Boa Noite! Minha mãe tem glaucoma e a pressão está alta, o médico passou um colirio Duotravan que

3 respostas
Boa Noite! Minha mãe tem glaucoma e a pressão está alta, o médico passou um colirio Duotravan que causa vermelhidão e dor nos olhos, incomoda muito, isso é normal?
Boa tarde. Alguns colírios para tratamento do glaucoma podem sim ter como efeito colateral a vermelhidão ocular, principalmente os da classe a qual pertence a medicação citada. No entanto e importante avaliar a eficácia da medicação e sua relação com o desconforto a fim de considerar a possibilidade de substituição e melhor conforto do paciente. Vale a pena conferir com seu médico de confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com dr Diogo Bezerra!

A grande maioria dos colírios para glaucoma causam vermelhidão nos olhos podendo também causar desconforto leve tipo ardência, sensação de areia e coceira discreta.
Tais sintomas são muito individuais e geralmente melhoram com o passar do tempo. Portanto, se a vermelhidão e dor que sua mãe vem sentindo são suportáveis, sugiro tentar manter a medicação até a próxima consulta com o oftalmologista onde ele certamente irá avaliar as queixas da sua mãe e o efeito do colírio em controlar a pressão ocular.
Fique tranquilo, existem outras opções de tratamento. O controle da pressão ocular pode ser feito inicialmente com uso de colírios mas também através de aplicação de laser (trabeculoplastia). Além disso, existe opção de colírio que não contém conservantes em sua composição levando a menos reação de desconforto ocular.
Verificar alterações concomitantes também é muito importante. Achado de disfunção lacrimal nesses casos é muito comum. Melhorando as condições da superfície ocular, esse sinal (vermelhidão) pode ser amenizado. Uma boa avaliação se faria necessária. Colocar numa balança os benefícios e os eventuais efeitos colaterais de todo medicamento é a base para o sucesso de qualquer tratamento.

Especialistas

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Guilherme Mafra

Guilherme Mafra

Oftalmologista

São Paulo

Laís de Castro Oliveira

Laís de Castro Oliveira

Oftalmologista

São Paulo

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

Laís Andrade Caçador

Laís Andrade Caçador

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 727 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.