Boa noite, meu triglicerídeos deu 208. Glicose 80. Colesterol 43... Não bebo bebida alcoólica, nã

2 respostas
Boa noite, meu triglicerídeos deu 208.
Glicose 80.
Colesterol 43...
Não bebo bebida alcoólica, não gosto de comer coisas com gorduras, nao como carnes, sou intolerante a lactose e tenho 42 quilos.
Quais dieta devo adotar para baixar o nível do triglicerídeos?? Por favor?
Só é possível fazer uma prescrição após uma consulta. Mas saiba que o problema pode estar em oligoelementos que você não está ingerindo e pode ser necessário utilizar suplementação

Boa noite. Compreendo sua preocupação em relação aos seus níveis de triglicerídeos, que estão um pouco elevados. Embora você já siga uma dieta relativamente restrita e saudável, existem algumas estratégias específicas que podem ajudar a reduzir os triglicerídeos.

Primeiramente, aumentar a ingestão de fibras pode ser muito benéfico. Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas, ajudam a reduzir a absorção de gorduras e açúcares no intestino, o que pode contribuir para a diminuição dos triglicerídeos. Considere adicionar alimentos como aveia, chia, linhaça e legumes à sua dieta diária.

Em segundo lugar, é importante focar em consumir gorduras saudáveis. Embora você evite alimentos gordurosos, incluir gorduras insaturadas, que são encontradas em alimentos como abacate, nozes, sementes, azeite de oliva e peixes gordurosos (como salmão, sardinha e atum) pode ajudar a melhorar o perfil lipídico. Se você é vegetariano ou vegano, considere fontes de ômega-3 de origem vegetal, como sementes de linhaça, chia e nozes.

Reduzir a ingestão de açúcares simples e carboidratos refinados também é crucial. Açúcares adicionados e carboidratos refinados podem aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue. Prefira carboidratos complexos, como aqueles encontrados em vegetais, frutas inteiras e grãos integrais.

Outro ponto importante é manter uma hidratação adequada e evitar bebidas açucaradas. Opte por água, chás sem açúcar e, ocasionalmente, sucos de frutas naturais diluídos.

Considerando seu peso e intolerância à lactose, pode ser benéfico incluir alternativas de laticínios sem lactose que são enriquecidas com nutrientes, como cálcio e vitamina D, para garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes essenciais.

Perguntas adicionais que podem ajudar na avaliação incluem: Você consome regularmente alimentos processados ou produtos de panificação? Como está seu nível de atividade física? Tem algum histórico familiar de dislipidemia ou doenças cardiovasculares?

Além das mudanças na dieta, aumentar a atividade física regular pode ter um impacto significativo na redução dos triglicerídeos. Atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, ciclismo e natação, são particularmente eficazes. Tente incorporar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana.

A medicina integrativa pode ajudar a personalizar seu plano de cuidados, combinando orientação nutricional, exercício físico e outras terapias complementares para otimizar sua saúde cardiovascular. Consultar um nutricionista especializado pode proporcionar um plano alimentar detalhado e adaptado às suas necessidades específicas.

É essencial também acompanhar regularmente seus níveis de triglicerídeos e outros marcadores de saúde com seu médico, que poderá ajustar seu plano de cuidados conforme necessário.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.