boa noite, meu irmao tem esquizofrenia, qual a probalidade de eu desencadear tambem?

5 respostas
boa noite, meu irmao tem esquizofrenia, qual a probalidade de eu desencadear tambem?
No caso de gêmeos idênticos, o risco é de 40% ou seja, cerca de 40 vezes o risco de pessoas na população geral. No caso de irmãos ou gêmeos fraternos (não idênticos), os riscos são de cerca de 9%, 10 vezes acima do da população geral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É mais ou menos assim: mesmo que você e seu irmão sejam gêmeos idênticos, não é certeza que você desenvolverá a doença (algo em torno de uns 40-50% de chance). Se não é gêmeo idêntico reduz ainda mais a chance (ao redor de 8%), sendo um pouco mais alta que populacao geral (1%) e mais baixa que o gêmeo idêntico. Parentes de segundo grau também têm um risco discretamente elevado.
Esses dados mostram que existe um componente genético na esquizofrenia, mas ele não é responsável 100% pelo aparecimento da doença. Caso contrário 100% dos gemeos identicos teriam a doença, já que têm materiais genéticos iguais. E quanto mais distante é o grau de parentesco, menor o risco.
Deve existir algo a mais que contribui, e esse algo a mais é o ambiente. Até o momento, a psiquiatria entende que o risco ambiental é cumulativo. Provavelmente não existe um único fator determinante, mas um conjunto deles que acontecem em alguém predisposto. Exemplos: infecção na gestação, complicações no parto, traumas na infância, etc. Esses fatores, como a genética nao podemos mudar.
Agora, existem fatores perfeitamente modificáveis ou que possam ser prevenidos: um importante é o uso de maconha (ela aumenta o risco em pessoas predispostas!). Importante tentar manejar o stress e manter um estilo de vida saudável com bons relacionamentos (a terapia pode ajudar que se conquiste esses objetivos).
Lembrar que a faixa etária de maior incidência da esquizofrenia é na adolescência - até próximo dos 25anos (esse é um período crítico em que os cuidados com você mesmo são fundamentais).
Nenhuma!
A esquizofrenia é uma doença mental complexa e multifatorial que pode ser influenciada por vários fatores, incluindo genética, ambiente e estresse. Embora a esquizofrenia possa ter uma base genética, o risco de desenvolvimento da doença em um irmão de uma pessoa com esquizofrenia é de aproximadamente 10%. Isso significa que, mesmo que seu irmão tenha esquizofrenia, você ainda tem uma probabilidade de 90% de não desenvolver a doença.

No entanto, é importante lembrar que a esquizofrenia é uma doença complexa que é influenciada por muitos fatores diferentes e que algumas pessoas podem ter um risco maior do que outros, mesmo dentro da mesma família. Além disso, outros transtornos mentais, como transtornos de ansiedade e depressão, também podem ocorrer em famílias com histórico de esquizofrenia.

Se você está preocupado com o seu risco de desenvolver esquizofrenia, é importante conversar com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a entender melhor os fatores de risco e a desenvolver estratégias para reduzir seu risco ou lidar com quaisquer sintomas que você possa estar enfrentando.
Boa noite! A esquizofrenia é um transtorno mental complexo, e a genética pode sim influenciar no risco de desenvolver a doença. Se um irmão tem esquizofrenia, o risco de outro irmão desenvolver a condição é maior do que na população geral, mas ainda assim, é importante lembrar que a maioria das pessoas com um parente afetado não desenvolve a doença.

Em termos de números, se um irmão tem esquizofrenia, o risco de outro irmão desenvolver a condição está entre 6% e 10%. Isso é mais alto do que o risco na população geral, que é de cerca de 1%, mas ainda significa que a maioria dos irmãos de pessoas com esquizofrenia não desenvolve a doença.

Além da genética, fatores ambientais, psicológicos e biológicos também desempenham um papel importante. Se você está preocupado com seu risco, é uma boa ideia conversar com um psiquiatra ou um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer orientação específica e ajudar a monitorar qualquer sintoma precoce, se necessário.

Se precisar de mais informações ou quiser marcar uma consulta, estou à disposição para ajudar. Cuide-se bem!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.