Boa noite meu filho tem 9anos e tá com diabetes e colesterol alto gosto muito de polenta e iorgurt d

5 respostas
Boa noite, meu filho tem 9anos e tá com diabetes e colesterol alto, gosta muito de polenta e iogurte de frutas, isso faz aumentar?
Olá!
Veja bem, nenhum alimento de forma isolada fará aumentar ou diminuir os níveis sanguíneos de açúcar e colesterol. Não vejo problema no consumo, contanto que todo o perfil alimentar seja considerado.
Dado o quadro clínico, recomendo consultar um(a) nutricionista infantil para tratá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oiii, tudo bem? Tem que analisar a alimentação dele no todo, o que ele come em cada refeição e o mais importante quanto ele come. Não tem problema comer a polenta e o iogurte de frutas, dês que seja em pequenas quantidades. Busque o acompanhamento de um profissional especializado em crianças para te auxiliar.
Olá! Imagino que seu filho tenha sido diagnosticado recentemente com diabetes mellitus tipo 1! Neste tipo de diabetes é importante o controle da quantidade de carboidratos ingeridos, entre eles os açucares e derivados de farinhas, são os mais comuns que devemos ter mais cuidado. Porém nenhum alimento é proibido, mas deve haver um equilíbrio e ser adequado as quantidades de insulina que seu filho toma. Alimentos com açúcar como os iogurtes de frutas podem aumentar a glicemia rapidamente, então deve ser bem monitorado e equilibrado o consumo!
Olá,
Sim, neste caso é bom evitar o consumo em excesso de polenta e caso o iogurte tenha açúcar, substituir por iogurte zero açúcar. Um ponto importante é adicionar alimentos integrais como arroz e macarrão integral, aumentar a ingestão de verduras e sementes na alimentação do seu filho. Bem como, incentivá-lo a fazer alguma atividade física como futebol, natação, judô, etc.
Espero ter ajudado!
Olá, o ideal é uma estruturação de plano alimentar promotora de controle de índice glicemico. Proteínas e fibras ajudam nesse equilíbrio. Sobre a polenta não há problema, desde que os acompanhamentos sejam favorecedores do equilíbrio da refeição em que a polenta está presente, e a quantidade também é um ponto importante. Sobre o iogurte, os ultraprocessados com muitos aditivos e açúcares precisam ser evitados. Existem opções mais adequadas, zero açúcar e vc pode adicionar a fruta ou bater no mixer por exemplo. Um plano alimentar elaborado de forma personalizada para seu filho seria extremamente promotor da saúde e qualidade de vida dele. Estou a disposição.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Telrika Reis

Telrika Reis

Nutricionista

Rio de Janeiro

Vanderléia Borges

Vanderléia Borges

Nutricionista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.