Boa noite. Meu filho tem 7 e parece só ter interesse em interagir com adultos. Alguma explicação pla
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Boa noite. Meu filho tem 7 e parece só ter interesse em interagir com adultos. Alguma explicação plausível?

Olá! A criança imita e se identifica com as figuras que elas interagem no dia-a-dia. Precisa observar sua rotina, é mais com adultos? Como ele foi criado? Quais conversas ele ouve? Algumas crianças acabam se desenvolvendo mais rápido que outras. Abra uma linha de diálogo com ele, pergunte, com certeza vai te responder. Caso ache necessário consulte um Psicólogo infantil.
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Talvez porque recebe mais atenção e elogios dos adultos que das crianças de sua idade. Procure verificar se na escola ele sofre algum tipo de bullying ou fica muito isolado. Crianças precisam se sentir amadas e isso traz segurança interior. E ela deve se sentir segura também com seus amiguinhos, não só com os adultos.

Olá! É preciso entender o ambiente em que convive. É somente com adultos ou tem crianças e ele não interage? Outro aspecto é observar/ter informação se na escola ele tem colegas/amigos. E a família como se relaciona com ele? Trata como um criança ou solicita um comportamento mais maduro? Normalmente a criança interage com pessoas que a acolhem, faz sentir-se segura. Se ele for tímido também pode incidir neste comportamento. São várias hipóteses que somente com uma avaliação ou uma observação e diálogo com ele por sua parte que poderá ter respostas. Sou psicóloga infantil e fico à disposição. Abraços

Conforme apontado pelos colegas realmente são muitas explicações possíveis. Além dessas possíveis respostas que poderão ser pensadas é importante que se interrogue se é isso mesmo que está acontecendo com seu filho. Escute o que ele tem a dizer sobre suas interações com outras crianças e adultos de sua convivência, seus avanços e tropeços. Como ele está se situando no contato com os colegas da escola? O que interessa a ele e como ele ocupa o seu dia? Esse caminho de se perguntar sobre ele, sobre o que lhe agrada e o que lhe toca de maneira mais desafiadora pode ser interessante.

É um quadro muito amplo e abrange diversas possibilidades. Poderíamos partir para a hipótese de que a criança possui um repertório muito desenvolvido para que seus pares possam acompanhar.
O contrário também é possível, pois algumas crianças têm déficits quase imperceptíveis em habilidades sociais, mas suficientes para tornar brincadeiras e interações com pares difíceis e custosas, enquanto a paciência e compreensão dos adultos se torna um cenário mais propenso a oferecer a atenção desejada.
Ainda assim, é possível que a resposta esteja muito mais ligada às pessoas que a cercam do que uma característica inerente a ela.
Dessa forma, para que a sua resposta seja mais precisa e que essa condição receba os cuidados adequados, sugiro que você busque uma consulta com um psicólogo infantil.
O contrário também é possível, pois algumas crianças têm déficits quase imperceptíveis em habilidades sociais, mas suficientes para tornar brincadeiras e interações com pares difíceis e custosas, enquanto a paciência e compreensão dos adultos se torna um cenário mais propenso a oferecer a atenção desejada.
Ainda assim, é possível que a resposta esteja muito mais ligada às pessoas que a cercam do que uma característica inerente a ela.
Dessa forma, para que a sua resposta seja mais precisa e que essa condição receba os cuidados adequados, sugiro que você busque uma consulta com um psicólogo infantil.

Oi, tudo bem? Ela está tendo acesso e sendo estimulada a interagir e brincar com outras crianças?

Antes de responder sua pergunta, é importante nos perguntarmos: isso gera ou pode gerar algum tipo de sofrimento a ele? Caso não gere, esse é um comportamento como qualquer outro que ele pode ter e que em si não é problemático. De qualquer modo, é impossível compreender a razão dele se relacionar preferencialmente com adultos sem conhecer outros aspectos de sua vida.

Olá! A interação com pais, ou responsáveis, familiares e também com outras crianças é de fundamental importância e um dos melhores estímulos que as crianças podem ter. Ressaltamos a necessidade de interação das crianças com seus pares, para os processos de socialização, através da interação e das brincadeiras, desenvolvendo capacidades e habilidades, maior aprendizagem, formação do senso crítico e capacidade de argumentar. A interação entre crianças provoca uma mudança importante no comportamento, através das brincadeiras, e o resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles e no ambiente escolar. Sempre incentive o contato com crianças para que seus filhos, em diferentes atividades lúdicas, desenvolvam o senso de pertencimento, a capacidade de criar relações afetivas fora de casa, vivenciem novas emoções, aprendam a mediar frustrações, conflitos e, desta forma, desenvolver habilidades socioemocionais. Sempre à disposição.
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Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
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Olá! Para a psicanálise, quando a criança chegando aos 7 anos, também chamada de a idade da razão, ela começa a ficar mais atenta às relações de causa e consequência, menos egocêntrica e tem a noção de certo e errado, bem e mal, fantasia ou mentira mais claras. Também passa a ter mais curiosidade pelos assuntos dos adultos, assim ela passa a conseguir compreender e escrever letras bastão e cursiva, e
entender conceitos matemáticos mais complexos. Deixa de lado o egocentrismo, muito presente na primeira infância, e passa a demonstrar empatia e caridade. Segundo Freud, a criança nessa fase passa a sentir tristeza, solidão, raiva, desejos destrutivos, vive conflitos e contradições, é portadora de sexualidade, escapa ao controle da educação é capaz da maior parte das manifestações psíquicas do amor, por exemplo, a ternura, a dedicação e o ciúme. A primeira dica que vai te ajudar no processo de conversar com o seu filho é praticar ouvir, em lugar de falar. Nós adultos nos acostumamos a falar sempre com nossos filhos. Seja para explicar alguma coisa, dar uma ordem, contar algo. E nos desacostumamos a ouvir o que eles nos têm a comunicar. Aproveite ao máximo essa fase, te desejo sabedoria e muita saúde para seu filho, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
entender conceitos matemáticos mais complexos. Deixa de lado o egocentrismo, muito presente na primeira infância, e passa a demonstrar empatia e caridade. Segundo Freud, a criança nessa fase passa a sentir tristeza, solidão, raiva, desejos destrutivos, vive conflitos e contradições, é portadora de sexualidade, escapa ao controle da educação é capaz da maior parte das manifestações psíquicas do amor, por exemplo, a ternura, a dedicação e o ciúme. A primeira dica que vai te ajudar no processo de conversar com o seu filho é praticar ouvir, em lugar de falar. Nós adultos nos acostumamos a falar sempre com nossos filhos. Seja para explicar alguma coisa, dar uma ordem, contar algo. E nos desacostumamos a ouvir o que eles nos têm a comunicar. Aproveite ao máximo essa fase, te desejo sabedoria e muita saúde para seu filho, tudo caminha para o melhor, forte abraço.

Olá, as primeiras relações de uma criança é no convívio familiar, com os pais, posteriormente se expande aos avós, tios e demais familiares. Ou seja, os principais cuidadores e figuras de apego dessa criança são de extrema importância. E para que ele consiga, com segurança e confiança, se relacionar com outras crianças, é necessário o desenvolvimento emocional e social dentro de casa com estes familiares próximos. Procure estar atenta aos comportamentos dele, se conectar, criar tempo de qualidade, ser ao máximo assertiva ao atender suas necessidades (emocionais e fisiológicas). Talvez os adultos passam mais curiosidade à ele. Indico que você busque uma psicóloga para orientação parental. Até mesmo por você, para estar mais segura, leve, consciente e confiante na sua maternidade/paternidade. Fico à disposição.

Olá. De fato, para entender bem o que está acontecendo, seriam necessários muitos mais elementos. Perceber como se dá para seu filho a relação de apego e desapego, por exemplo, seria um dos quesitos a ser explorado em entrevistas com os pais, depois com ele. A transição da relação de dependência absoluta para dependência relativa em um sujeito está suscetível a muitas variáveis e merecem atenção quando se fala em desenvolvimento e seus impasses. Busque um profissional de sua confiança para empreender uma análise mais aprofundada e minuciosa do caso.
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Bom dia! Geralmente esta preferência de escolhas se dá em crianças que convivem mais com adultos. Não é para ser um problema. Estas criancas tendem a ser mais maduras que as demais. É importante proporcionar atividades externas de convívio com outras crianças de sua idade, para compensar e poder brincar.

É comum que crianças de diferentes idades tenham preferencias por interagir com pessoas de diferentes faixas etárias. Algumas crianças podem se sentir mais à vontade conversando com adultos, enquanto outras podem se sentir mais confortáveis interagindo com outras crianças.
A falta de interesse em interagir com crianças da mesma idade pode estar relacionada a vários fatores, incluindo a personalidade do seu filho, suas habilidades sociais, seu nível de desenvolvimento e suas experiências anteriores. Algumas crianças podem se sentir mais desafiadas a se relacionar com outras crianças, enquanto outras podem achar mais fácil conversar com adultos.
Se você está preocupado com o comportamento social do seu filho, recomendo que fale com o pediatra dele para avaliar se ele está desenvolvendo-se de maneira adequada e, se necessário, referi-lo a um profissional de saúde mental para avaliar se ele pode ter algum problema de saúde mental.
Lembre-se de que todas as crianças são diferentes e desenvolvem-se a seu próprio ritmo, então é importante ser paciente e oferecer suporte e compreensão ao seu filho, independentemente de seus interesses e preferências sociais.
A falta de interesse em interagir com crianças da mesma idade pode estar relacionada a vários fatores, incluindo a personalidade do seu filho, suas habilidades sociais, seu nível de desenvolvimento e suas experiências anteriores. Algumas crianças podem se sentir mais desafiadas a se relacionar com outras crianças, enquanto outras podem achar mais fácil conversar com adultos.
Se você está preocupado com o comportamento social do seu filho, recomendo que fale com o pediatra dele para avaliar se ele está desenvolvendo-se de maneira adequada e, se necessário, referi-lo a um profissional de saúde mental para avaliar se ele pode ter algum problema de saúde mental.
Lembre-se de que todas as crianças são diferentes e desenvolvem-se a seu próprio ritmo, então é importante ser paciente e oferecer suporte e compreensão ao seu filho, independentemente de seus interesses e preferências sociais.

Olá! Existem várias possíveis explicações para o comportamento do seu filho, e é importante que um profissional especializado avalie a situação para entender melhor o que está acontecendo. No entanto, é possível que ele esteja apresentando um comportamento que pode ser observado em algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é a preferência pelo contato com adultos em detrimento do contato com outras crianças.
É importante destacar que esse comportamento pode ter outras causas além do TEA, e somente uma avaliação profissional pode determinar o diagnóstico correto. Além disso, mesmo que seja diagnosticado com TEA, cada criança é única e tem suas próprias necessidades e desafios. Um profissional especializado poderá ajudá-lo a entender melhor o comportamento do seu filho e fornecer orientações sobre como ajudá-lo a se desenvolver e se relacionar melhor com outras pessoas.
É importante destacar que esse comportamento pode ter outras causas além do TEA, e somente uma avaliação profissional pode determinar o diagnóstico correto. Além disso, mesmo que seja diagnosticado com TEA, cada criança é única e tem suas próprias necessidades e desafios. Um profissional especializado poderá ajudá-lo a entender melhor o comportamento do seu filho e fornecer orientações sobre como ajudá-lo a se desenvolver e se relacionar melhor com outras pessoas.
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Olá, tudo bem?
Existem várias explicações para o seu filho ter preferência por pessoas mais velhas, porém é impossível falar o que acontece no seu caso devido a pouca quantidade de informações.
Antes de tudo, é necessário avaliar se esse comportamento é apenas uma peculiaridade do seu filho, ou se é um sintoma que está atrapalhando a vida dele, principalmente na socialização na escola.
Para entender melhor o que está acontecendo, é necessário mais informações sobre o contexto familiar, a forma do seu filho de criar vínculos, como ele está desenvolvendo suas outras habilidades, entre diversos outros fatores. O ideal seria marcar uma consulta com psicólogo para esclarecer esses fatores e avaliar se é apenas uma característica do seu filho, ou se é algo que precisa ser tratado.
Espero ter te ajudado. Abraços!
Existem várias explicações para o seu filho ter preferência por pessoas mais velhas, porém é impossível falar o que acontece no seu caso devido a pouca quantidade de informações.
Antes de tudo, é necessário avaliar se esse comportamento é apenas uma peculiaridade do seu filho, ou se é um sintoma que está atrapalhando a vida dele, principalmente na socialização na escola.
Para entender melhor o que está acontecendo, é necessário mais informações sobre o contexto familiar, a forma do seu filho de criar vínculos, como ele está desenvolvendo suas outras habilidades, entre diversos outros fatores. O ideal seria marcar uma consulta com psicólogo para esclarecer esses fatores e avaliar se é apenas uma característica do seu filho, ou se é algo que precisa ser tratado.
Espero ter te ajudado. Abraços!

Olá, ter a resposta a sua pergunta vários fatores precisam ser avaliados. Qual a forma como ele se relaciona com crianças da mesma idade? E com crianças um pouco mais velhas que ele? O que ele fala sobre a infância e o ser criança? Como é o dia a dia dele? Ele é estimulado a brincar com crianças e tem esse espaço fora da escola?
Busque ter um olhar ampliado para o seu filho.
Um processo de orientação de pais pode te ajudar neste processo de ampliar seu olhar sobre o seu filho e como você pode ajudá-lo a se relacionar melhor.
Espero ter conseguido ajudar. Abraços.
Busque ter um olhar ampliado para o seu filho.
Um processo de orientação de pais pode te ajudar neste processo de ampliar seu olhar sobre o seu filho e como você pode ajudá-lo a se relacionar melhor.
Espero ter conseguido ajudar. Abraços.
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Olá, pode ter várias explicações, portanto é preciso ter mais informações para poder construir uma linha de entendimento. As crianças são bastante influenciadas pelo contexto em que vivem, então penso que observando mais o entorno dela e conversando com ela, será possível entender seu ponto de vista e porque dessa escolha. Abraço.

É interessante entender o contexto familiar, como é a rotina da criança, com quem ele fica a maior parte do seu tempo, e principalmente como os responsáveis interagem com ele. Quais tipos de responsabilidades ele têm, elas são compatíveis com sua idade?
É importante entender alguns pontos para intervir. Busque ajuda de um profissional da Psicologia!
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Leve-o para fazer uma avaliação psicológica.
Estou disponibilizando contato breve gratuitamente.
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Olá, espero que esteja tudo bem com vocês !
Não existe uma explicação específica para essa questão, no caso é importante conhecer todas as habilidades e dificuldades dele pra realmente poder entender o que está acontecendo.
De toda forma, podemos apontar algumas questões que podem reforçar o comportamento de se comunicar apenas com adultos, entre eles:
- Dificuldade em habilidades sociais adequadas para a idade: pode ser que ele tenha muita dificuldade em agir da forma que se espera de uma criança, nesse sentido as outras crianças acabam não reforçando as interações que seu menino propõe e/ou inicia.
- Adultos tendem a ceder e reforçar mais as crianças: Na interação adulto-criança é muito comum o adulto ceder aos desejos e caprichos dos pequenos, em contrapartida, as crianças tendem a ser um pouco mais rígidas e inflexíveis, ou ainda exigentes, em relação ao controle e as propostas de outras crianças. Nesse sentido, a frustração faz parte constante da interação, uma vez que se tem o desejo por conduzir e controlar as atividades mas não é possível fazer isso sempre.
- Poucos interesses em comum: Pode ser que seu menino tenha poucas coisas em comum com as crianças que normalmente interage, o que pode fazer com que fique mais difícil fazer trocas que possam ser reforçadoras.
De toda forma, é importante você buscar o auxílio de um psicoterapeuta infantil para ajudar na identificação do problema e ajuda ele a aumentar o repertório de habilidades e interações sociais.
Espero ter ajudado !
Não existe uma explicação específica para essa questão, no caso é importante conhecer todas as habilidades e dificuldades dele pra realmente poder entender o que está acontecendo.
De toda forma, podemos apontar algumas questões que podem reforçar o comportamento de se comunicar apenas com adultos, entre eles:
- Dificuldade em habilidades sociais adequadas para a idade: pode ser que ele tenha muita dificuldade em agir da forma que se espera de uma criança, nesse sentido as outras crianças acabam não reforçando as interações que seu menino propõe e/ou inicia.
- Adultos tendem a ceder e reforçar mais as crianças: Na interação adulto-criança é muito comum o adulto ceder aos desejos e caprichos dos pequenos, em contrapartida, as crianças tendem a ser um pouco mais rígidas e inflexíveis, ou ainda exigentes, em relação ao controle e as propostas de outras crianças. Nesse sentido, a frustração faz parte constante da interação, uma vez que se tem o desejo por conduzir e controlar as atividades mas não é possível fazer isso sempre.
- Poucos interesses em comum: Pode ser que seu menino tenha poucas coisas em comum com as crianças que normalmente interage, o que pode fazer com que fique mais difícil fazer trocas que possam ser reforçadoras.
De toda forma, é importante você buscar o auxílio de um psicoterapeuta infantil para ajudar na identificação do problema e ajuda ele a aumentar o repertório de habilidades e interações sociais.
Espero ter ajudado !

É natural que algumas crianças se sintam mais confortáveis conversando com adultos, especialmente se convivem bastante com eles e percebem que são ouvidos e compreendidos. Isso pode indicar uma curiosidade avançada, um vocabulário mais elaborado ou até uma tendência para imitar comportamentos adultos.
Para incentivar interações com outras crianças, algumas estratégias podem ajudar:
Estimular brincadeiras coletivas – Inscrevê-lo em atividades em grupo, como esportes, teatro ou jogos cooperativos, pode facilitar a conexão com outras crianças.
Observar e respeitar seu ritmo – Algumas crianças preferem menos interações sociais, e tudo bem! O importante é garantir que ele tenha oportunidades de se relacionar.
Incentivar o contato com crianças de diferentes idades – Às vezes, ele pode se sentir mais confortável com crianças um pouco mais velhas ou mais novas do que com as da mesma idade.
Modelar e ensinar habilidades sociais – Brincadeiras de faz de conta, leitura de histórias e diálogos sobre amizade podem ajudá-lo a se sentir mais à vontade com os colegas.
Se houver sinais de desconforto ou dificuldades em socializar, um acompanhamento com um psicólogo infantil pode ajudar a entender melhor essa preferência e orientar estratégias personalizadas.
Para incentivar interações com outras crianças, algumas estratégias podem ajudar:
Estimular brincadeiras coletivas – Inscrevê-lo em atividades em grupo, como esportes, teatro ou jogos cooperativos, pode facilitar a conexão com outras crianças.
Observar e respeitar seu ritmo – Algumas crianças preferem menos interações sociais, e tudo bem! O importante é garantir que ele tenha oportunidades de se relacionar.
Incentivar o contato com crianças de diferentes idades – Às vezes, ele pode se sentir mais confortável com crianças um pouco mais velhas ou mais novas do que com as da mesma idade.
Modelar e ensinar habilidades sociais – Brincadeiras de faz de conta, leitura de histórias e diálogos sobre amizade podem ajudá-lo a se sentir mais à vontade com os colegas.
Se houver sinais de desconforto ou dificuldades em socializar, um acompanhamento com um psicólogo infantil pode ajudar a entender melhor essa preferência e orientar estratégias personalizadas.

Boa noite!
É natural que você esteja se perguntando sobre o comportamento do seu filho, especialmente se ele está demonstrando mais interesse em interagir com adultos do que com outras crianças. Existem algumas possíveis explicações para esse tipo de comportamento, e vamos explorar algumas delas para tentar entender melhor a situação.
1. Personalidade e temperamento
Algumas crianças têm uma personalidade mais introvertida ou observadora, o que pode fazer com que elas se sintam mais à vontade na presença de adultos. Crianças com esse temperamento podem preferir interações mais calmas e estruturadas, o que é muitas vezes oferecido por adultos. Elas também podem sentir que podem obter mais atenção ou orientação de pessoas mais velhas, e isso pode tornar a interação com adultos mais atraente do que brincar com outras crianças.
2. Preferência por conversas mais complexas
À medida que as crianças crescem, elas desenvolvem a capacidade de entender e se envolver em conversas mais complexas. Seu filho pode ter um vocabulário avançado para a idade e pode se sentir mais confortável discutindo assuntos ou fazendo perguntas que ele considera interessantes com adultos. Ele pode estar buscando interações que desafiem sua capacidade de pensamento lógico e compreensão, o que pode ser mais fácil de encontrar em uma conversa com adultos.
3. Falta de modelos sociais
Algumas crianças podem ter mais dificuldades em estabelecer conexões com outras crianças da sua idade, seja por diferenças em interesses, personalidades ou até mesmo por experiências passadas. Isso pode ser mais comum se o seu filho tem uma personalidade mais madura ou interesses específicos que são compartilhados por adultos, o que torna as interações com crianças da mesma faixa etária menos atraentes.
Além disso, se seu filho teve experiências em que interagiu mais com adultos (por exemplo, em casa ou em ambientes onde há mais adultos do que crianças), ele pode ter se acostumado a esse tipo de interação. Ele pode ainda não ter aprendido completamente a lidar com brincadeiras e jogos de grupo, que exigem cooperação e compreensão de regras sociais.
4. Ansiedade social ou dificuldade em socializar
Algumas crianças têm um pouco mais de dificuldade em socializar com outras crianças, o que pode resultar em uma preferência por interações com adultos. Isso pode ocorrer devido a ansiedade social ou dificuldades de interação social, o que torna o comportamento mais comum em crianças que são mais tímidas ou reservadas. Crianças assim podem achar mais fácil se relacionar com adultos, pois muitas vezes as interações com eles são mais estruturadas e menos imprevisíveis do que com outras crianças.
5. Interesse nos adultos como modelos
Crianças de 7 anos podem ter uma curiosidade natural sobre como os adultos vivem, pensam e interagem com o mundo. Eles podem querer imitar os comportamentos e atitudes dos adultos, ou simplesmente se sentir mais atraídos pela experiência de vida que os adultos têm. Isso pode se refletir em uma maior preferência por conversas e atividades com adultos.
6. Desenvolvimento emocional e social
Em alguns casos, uma criança pode se sentir mais confortável em grupos pequenos, como interações com adultos, do que em ambientes com muitas crianças (por exemplo, na escola ou em festas). Ele pode sentir uma necessidade de maior previsibilidade nas interações e pode evitar interações mais desafiadoras ou imprevisíveis que geralmente ocorrem ao brincar com outras crianças. Isso não significa que ele tenha dificuldades permanentes para fazer amigos, mas que pode estar no processo de aprender essas habilidades sociais.
O que você pode fazer para ajudá-lo:
Estimular brincadeiras com outras crianças: Proporcione oportunidades para seu filho brincar com outras crianças, mas sem pressioná-lo. Você pode tentar fazer isso em ambientes mais controlados e sem muitas distrações, como em casa ou em pequenos grupos.
Valorizar as interações com adultos: Não há problema em ele se sentir mais confortável com adultos, então aproveite para reforçar essas interações, usando-as como oportunidades para ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais. Por exemplo, durante uma conversa, você pode apontar aspectos de comunicação e interações sociais que ele pode usar com seus pares.
Atividades em grupo: Envolver seu filho em atividades de grupo que possam estimular sua cooperação e habilidades sociais com outras crianças, como esportes, grupos de arte ou projetos de voluntariado, pode ser útil. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade em interações sociais com outras crianças.
Observar sinais de desconforto social: Se você notar que seu filho está evitando de forma consistente interagir com crianças ou parece ansioso em grupos, pode ser útil procurar orientação de um psicólogo infantil para avaliar se há algum problema emocional ou social, como ansiedade social, que possa estar influenciando seu comportamento.
Conclusão:
O comportamento do seu filho de se interessar mais por interações com adultos é relativamente comum e pode ser devido a uma série de fatores, como sua personalidade, interesses, ou simplesmente uma fase de desenvolvimento. Isso não significa necessariamente que ele tenha algum problema, mas é importante monitorar como ele lida com a socialização e procurar oportunidades para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de interação com outras crianças de maneira natural e gradual. Se sentir que ele tem dificuldades em se socializar, procurar o apoio de um profissional pode ser uma boa ideia para garantir que ele tenha o apoio necessário para se desenvolver de forma equilibrada.
Se você tiver mais dúvidas ou precisar de ajuda adicional, estou à disposição para continuar a conversa!
É natural que você esteja se perguntando sobre o comportamento do seu filho, especialmente se ele está demonstrando mais interesse em interagir com adultos do que com outras crianças. Existem algumas possíveis explicações para esse tipo de comportamento, e vamos explorar algumas delas para tentar entender melhor a situação.
1. Personalidade e temperamento
Algumas crianças têm uma personalidade mais introvertida ou observadora, o que pode fazer com que elas se sintam mais à vontade na presença de adultos. Crianças com esse temperamento podem preferir interações mais calmas e estruturadas, o que é muitas vezes oferecido por adultos. Elas também podem sentir que podem obter mais atenção ou orientação de pessoas mais velhas, e isso pode tornar a interação com adultos mais atraente do que brincar com outras crianças.
2. Preferência por conversas mais complexas
À medida que as crianças crescem, elas desenvolvem a capacidade de entender e se envolver em conversas mais complexas. Seu filho pode ter um vocabulário avançado para a idade e pode se sentir mais confortável discutindo assuntos ou fazendo perguntas que ele considera interessantes com adultos. Ele pode estar buscando interações que desafiem sua capacidade de pensamento lógico e compreensão, o que pode ser mais fácil de encontrar em uma conversa com adultos.
3. Falta de modelos sociais
Algumas crianças podem ter mais dificuldades em estabelecer conexões com outras crianças da sua idade, seja por diferenças em interesses, personalidades ou até mesmo por experiências passadas. Isso pode ser mais comum se o seu filho tem uma personalidade mais madura ou interesses específicos que são compartilhados por adultos, o que torna as interações com crianças da mesma faixa etária menos atraentes.
Além disso, se seu filho teve experiências em que interagiu mais com adultos (por exemplo, em casa ou em ambientes onde há mais adultos do que crianças), ele pode ter se acostumado a esse tipo de interação. Ele pode ainda não ter aprendido completamente a lidar com brincadeiras e jogos de grupo, que exigem cooperação e compreensão de regras sociais.
4. Ansiedade social ou dificuldade em socializar
Algumas crianças têm um pouco mais de dificuldade em socializar com outras crianças, o que pode resultar em uma preferência por interações com adultos. Isso pode ocorrer devido a ansiedade social ou dificuldades de interação social, o que torna o comportamento mais comum em crianças que são mais tímidas ou reservadas. Crianças assim podem achar mais fácil se relacionar com adultos, pois muitas vezes as interações com eles são mais estruturadas e menos imprevisíveis do que com outras crianças.
5. Interesse nos adultos como modelos
Crianças de 7 anos podem ter uma curiosidade natural sobre como os adultos vivem, pensam e interagem com o mundo. Eles podem querer imitar os comportamentos e atitudes dos adultos, ou simplesmente se sentir mais atraídos pela experiência de vida que os adultos têm. Isso pode se refletir em uma maior preferência por conversas e atividades com adultos.
6. Desenvolvimento emocional e social
Em alguns casos, uma criança pode se sentir mais confortável em grupos pequenos, como interações com adultos, do que em ambientes com muitas crianças (por exemplo, na escola ou em festas). Ele pode sentir uma necessidade de maior previsibilidade nas interações e pode evitar interações mais desafiadoras ou imprevisíveis que geralmente ocorrem ao brincar com outras crianças. Isso não significa que ele tenha dificuldades permanentes para fazer amigos, mas que pode estar no processo de aprender essas habilidades sociais.
O que você pode fazer para ajudá-lo:
Estimular brincadeiras com outras crianças: Proporcione oportunidades para seu filho brincar com outras crianças, mas sem pressioná-lo. Você pode tentar fazer isso em ambientes mais controlados e sem muitas distrações, como em casa ou em pequenos grupos.
Valorizar as interações com adultos: Não há problema em ele se sentir mais confortável com adultos, então aproveite para reforçar essas interações, usando-as como oportunidades para ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais. Por exemplo, durante uma conversa, você pode apontar aspectos de comunicação e interações sociais que ele pode usar com seus pares.
Atividades em grupo: Envolver seu filho em atividades de grupo que possam estimular sua cooperação e habilidades sociais com outras crianças, como esportes, grupos de arte ou projetos de voluntariado, pode ser útil. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade em interações sociais com outras crianças.
Observar sinais de desconforto social: Se você notar que seu filho está evitando de forma consistente interagir com crianças ou parece ansioso em grupos, pode ser útil procurar orientação de um psicólogo infantil para avaliar se há algum problema emocional ou social, como ansiedade social, que possa estar influenciando seu comportamento.
Conclusão:
O comportamento do seu filho de se interessar mais por interações com adultos é relativamente comum e pode ser devido a uma série de fatores, como sua personalidade, interesses, ou simplesmente uma fase de desenvolvimento. Isso não significa necessariamente que ele tenha algum problema, mas é importante monitorar como ele lida com a socialização e procurar oportunidades para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de interação com outras crianças de maneira natural e gradual. Se sentir que ele tem dificuldades em se socializar, procurar o apoio de um profissional pode ser uma boa ideia para garantir que ele tenha o apoio necessário para se desenvolver de forma equilibrada.
Se você tiver mais dúvidas ou precisar de ajuda adicional, estou à disposição para continuar a conversa!

Boa noite! É possível que seu filho se sinta mais confortável ou interessado em interagir com adultos devido ao seu nível de desenvolvimento, interesses ou até mesmo características de personalidade. Algumas crianças preferem interações com adultos porque se sentem mais compreendidas ou estimuladas por conversas mais complexas. No entanto, se você notar que isso está impactando negativamente sua interação com outras crianças, pode ser interessante buscar orientação de um psicólogo ou terapeuta infantil para entender melhor o comportamento.

Boa noite. Espero que esteja tudo bem com você e sua família.
Podem ser muitos os motivos desse comportamento. Alguns casos de crianças que crescem em ambientes com poucas crianças de sua idade, desenvolvem maior apreço e afinidade com quem se relacionam e tendem a manter isso ao longo do desenvolvimento, mas vale ressaltar que não é muito comum e pode ser um bom ponto a ser explorado! Algumas crianças que possuem altas habilidades também se sentem mais confortáveis com crianças mais velhas ou adultos, uma vez que seu nível de desenvolvimento geralmente esta além da sua faixa etária.
O mais indicado é realmente procurar um profissional psicólogo, para que ele entenda o seu caso em específico e vocês possam investigar as causas e possíveis impactos disso no desenvolvimento do seu filho.
Podem ser muitos os motivos desse comportamento. Alguns casos de crianças que crescem em ambientes com poucas crianças de sua idade, desenvolvem maior apreço e afinidade com quem se relacionam e tendem a manter isso ao longo do desenvolvimento, mas vale ressaltar que não é muito comum e pode ser um bom ponto a ser explorado! Algumas crianças que possuem altas habilidades também se sentem mais confortáveis com crianças mais velhas ou adultos, uma vez que seu nível de desenvolvimento geralmente esta além da sua faixa etária.
O mais indicado é realmente procurar um profissional psicólogo, para que ele entenda o seu caso em específico e vocês possam investigar as causas e possíveis impactos disso no desenvolvimento do seu filho.
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