
Fonoaudióloga - Prof. de Oratória - Trainer de Apresentações, Discursos, Treinamentos - Gestão Emocional e Estratégica nas Exibições
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Boa noite! Entendo sua preocupação, e fico feliz em saber que você está atenta ao desenvolvimento da sua neta. Aos dois anos, é esperado que as crianças comecem a formar frases simples e tenham um vocabulário mais amplo, mas cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. No entanto, é importante observar se ela apresenta sinais de atraso de fala ou de linguagem, como dificuldade em imitar sons, responder ao nome, ou comunicar-se por gestos.
Mesmo sem levar a criança a um fonoaudiólogo no momento, algumas estratégias podem ajudar em casa:
Estimule a comunicação: Converse com ela frequentemente, mesmo que seja sobre coisas simples. Nomeie objetos, ações e sentimentos de maneira clara e pausada. Exemplo: "Olha o cachorro! Ele está correndo."
Leia livros infantis: Escolha histórias com imagens grandes e coloridas, incentivando-a a apontar e nomear as figuras.
Evite perguntas de sim ou não: Pergunte algo que a incentive a responder com palavras. Por exemplo, em vez de perguntar "Quer água?", diga "Você quer água ou suco?".
Repita e expanda o que ela diz: Se ela disser "mamãe", responda: "Sim, a mamãe está aqui. A mamãe está dando a comida."
Jogos de Imitar: Brincadeiras de imitação, onde vocês fazem sons de animais ou imitam ações simples, podem incentivar a fala.
Jogos de Nomear Objetos: Use brinquedos e objetos do dia a dia para nomear cores, formas e funções. Isso pode ajudar a expandir o vocabulário dela.
Elogie Sempre: Reforce positivamente qualquer tentativa de comunicação, mesmo que seja um balbucio ou uma palavra incompleta.
Contato com crianças: é importante favorecer e incentivar o contato com crianças da mesma idade.
É importante que os pais também realize essas práticas citadas, com uma rotina organizada.
Mesmo assim, se com essas práticas não houver avanço, é essencial buscar atendimento especializado. O SUS oferece serviços de fonoaudiologia gratuitos em todos municípios, você também procurar atendimento em clínicas-escola de universidades com o curso de fonoaudiologia. Oriente os pais a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar um encaminhamento com o pediatra.
Quanto mais cedo ela for avaliada, melhor será o acompanhamento e a chance de superar qualquer dificuldade.
Espero ter ajudado!
Abraço.
Mesmo sem levar a criança a um fonoaudiólogo no momento, algumas estratégias podem ajudar em casa:
Estimule a comunicação: Converse com ela frequentemente, mesmo que seja sobre coisas simples. Nomeie objetos, ações e sentimentos de maneira clara e pausada. Exemplo: "Olha o cachorro! Ele está correndo."
Leia livros infantis: Escolha histórias com imagens grandes e coloridas, incentivando-a a apontar e nomear as figuras.
Evite perguntas de sim ou não: Pergunte algo que a incentive a responder com palavras. Por exemplo, em vez de perguntar "Quer água?", diga "Você quer água ou suco?".
Repita e expanda o que ela diz: Se ela disser "mamãe", responda: "Sim, a mamãe está aqui. A mamãe está dando a comida."
Jogos de Imitar: Brincadeiras de imitação, onde vocês fazem sons de animais ou imitam ações simples, podem incentivar a fala.
Jogos de Nomear Objetos: Use brinquedos e objetos do dia a dia para nomear cores, formas e funções. Isso pode ajudar a expandir o vocabulário dela.
Elogie Sempre: Reforce positivamente qualquer tentativa de comunicação, mesmo que seja um balbucio ou uma palavra incompleta.
Contato com crianças: é importante favorecer e incentivar o contato com crianças da mesma idade.
É importante que os pais também realize essas práticas citadas, com uma rotina organizada.
Mesmo assim, se com essas práticas não houver avanço, é essencial buscar atendimento especializado. O SUS oferece serviços de fonoaudiologia gratuitos em todos municípios, você também procurar atendimento em clínicas-escola de universidades com o curso de fonoaudiologia. Oriente os pais a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar um encaminhamento com o pediatra.
Quanto mais cedo ela for avaliada, melhor será o acompanhamento e a chance de superar qualquer dificuldade.
Espero ter ajudado!
Abraço.
Especialistas
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