Boa noite, minha mãe tem 77 anos. Ela começou a tomar o Stilnox ontem, mas hoje acordou com a cabeça

2 respostas
Boa noite, minha mãe tem 77 anos. Ela começou a tomar o Stilnox ontem, mas hoje acordou com a cabeça pesada, um pouco de náusea. Será q isso é normal? Obrigada
O uso de qualquer psicofármaco pode provocar efeitos colaterais no início do tratamento, uma vez que está promovendo mudanças na neurotransmissão cerebral.

Assim sendo, pode ser um efeito normal da medicação sim, vale a pena observar se esses sintomas diminuem com o uso continuado da medicação. Caso não diminuam entre em contato com o médico assistente de sua mãe para uma reavaliação da mesma e de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apesar de o zolpidem, pela sua permanência relativamente curta no organismo, ser mais seguro, em idosos, que outras medicações hipnóticas, muitas vezes há tratamentos não medicamentosos mais seguros para a insônia. Terapia cognitivo-comportamental, redução do tempo de sono e correção dos hábitos de sono estão entre elas. O uso de melatonina também pode ser útil, caso haja uma desregulação do ciclo sono-vigília. Apesar de não se esperar que o zolpidem tenha efeitos na manhã seguinte ao uso, se o período dormido for por volta de oito horas, há estudos que sugerem que nas primeiras horas após seu uso aumenta o risco de problemas cognitivos e de quedas (por exemplo, se o idoso acordar no meio da noite). O uso prolongado também estaria associado ao desenvolvimento de problemas de memória. Assim, autores que estudam o assunto em profundidade recomendam que hipnóticos com estas características, na maioria dos casos, sejam usados apenas por poucas semanas. Apesar de ser vendida sem receita azul, na maioria das apresentações, o mecanismo de ação do zolpidem é o mesmo dos benzodiazepínicos, conhecidos pela população como "tarja preta". Tudo isto não contra-indica o uso em idosos, mas mostra quantos aspectos devem ser levados em conta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 239 perguntas sobre Stilnox
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.