Boa noite! Meu filho vai fazer uma punção na cabeça por conta da hidrocefalia. O liquor tá muito. Ai

1 respostas
Boa noite! Meu filho vai fazer uma punção na cabeça por conta da hidrocefalia. O liquor tá muito. Ainda não usa Dvp. Quais são os riscos?
Ele tem 24 dias de nascido.
A punção transfontanela é um procedimento em que o líquido cefalorraquidiano (LCR) é retirado do cérebro através da fontanela (ponto mole no crânio) de um recém-nascido. Embora esse procedimento possa ser realizado em casos raros e específicos, ele é geralmente evitado devido aos riscos envolvidos.

A fontanela é um ponto mole no crânio do recém-nascido onde o osso do crânio ainda não se fundiu completamente. A punção transfontanela envolve a inserção de uma agulha através da fontanela para retirar o líquido cefalorraquidiano. Essa é uma área delicada e, se a agulha for inserida de forma inadequada ou se ocorrerem complicações, pode haver risco de danos ao cérebro, sangramento intracraniano, infecção ou outros problemas graves.

Por essa razão, esse tipo de procedimento é geralmente evitado, a menos que seja absolutamente necessária e urgente e não haja outras opções de tratamento disponíveis. Em vez disso, os procedimentos mais comuns para aliviar a hidrocefalia em recém-nascidos são a derivação ventrículo-peritoneal, derivação ventrículo-atrial, derivação ventrículo-pleural ou a punção lombar.

A decisão de realizar uma punção transfontanela ou outro procedimento deve ser discutida com o médico especialista em neurologia pediátrica e baseada em uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios do procedimento para cada caso específico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!